Compreender a complexidade do processo de planejamento turístico sob a perspectiva da sustentabilidade e desenvolver a capacidade de analisar a realidade e elaborar estratégias de desenvolvimento do turismo em destinos. Elaborar diagnóstico e análise de cenário para o desenvolvimento do turismo em uma localidade.
Discutir as premissas e o papel do planejamento e do profissional de turismo no desenvolvimento de destinos turísticos. Analisar e refletir sobre as diferentes experiências de planejamento turístico no país e no mundo. Identificar as diferentes dimensões e enfoques de planejamento e sua adequação para a realidade estudada. Conhecer, selecionar e utilizar os principais instrumentos e técnicas de planejamento turístico.
1. As premissas do planejamento turístico: sustentabilidade e integração 2. As dimensões e enfoques do planejamento turístico 3. As experiências no âmbito nacional e internacional 4. O processo e etapas do planejamento turístico 5. Características e singularidades do planejamento turístico 6. Os instrumentos de planejamento turístico 7. Análise do ambiente interno e externo 8. Avaliação de potencial de desenvolvimento turístico 9. A comunicação e a participação da comunidade 10. A articulação dos segmentos: cooperação e desenvolvimento
Almeida, M. V.. Matriz de Avaliação de Potencial Turístico de Localidades Receptoras. Tese de Doutorado. ECA-USP, 2006. Braga, D. C. Planejamento Turístico: Teoria Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Buarque, S. Metodologias e técnicas de construção de cenários globais e regionais. Brasilia. 2003. Buhalis, D., Costa, C. Tourism Management Dynamics. Trends, management and tools. Elsevier. UK. 2006. Fernandes Pulido, J.I.; Garcia Cardenas, P.j. (coord) Estructura de los mercados turísticos. Madri. Editorial Sintesis. 2013. Hall, Colin Michael. Planejamento turístico: políticas, processos e relacionamentos. SP: Contexto, 2004. OMT. Communication and Sustanaible Tourism. Madrid. 2006. Panosso Netto, A., Ansarah, M.G.dos Reis. Produtos turísticos e novos segmentos de mercado. Barueri. Manole. 2015. Ruschmann, D e Solha, K. Planejamento Turístico. Barueri: Manole, 2006. Ruschmann, D., Turismo e Planejamento Sustentável. Campinas. Papirus, 1997. Sachs, I. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. Unesco. World Heritage Sustanaible Tourism. Tollkit.