Identificar e aplicar métodos, técnicas e estratégias de gestão de destinos turísticos, elaborando uma proposta de desenvolvimento e gestão para um destino turístico.
Refletir sobre turismo e desenvolvimento dentro dos princípios da sustentabilidade e elaborar um Plano de Desenvolvimento Turístico para uma localidade. Identificar e aplicar estratégicas e técnicas para definir prioridades e organizações ações.
1. Destinos turísticos: características e perspectivas 2. As organizações de gestão de destinos 3. As implicações do desenvolvimento turístico 4. A sustentabilidade e responsabilidade 5. As premissas: visão, objetivos, metas e estratégias 6. A estruturação do destino turístico 7. A organização e o fortalecimento institucional 8. Responsabilidade compartilhada e a gestão do destino 9. Portfólio de produtos e serviços: características e prioridades 10. Monitoramento e avaliação de processos 11. Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo
Buhalis, D., Costa, C. Tourism Management Dynamics. Trends, management and tools. Elsevier. UK. 2006. Cooper, C. et al. Turismo contemporâneo. Rio de Janeiro. Campus. 2011. Coriolano, L.N et al. Arranjos produtivos locais do turismo comunitário. Fortaleza. Ed. UECE. 2009. Hayllar, B. et al. Turismo em cidades: espaços urbanos, lugares turísticos. Rio de Janeiro. Campus. 2008. OMT. A practical guide to Tourism Destination Management. Madri. 2007. Phillipi Jr, A. ; Ruschmann, D. Gestão ambiental e sustentabilidade no turismo. Barueri. Manole. 2010. Ruschmann, D e Solha, K. Planejamento Turístico. Barueri: Manole, 2006. VALS, F. Gestão integral de destinos turísticos sustentáveis. Rio de Janeiro. FGV. 2006