Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0475 - Dimensão Espacial do Turismo I
Spatial dimension of tourism I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Compreender os princípios da ciência geográfica e as relações com turismo; Entender o Turismo como fenômeno social do mundo contemporâneo e seu papel na produção do espaço; Avaliar as perspectivas do turismo no contexto de uma sociedade globalizada; Investigar os fundamentos teóricos e metodológicos que constituem a Geografia do Turismo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1673917 - Reinaldo Miranda de Sá Teles
 
Programa Resumido
Iniciar o aluno à Ciência Geográfica, tendo-se em vista os subsídios que esta pode fornecer ao Turismo. Desenvolver a capacidade de compreensão e interpretação dos diferentes cenários geográficos. O turismo no contexto da globalização.
 
 
 
Programa
1. Introdução à Ciência Geográfica; 2. Fundamentos teóricos das categorias geográficas (Paisagem,Território, Região e Lugar); 3. Natureza e fundamentos da geografia do turismo; 4. Turismo, Geografia e Pesquisa: Aspectos teóricos- metodológicos na abordagem geográfica e o papel do Turismo 5. Turismo e organização do espaço 6. Escalas de abordagens no contexto da Globalização / Perspectivas Globais do Turismo. 7. Os grandes centros receptores do mundo e os efeitos da economia globalizada nas destinações turísticas - destinos consolidados e os novos destinos. 8. Práticas de Turismo no Mundo contemporâneo: evolução, componentes, processos e padrões 9. Novas perspectivas da atividade – O local e o Global 10. Do Local ao Global: novas perspectivas para desenvolvimento do Turismo
 
 
 
Avaliação
     
Método
As estratégias de aprendizagem utilizadas para alcançar os objetivos propostos por esta disciplina serão aulas expositivas e teóricas que contam com a participação dos alunos na discussão dos temas, na elaboração de análise de textos sugeridos pelo docente, além da apresentação de trabalhos por meio de seminários. Os recursos didáticos a serem utilizados constam de projeções em data-show, visitas ténicas e projeção de vídeos institucionais.
Critério
A avaliação do desempenho discente considera a efetiva participação do aluno em sala de aula, incluindo assiduidade, interesse, pontualidade em relação ao horário de início e término das aulas e em relação à entrega dos trabalhos solicitados (resumos, análise de textos, seminários, relatórios de visita técnicas entre outros); inclui, também, uma avaliação escrita individual periodicamente. As notas bimestral e final resultam, portanto, de diversos instrumentos de avaliação, cuja ponderação será decidida no inicio do semestre.
Norma de Recuperação
Avaliação individual.
 
Bibliografia
     
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Ed. ZAHAR, 2001 GOMES, Cristina Marques ; HERRERA, M. R. G. ; TELES, Reinaldo Miranda de Sá . Temas - Latino-americanos en Turismo: Planificación, Ciudades, Economía y Cultura. 1. ed. São Paulo: INMOD, 2014. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Ed. Paz e Terra, 2002. Megacidades. CLAVAL, Paul. Geografia Cultural. Ed. UFSC, 2014 LIPOVESTKY, Gilles; JUVIN, Hervé. A Globalização Ocidental. Editora Manole, 2012. SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985. SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988. SANTOS, M. Território globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994. SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. EDUSP, 1996. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de janeiro, Editora Record, 2000. RODRIGUES, Adyr B.Turismo e Espaço Rumo um Conhecimento Transdiciplinar. Ed. HUCITEC, 1997. TELES, Reinaldo Miranda de Sá. Fundamentos Geográficos do Turismo.Rio de Janeiro,Editora Campus, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0475

Clique para consultar o oferecimento para CRP0475

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP