Desenvolver trabalho de campo no centro expandido de São Paulo-SP que congrega atrativos histórico-culturais para que os alunos relacionem conceitos teóricos com atividades práticas.
Realização de visita técnica a um centro histórico precedida de pesquisa de gabinete. Desenvolvimento de instrumentos de investigação de campo.Técnicas de observação direta. Análise de dados. Estruturação de relatório.
1.Conceito de atrativos histórico-culturais2. Pesquisa prévia3. Definição do centro histórico4. Divisão de grupos de trabalho5. Mapear, inventariar atrativos6. Desenvolvimento de instrumentos de investigação7. Roteiro de atividades8. Roteiro de atividades9. Visita técnica10. Vista técnica11. Tabulação de dados12. Elaboração de relatório13. Desenvolver propostas e soluções14. Apresentação de trabalhos15. Apresentação de Trabalhos
BRUNO, Ernani Silva. Histórias e tradições da cidade de São Paulo.3ª Ed. São Paulo: HICITEC/Secretaria Municipal de Cultura, 1984, 3vols.GUIMARÃES, Laís de Barros Monteiro. História dos bairros de São Paulo – Liberdade. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura.HOMEM,Maria Cecília Naclério. Higienópolis: grandeza e decadência de um bairro paulistano. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura,1980.________. O prédio Martinelli: a ascensão do imigrante e a verticalização de São Paulo. São Paulo: Projeto, 1984.LIVRO DO TOMBO DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA CIDADE DE SÃO PAULO. São Paulo: Ordem de S. Bento, 1977.MARTINS, Antonio Egídio. São Paulo antigo: 1554-1910. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1973.PIRES, Mário Jorge. As edificações residenciais paulistanas como meio de expressão da elite do café. São Paulo: ECA-USP, 1987. (mestrado)