(1) Proporcionar um conhecimento teórico, histórico e filosófico acerca dos processos de representação simbólica de espaços e lugares;(2) Proporcionar um conhecimento teórico, histórico e filosófico da emergência das realidades digitais nas últimas décadas do século XX e no inicio do século XXI e a implicação desta transformação mediática na comunicação, arquitetura, design, comportamento, turismo, lazer, cultura, sociedade e empresas.(3) Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva acerca das tecnologias digitais de realidades emergentes (virtual e expandida), favorecendo a elaboração de propostas e de projetos originais na área da comunicação, arquitetura, design, turismo, lazer e entretenimento.(4) Estimular a criação e aplicação das teorias da representação e da tecnologias digitais de realidades emergentes (virtual e expandida) na experiência presencial, telepresencial e interpresencial, através de projetos orientados por um pensamento evolutivo, crítico, teórico e reflexivo.
Representação simbólica, virtualidade pictórica, imaginário turístico, virtualidade no século XX, globalização e espaço contemporâneo, pós-realidade, mediaverso digital.
1. Uma breve história da representação- Arte visual: a experiência da imagem e do espaço- Arte narrativa: a experiência da duração e do tempo- Écfrase: a experiência visual através da criação literária2. Uma breve história da representação tecnológica- o surgimento da teoria e prática da perspectiva- as tecnologias da visão: a câmara obscura3. Uma história da virtualidade pictórica- A pintura de imagens ilusionistas- Teatro e Fantasmagorias- Arquiteturas e Panoramas4. Literatura e Imaginário Turístico- As narrativas de viagem- O território real e o espaço simbólico- As navegações e a descoberta do novo mundo5. Línguas como instrumentos da identidade e da política- a língua na formação da identidade individual e social- as línguas nacionais e a determinação dos territórios - a língua, o lugar, a comunicação e a experiência6. Representação e virtualidade no século XX- Grandes exposições e representações de etnias e culturas- A Fotografia como representação do mundo- O cinema na expansão do espaço-tempo- A televisão e o conhecimento do mundo7. As novas formas de estar no mundo- a experiência do individuo na era da globalização - identidades virtuais e o turismo identitário - novas subjetividades no universo cíbrido8. História dos territórios através das tecnologias- a evolução dos transportes e a massificação dos deslocamentos- a comunicação e a transformação dos territórios- Internet e web no processo de globalização9. O espaço contemporâneo diante das mudanças tecnológicas- softwares de mapeamento e visitação virtual- mash-ups – processos combinatórios via web- dispositivos moveis e interação espacial10. A experiência turística na realidade virtual- o espaço cíbrido e as novas formas da experiência- softwares de modelagem em 3D- a criação de mundos virtuais- a experiência imersiva 11. Tecnologias de reconstrução da realidade- a recriação de ambientes geográficos e históricos- a recriação de objetos históricos, imaginados, irreais- a recriação de arquiteturas históricas e imaginarias12. A experiência humana na pós-realidade- tecnologias da telepresença e da interpresença- experiência e interação nos ambientes telepresenciais- ciber percepção e ciber cognição13. Os limites da experiência na colonização espacial- a nova visão do planeta como entidade global- o espaço como a nova fronteira- experiência turística anti-gravitacional 14. Herança Cultural e o mediaverso digital- Tecnologias digitais no tratamento da herança cultural- Aplicações em museus e espaços arqueológicos
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