Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0480 - Dimensão Espacial do Turismo II
Spatial dimension of tourism II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Compreender a identidade latino-americana e as possibilidades de integração pela agenda do Turismo; Analisar os cenários da cidades latino-americanas associados ao processo de industrialização tardia Compreender a organização espacial brasileira e suas relações com a atividade turística. Analisar o desenvolvimento econômico regional e os potenciais para o desenvolvimento de atividades turísticas. Compreender os recursos da Cartografia para fins de planejamento de localidades turísticas e para a divulgação de produtos. Utilizar novas tecnologias como instrumental para análises geográficas. Representação Cartográfica no Turismo; Políticas e Programas de Turismo; Movimento populacional e repercussões socioespaciais; Redes Urbanas e Turismo; Cidades e Turismo. Potencial Regional e Turismo ll.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1673917 - Reinaldo Miranda de Sá Teles
 
Programa Resumido
Apresentar a América Latina e Caribe como uma das regiões do Mundo com maior riqueza, não só naquilo que representa sua biodiversidade e ecossistemas, mas também na riqueza de sua diversidade sociocultural. Destacar a modelo de desenvolvimento atual e a vulnerabilidade de importantes destinos frente às mudanças econômicas globais; Compreender a potencialidade do Turismo no Brasil e sua inserção nas ações de planejamento nacional.
 
 
 
Programa
1. O Turismo na América Latina: Destinos consolidados e novas tendências. 2. Processos de Integração Econômicos Regionais relacionados ao turismo na América Latina 3. Repercussões sociespaciais da urbanização turística na América Latina 4. Poder Público e Turismo no Brasil 5. Turismo no Brasil: evolução, componentes, processos e padrões 6. Turismo de Natureza no Brasil 7. Turismo Rural no Brasil 8. Metrópoles Nacional e Regional, suas funções urbanas e o Turismo 9. Políticas, Programas e Projetos de Turismo no Estado de São Paulo. 10. Cartografia Temática e Tecnologias aplicadas ao Turismo 11. Rotas e Roteiros na geografia de uma cidade Global
 
 
 
Avaliação
     
Método
As estratégias de aprendizagem utilizadas para alcançar os objetivos propostos por esta disciplina serão aulas expositivas e teóricas que contam com a participação dos alunos na discussão dos temas, na elaboração de análise de textos sugeridos pelo docente, além da apresentação de trabalhos por meio de seminários com base em análise de dados, elaboração mapas gráficos e tabelas. Os recursos didáticos a serem utilizados constam de projeções em data-show, visitas técnicas e projeção de vídeos institucionais.
Critério
A avaliação do desempenho discente considera a efetiva participação do aluno em sala de aula, incluindo assiduidade, interesse, pontualidade em relação ao horário de início e término das aulas e em relação à entrega dos trabalhos solicitados (resumos, análise de textos, seminários, relatórios de visita técnicas entre outros); inclui, também, uma avaliação escrita individual periodicamente. As notas bimestrais e finais resultam, portanto, de diversos instrumentos de avaliação, cuja ponderação será decidida no inicio do semestre.
Norma de Recuperação
Avaliação individual
 
Bibliografia
     
FRÚGOLI JUNIOR, Heitor. Centralidade em São Paulo-Trajetorias, conflitos e negociações na metrópole. São Paulo, Edusp,2000. GOMES, Cristina Marques ; HERRERA, M. R. G. ; TELES, Reinaldo Miranda de Sá . Temas - Latino-americanos en Turismo: Planificación, Ciudades, Economía y Cultura. 1. ed. São Paulo: INMOD, 2014. 240p . LEFEBVRE, Henri. Revolução Urbana. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2004. MARTINELLI, Marcelo. Cartografia Temática: Cadernos de mapas. São Paulo:Edusp,2003. RODRIGUES, Adyr Ap. Balastreri (Org). Turismo e geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. São Paulo: Hucitec, 1999. SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985. SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988. SANTOS, M. Território globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994. SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. EDUSP, 1996. TULIK, Olga. Turismo e meios de hospedagem: casas de Temporada. São Paulo: Roca. 2001. TULIK, Olga. Turismo Rural. São Paulo: São Paulo:Aleph. 2003. TELES, Reinaldo Miranda de S'a. Fundamentos Geográficos do Turismo.Rio de Janeiro,Editora Campus, 2009. ZACHARIZASEN, Caterine Bidou. De volta à Cidade – dos processo de gentrificação às políticas de “revitalização” dos centros urbanos. São Paulo , Editora AnnaBlume, 2007. TELES, Reinaldo Miranda de Sá. Fundamentos Geográficos do Turismo.Rio de Janeiro,Editora Campus, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0480

Clique para consultar o oferecimento para CRP0480

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP