• Oferecer suporte teórico para compreender o processo e as características do planejamento turístico;• Apresentar as principais metodologias e técnicas utilizadas no processo de planejamento turístico;• Discutir o papel e a importância dos diferentes setores no planejamento e desenvolvimento da atividade turística;• Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e de organização; • Estimular a capacidade de análise crítica realizada a partir da sensibilização diante da realidade.
O Planejamento do Turismo – aspectos teóricos e práticos, relacionados com a metodologia, seus instrumentos e resultados previstos.Decisão pelo estudo de campo em uma municipalidade, realizando-se o inventário da oferta turística local.
1) Planejamento turístico: conceituação e caracterização2) Planejamento turístico: antecedentes e evolução3) Modelos de desenvolvimento: processos e características4) Planejamento turístico no Brasil5) Plano de Desenvolvimento Turístico – Fases / Prazos 6) Plano de Desenvolvimento Turístico – Responsabilidades 7) O inventário de recursos turísticos: métodos e técnicas8) Estudo da Demanda 9) O questionário da Demanda - Definição do Universo / amostra 10) O papel do poder público11) Projetos governamentais de Turismo 12) A participação da comunidade, do setor privado e de outros agentes13) Planejamento turístico e sustentabilidade14) Planejamento turístico: perspectivas e desafios15) Roteiro de Apresentação do Plano de Desenvolvimento Turístico
Almeida, M. V.. Matriz de Avaliação de Potencial Turístico de Localidades Receptoras. Tese de Doutorado. ECA-USP, 2006. Braga, D. C. Planejamento Turístico: Teoria Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Buarque, S. Metodologias e técnicas de construção de cenários globais e regionais. Brasilia. 2003. Buhalis, D., Costa, C. Tourism Management Dynamics. Trends, management and tools. Elsevier. UK. 2006. Fernandes Pulido, J.I.; Garcia Cardenas, P.j. (coord) Estructura de los mercados turísticos. Madri. Editorial Sintesis. 2013. Hall, Colin Michael. Planejamento turístico: políticas, processos e relacionamentos. SP: Contexto, 2004. OMT. Communication and Sustanaible Tourism. Madrid. 2006. Panosso Netto, A., Ansarah, M.G.dos Reis. Produtos turísticos e novos segmentos de mercado. Barueri. Manole. 2015. Ruschmann, D e Solha, K. Planejamento Turístico. Barueri: Manole, 2006. Ruschmann, D., Turismo e Planejamento Sustentável. Campinas. Papirus, 1997. Sachs, I. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. Unesco. World Heritage Sustanaible Tourism. Tollkit.