Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0477 - Marketing em Turismo
Tourism marketing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Proporcionar o contato do aluno com os principais aspectos teóricos, técnicos e práticos do marketing aplicados ao turismo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80226 - Gino Giacomini Filho
 
Programa Resumido
Conceitos de Marketing e Turismo. Análise do ambiente e das oportunidades de Marketing. Conhecimento qualitativo e quantitativo do mercado, fixação de Objetivos de Marketing e políticas de Segmentação de mercado. Estudo do comportamento mercadológico do turista e Pesquisa de Mercado. Estratégia do Composto de Marketing: Produto, Preço, Logística e Promoção. Plano de marketing: Sistema de Informação de Marketing, Análise da Situação, Programas de Ação e Controle.
 
 
 
Programa
1) Conceitos de Marketing e Turismo.
2) Ambiente de marketing e Turismo.
3) Oportunidade de Marketing.
4) Conhecimento qualitativo e quantitativo do mercado - Objetivos de Marketing.
5) Segmentação de mercado.
6) Comportamento mercadológico do turista.
7) Pesquisa de Mercado.
8) Composto de Marketing; Produto turístico e Atendimento.
9) Ciclo de Vida de Produto
10) Estratégia de Preço para o produto turístico.
11) Logística em Turismo.
12) Aspectos promocionais no turismo.
13) Plano de Marketing: Sistema de Informação de Marketing.
14) Plano de Marketing: Análise da Situação.
15) Plano de Marketing: Programas de Ação e Controle de Marketing.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova, Participação/Presença nas aulas e Trabalho de Prático
Critério
A prova será individual: peso 3. Participação/Presença nas aulas: peso 2. O Trabalho prático será coletivo (grupo) e consistirá na elaboração de Plano de Marketing para uma organização turística: peso 5.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, José V. S. Turismo: fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática, 1992.
BLACKWELL, MINIARD e ENGEL. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Thomson, 2005.
KOTLER, BOWEN e MAKENS. Marketing for Hospitality and Tourism. Prentice, 1999.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
GIACOMINI F., Gino. Marketing: conteúdo, didática e perspectivas. In: Turismo: como aprender, como ensinar. Luiz Gonzaga Trigo (Org.). São Paulo: Senac, 2001, p. 203-228.
GIACOMINI F., Gino. Atendimento e responsabilidade social como atributos da Qualidade no turismo. In: Turismo: teoria e prática. Beatriz Lage e Paulo Milone (Orgs.). São Paulo: Atlas: 2000, p. 63-67.
KUAZAQUI, Edmir. Marketing turístico e de hospitalidade. São Paulo: Makron, 2000.
MIDDLETON, Victor. Marketing de Turismo. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
OGDEN, James R. Comunicação Integrada de Marketing. São Paulo: Prentice, 2006.
POLIZEI, Eder. Plano de Marketing. São Paulo: Thomson, 2005.
REILLY, Robert. Travel and tourism marketing techniques. New York: Delmar, 1988.
RUSCHMANN, Doris. Marketing Turístico: um enfoque promocional. Campinas-SP: Papirus, 1991.
VAZ, Gil Nuno. Marketing Turístico: receptivo e emissivo. São Paulo: Pioneira, 1999.
ZEITHAML, V; BITNER, M. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2003.
ZENONE e BUAIRIDE. Marketing da Promoção e Merchandising. São Paulo: Thomson, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0477

Clique para consultar o oferecimento para CRP0477

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP