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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0489 - Planejamento e Organização do Turismo II
Planning and Organization of Tourism II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Identificar e aplicar métodos, técnicas e estratégias de gestão de destinos turísticos, elaborando uma proposta de desenvolvimento e gestão para um destino turístico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1128112 - Karina Toledo Solha
 
Programa Resumido
Refletir sobre turismo e desenvolvimento dentro dos princípios da sustentabilidade e elaborar um Plano de Desenvolvimento Turístico para uma localidade. Identificar e aplicar estratégicas e técnicas para definir prioridades e organizações ações.
 
 
 
Programa
1.	Destinos turísticos: características e perspectivas
2.	As organizações de gestão de destinos
3.	As implicações do desenvolvimento turístico
4.	A sustentabilidade e responsabilidade
5.	As premissas: visão, objetivos, metas e estratégias
6.	A estruturação do destino turístico
7.	A organização e o fortalecimento institucional
8.	Responsabilidade compartilhada e a gestão do destino
9.	Portfólio de produtos e serviços: características e prioridades
10.	Monitoramento e avaliação de processos
11.	Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Teórico: Aulas expositivas, estudos de caso, leituras programadas, avaliação escrita individual. Técnico: Análise de material técnico (modelos de documentos), Manuais de Planejamento, Planos de Desenvolvimento, Elaboração de documentos técnicos, apresentação e discussão de resultados. Avaliação processual apoiando-se na combinação de diferentes instrumentos: prova, leituras programadas, desempenho em atividades de sala e de campo.
Critério
Nota – de 0 a 10
Norma de Recuperação
Não tem recuperação
 
Bibliografia
     
Buhalis, D., Costa, C. Tourism Management Dynamics. Trends, management and tools. Elsevier. UK. 2006. 
Cooper, C. et al. Turismo contemporâneo. Rio de Janeiro. Campus. 2011.
Coriolano, L.N et al. Arranjos produtivos locais do turismo comunitário. Fortaleza. Ed. UECE. 2009.
Hayllar, B. et al. Turismo em cidades: espaços urbanos, lugares turísticos. Rio de Janeiro. Campus. 2008.
OMT. A practical guide to Tourism Destination Management. Madri. 2007.
Phillipi Jr, A. ; Ruschmann, D. Gestão ambiental e sustentabilidade no turismo. Barueri. Manole. 2010. 
Ruschmann, D e Solha, K. Planejamento Turístico. Barueri: Manole, 2006.
VALS, F. Gestão integral de destinos turísticos sustentáveis. Rio de Janeiro. FGV. 2006
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidade do município conveniado, considerando os 3 setores: gestores públicos, empreendedores do setor de turismo e sociedade civil organizada.
Objetivos da atividade
Identificar e aplicar métodos, técnicas e estratégias de gestão de destinos turísticos, elaborando uma proposta de desenvolvimento e gestão para um destino turístico.
Descrição da atividade
Segunda etapa de desenvolvimento do PDTM: estudantes e atores locais elaboram coletivamente um conjunto de diretrizes que orientam gestores locais na implementação do turismo. Produto final da disciplina, dividida em 2 módulos, é a entrega oficial de um PDTM, co-construído por estudantes e atores locais, à municipalidade.
Indicadores de avaliação da atividade
Avaliação dos estudantes é processual e apoia-se na combinação de diferentes instrumentos: prova, leituras programadas, desempenho em atividades de sala e de campo. Neste segundo módulo, a comunidade participa ativamente, discutindo os resultados do trabalho de planejamento turístico realizado pelos estudantes e docente, em interação direta com atores locais, e co-construindo diretrizes de desenvolvimento para o turismo no município. Esta etapa de discussão e análise conjunta de resultados para a definição de diretrizes de desenvolvimento são realizadas por meio de audiência pública, oficinas e contato direto com interlocutores locais. Durante todo o processo, membros da comunidade podem avaliar procedimentos e resultados.

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