Apresentar aos alunos as características do mercado de operadoras e agências de turismo. Analisar as características de gestão das empresas de agenciamento. Discutir o relacionamento de dependência das agências de viagens com seus fornecedores. Apresentar os procedimentos operacionais para a elaboração de pacotes turísticos. Discutir a importância das novas tecnologias no setor. Analisar características de Consolidadoras, TMC (Travel Management Companies) e OTA (Online Travel Agency). Desenvolver um trabalho prático de elaboração e operação de um pacote turístico.
Conceituação e classificação de agências de turismo; legislação; mercado das operadoras, agências e fornecedores; novas tecnologias no setor; procedimentos operacionais; características de gestão; tendências para a responsabilidade social; interferências no planejamento turístico.
1. Agência de turismo: conceituação e classificação; 2. O mercado de agenciamento no modelo empírico do SISTUR; 3. Agências de viagens no Brasil: legislação, procedimentos para abertura e funcionamento, entidades de classe; 4. Relacionamento e integração entre as agências de turismo e os fornecedores; 5. Rotina operacional de uma agência: departamentalização, organograma e fluxograma; 6. Informatização e novas tecnologias no sistema de informação das agências de turismo; 7. Características e funcionamento dos Online Bookin Tools (OBT). 8. Desintermediação e reintermediação de serviços de viagens: novas formas de remuneração 9. Eficiência e competitividade das agências de viagens no mercado turístico: a busca pela segmentação; 10. Elaboração e operação de pacotes turísticos no Brasil: procedimentos operacionais; 11. Prática de elaboração de pacote, contratação de fornecedores e comercialização; 12. Novos modelos de negócios: fusão, aquisição, franquias, joint venture; 13. Redes de cooperação e a globalização dos negócios de viagens; 14. A responsabilidade social das agências de viagens; 15. Agência de viagens como instrumento de planejamento turístico.
BRAGA, Débora Cordeiro (Org.). Agências de Viagens e Turismo: práticas de mercado. Rio de Janeiro: Elsevier. 2008. CANDIOTO, Marcela Ferraz. Agências de Turismo no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier. 2012. HOLLANDA, Janir. Turismo: operação e agenciamento. Rio de Janeiro SENAC. 2003. MARÍN, Aitor. Tecnologia da informação nas agências de viagens. São Paulo: Aleph. 2004. MARTINS, Vivianne e MURAD Jr. Eduardo. Viagens Corporativas. São Paulo: Aleph. 2010. O’CONNOR, Peter. Distribuição da Informação Eletrônica em Turismo e Hotelaria. Porto Alegre: Bookman. 2001. PANOSSO NETO, A. e ANSARAH, M. Segmentação do Mercado Turístico. Barueri: Manole. 2008. PETROCCHI, Mário e BONA, André. Agências de turismo: planejamento e gestão. São Paulo: Futura. 2003. SANTOS, Célia Maria e KUAZAQUI, Edmir. Consolidadores de Turismo: serviços e distribuição. São Paulo: Pioneira Thomson. 2004. Artigos científicos diversos