Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0483 - Estágio Supervisionado em Turismo
Supervised Internship in Tourism

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 13
Carga Horária Total: 420 h ( Estágio: 390 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Colocar o aluno em contato com o mercado de trabalho para aprimoramento de sua capacitação profissional, desenvolvimento de seu senso crítico sobre a realidade da atividade turística e aprimoramento de sua capacidade de relacionamento interpessoal com funcionários de todos os níveis hierárquicos de uma organização.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
208280 - Debora Cordeiro Braga
 
Programa Resumido
O programa de estágio dá oportunidade ao aluno de conhecer diversas áreas da organização turística, permitindo-lhe adquirir uma visão global dos negócios e / ou atuação, contrapondo a teoria com a prática.
 
 
 
Programa
O programa de estágio depende da área em que é desenvolvido, e será elaborado juntamente com o docente responsável pela supervisão do mesmo. Nesta elaboração considera-se as seguintes habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno no decorrer do estágio obrigatório: • Comunicação interpessoal, intercultural e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade das organizações; • Exercício da criatividade, a iniciativa e a autonomia na tomada de decisões em contextos e situações profissionais; • Comunicação em idioma português e nos idiomas inglês e/ ou espanhol; • Utilização adequada das ferramentas de informática e outros recursos tecnológicos; • Atuação em equipe; • Técnicas de leitura e interpretação de pesquisas, sondagens e indicadores socioeconômicos aplicados à atividade turística; • Atitudes embasadas em princípios éticos, direitos e deveres de cidadania, respeito ao meio ambiente, solidariedade e humanismo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Além do professor responsável pela disciplina, os demais docentes do curso atuam como co-supervisores e conforme a área em que o aluno está estagiando. Por exemplo: docente da disciplina de hotelaria co-supervisiona estágios de alunos em hotéis e outros meios de hospedagem. O acompanhamento e a supervisão do estágio curricular envolve:
• Orientação às organizações sobre o desenvolvimento das atividades de estágio em turismo, com entrega de plano específico, sugestivo, para o desenvolvimento do estágio;
• Cadastro dos alunos do curso de turismo aptos a realizarem o estágio curricular obrigatório;
• Cadastro das organizações que oferecem estágio;
• Pré-seleção, obedecendo a critérios da própria organização para as vagas de estágio, com seleção final pela empresa com carta de encaminhamento para entrevista;
• Orientação e distribuição de documentação de encaminhamento (carta de apresentação, ficha de avaliação e modelo de relatório de estágio) e de procedimentos para realização do estágio dos alunos;
• Acompanhamento mensal e individual com os alunos sobre o desenvolvimento das atividades de estágio;
• Visitas de acompanhamento às organizações para solucionar situações-problemas;
• Recebimento, cadastro e arquivamento da documentação comprobatória do estágio curricular obrigatório do aluno, para comprovação acadêmica no final do semestre letivo.
Critério
São dois os instrumentos utilizado para o acompanhamento e avaliação do estagiário e das atividades por ele desenvolvidas:
• Relatório de estágio: cuja elaboração cabe ao próprio estagiário;
• Avaliação de desempenho do estagiário: a cargo dos supervisores das empresas e professor responsável pelo estágio curricular obrigatório em turismo com formulário fornecido pelo curso para preenchimento pela empresa.
Norma de Recuperação
Não será oferecida.
 
Bibliografia
     
BISSOLI, Maria Angela. O estágio em Turismo e Hotelaria, São Paulo: Aleph, 2002.
Legislação Federal. Lei n º 6.494 de 07 de dezembro de 1977.
Legislação Federal. Lei n º 8.859 de 23 de março de 1994.
Legislação Federal. Decreto n º 87.497 de 18 de agosto de 1982.
Legislação Federal. Decreto n º 2.080 de 26 de novembro de 1996.
GIARETTA, Maria José. Encontros e desencontros do estágio nos cursos e graduação em administração hoteleira e turismo. São Paulo, Boletim de Turismo e Administração Hoteleira - UNIBERO, vol. 9, n º 1, maio 2000, pp. 41-58.
Revista Você S.A. São Paulo: Editora Abril, mensal.
Folha de São Paulo, Caderno Emprego. São Paul.
O Estado de São Paulo, Caderno de Empregos. São Paulo.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0483

Clique para consultar o oferecimento para CRP0483

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP