Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0481 - Técnica Publicitária
Advertising technique

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno contato com as teorias, técnicas e práticas das técnicas promocionais e publicitárias tendo em vista o contexto do turismo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80226 - Gino Giacomini Filho
 
Programa Resumido
Conceitos e interações de Comunicação, Promoção, Publicidade e turismo. Administração e planejamento publicitário. Criação, Produção e Veiculação publicitária. Pesquisa publicitária. Parâmetros éticos e legais da propaganda. Planejamento e execução da campanha publicitária
 
 
 
Programa
1) Conceitos de Comunicação, Promoção e Publicidade.
2) Interação da promoção e publicidade com o turismo, marketing e decisões promocionais.
3) Setores da publicidade.
4) O negócio publicitário.
5) Planejamento de campanhas publicitárias: briefing, orçamento, cronograma e etapas.
6) Criação publicitária: logotipos, peças gráficas e peças para mídia eletrônica.
7) Produção gráfica de peças publicitárias.
8) Veiculação impressa.
9) Veiculação e produção em peças eletrônicas.
10) Pesquisa publicitária.
11) Parâmetros éticos e legais da propaganda.
12) A campanha publicitária: aspectos de atendimento, briefing, temática e objetivos.
13) A campanha publicitária: estratégia de criação e produção das peças.
14) A campanha publicitária: plano de mídia.
15) A campanha publicitária:: orçamento, controle e apresentação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação teórica. Participação/Presença nas aulas. Trabalho de Prático.
Critério
Avaliação consistirá de Prova teórica ou fichamento de obra relevante: peso 2. Participação/Presença nas aulas: peso 2. O Trabalho de Prático será coletivo (grupo) e estará voltado para a elaboração de Campanha Publicitária para uma organização turística: peso 6.
Norma de Recuperação
Não haverá
 
Bibliografia
     
ACERENZA, Miguel A. Promoção Turística: um enfoque metodológico. S.Paulo: Pioneira 1991.
ALMEIDA, Júlio César de. O Navegador: curso avançado de mídia. São Paulo: Agá, 1999.
GADE, Christiane. Psicologia do consumidor e da propaganda. São Paulo: EPU, 1998.
GIACOMINI FILHO, Gino. Consumidor Versus Propaganda. São Paulo: Summus, 1991.
FERRARI, Flávio L.S. Planejamento e atendimento. São Paulo: Loyola, 1990.
KOTLER, BOWEN e MAKENS. Marketing for Hospitality and Tourism. 2 ed. Prentice, 1999.
LUPETTI, Marcélia. Administração em Publicidade. S. Paulo: Thomson, 2003.
MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí! Um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. São Paulo: Futura, 2004.
OGDEN, James R. Comunicação integrada de marketing. Prentice, 2006.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. São Paulo: Campus, 2005.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e Prática. São Paulo: Pioneira, 2002.
SHIMP, Terence. Propaganda e Promoção. Bookman, 2002.
VAZ, Gil Nuno. Marketing Turístico. São Paulo: Pioneira, 1999.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0481

Clique para consultar o oferecimento para CRP0481

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP