Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0498 - Representação Simbólica e Tecnologias da Virtualidade no Turismo
Symbolic Representation and Technologies for Virtuality in Tourism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
(1) Proporcionar um conhecimento teórico, histórico e filosófico acerca dos processos de representação simbólica de espaços e lugares;
(2) Proporcionar um conhecimento teórico, histórico e filosófico da emergência das realidades digitais nas últimas décadas do século XX e no inicio do século XXI e a implicação desta transformação mediática na comunicação, arquitetura, design, comportamento, turismo, lazer, cultura, sociedade e empresas.
(3) Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva acerca das tecnologias digitais de realidades emergentes (virtual e expandida), favorecendo a elaboração de propostas e de projetos originais na área da comunicação, arquitetura, design, turismo, lazer e entretenimento.
(4) Estimular a criação e aplicação das teorias da representação e da tecnologias digitais de realidades emergentes (virtual e expandida) na experiência presencial, telepresencial e interpresencial, através de projetos orientados por um pensamento evolutivo, crítico, teórico e reflexivo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
83511 - Artur Matuck
 
Programa Resumido
Representação simbólica, virtualidade pictórica, imaginário turístico, virtualidade no século XX, globalização e espaço contemporâneo, pós-realidade, mediaverso digital.
 
 
 
Programa
1. Uma breve história da representação
- Arte visual: a experiência da imagem e do espaço
- Arte narrativa: a experiência da duração e do tempo
- Écfrase: a experiência visual através da criação literária

2. Uma breve história da representação tecnológica
- o surgimento da teoria e prática da perspectiva
- as tecnologias da visão: a câmara obscura

3. Uma história da virtualidade pictórica
- A pintura de imagens ilusionistas
- Teatro e Fantasmagorias
- Arquiteturas e Panoramas

4. Literatura e Imaginário Turístico
- As narrativas de viagem
- O território real e o espaço simbólico
- As navegações e a descoberta do novo mundo

5. Línguas como instrumentos da identidade e da política
- a língua na formação da identidade individual e social
- as línguas nacionais e a determinação dos territórios
- a língua, o lugar, a comunicação e a experiência

6. Representação e virtualidade no século XX
- Grandes exposições e representações de etnias e culturas
- A Fotografia como representação do mundo
- O cinema na expansão do espaço-tempo
- A televisão e o conhecimento do mundo

7. As novas formas de estar no mundo
- a experiência do individuo na era da globalização
- identidades virtuais e o turismo identitário
- novas subjetividades no universo cíbrido

8. História dos territórios através das tecnologias
- a evolução dos transportes e a massificação dos deslocamentos
- a comunicação e a transformação dos territórios
- Internet e web no processo de globalização

9. O espaço contemporâneo diante das mudanças tecnológicas
- softwares de mapeamento e visitação virtual
- mash-ups – processos combinatórios via web
- dispositivos moveis e interação espacial

10. A experiência turística na realidade virtual
- o espaço cíbrido e as novas formas da experiência
- softwares de modelagem em 3D
- a criação de mundos virtuais
- a experiência imersiva

11. Tecnologias de reconstrução da realidade
- a recriação de ambientes geográficos e históricos
- a recriação de objetos históricos, imaginados, irreais
- a recriação de arquiteturas históricas e imaginarias

12. A experiência humana na pós-realidade
- tecnologias da telepresença e da interpresença
- experiência e interação nos ambientes telepresenciais
- ciber percepção e ciber cognição

13. Os limites da experiência na colonização espacial
- a nova visão do planeta como entidade global
- o espaço como a nova fronteira
- experiência turística anti-gravitacional

14. Herança Cultural e o mediaverso digital
- Tecnologias digitais no tratamento da herança cultural
- Aplicações em museus e espaços arqueológicos
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas do professor
- Aulas interativas em laboratórios computacionais
- Treinamento em laboratórios computacionais
- Seminários de alunos
Critério
- Provas e Seminários
- Participação em discussões on-line
- Apresentação de seminários individuais e em grupo
- Elaboração e apresentação de trabalhos e projetos
Norma de Recuperação
- Trabalhos refeitos
- Projetos reelaborados
- Prova escrita e oral
 
Bibliografia
     
Buhalis, D. Information Technology in Tourism, Longman, London, 2002.

Costa, Carlos Zibel. Além das formas: introduçao ao pensamento contemporaneo no design, nas artes e na arquitetura. Anna Blume: Sao Paulo, 2010.
Crary, Jonathan, Techniques of the Observer: On vision and modernity in the nineteenth century, Cambridge, MIT Press, 1992.
Cunha, Paulo. Espaço tecnológico e espaço comunicacional: ciberespaço, novas centralidades, novas periferias. p. 197-211. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo. Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulinas, 2003.
Eco, Umberto. Viagem na Irrealidade Cotidiana. Editora Nova Fronteira, 1984.
Fortuna, Carlos (org.), Cidade, Cultura e Globalização. Oeiras: Celta Editora, 1997.

Fortuna, Carlos. Identidades, Percursos e Paisagens Culturais. Oeiras, Celta, 1999.

Gervereau, Laurent. Un siécle de manipulations par l’image. Somogy, Editions d’art, Paris, 2000.

Gianetti, Claudia. Estética Digital: Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.

Grau, Oliver. Virtual Art : from illusion to immersion. The MIT Press, 2003.

Gubern, Román. O eros electrónico: viagem pelos sistemas de representação e do desejo, Editorial Notícias, Lisboa, 2001.

Guldin, Rainer. Pensar entre Línguas: a teoria da tradução de Vilém Flusser, Anna Blume, São Paulo, 2010.

Holmes, David. Virtual Globalization: Virtual Spaces/Tourist Spaces, Routledge, 2001. (ISBN 0415236738, 9780415236737)

Karp, Ivan & Lavine, Steven (eds). Exhibiting Cultures: the poetics and politics of representation, Smithsonian Institute, Washington, EUA, 1991.

Kossoy, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 1999. 149p.

Lemos, André; Cunha, Paulo. Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulinas, 2003.

Matuck, Artur. O Potencial Dialógico da Televisão. Editora Anna Blume, São Paulo, 1995.

Negroponte, Nicholas. Ser Digital. Caminho, Lisboa, 1996.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Packer, Randal e Jordan, Ken, Multimedia: From Wagner to Virtual Reality, Norton, London, 2001.

Parente, André. Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulinas, 2004.

Rheingold, Howard. Virtual Reality. Touchstone, New York, 1991.

Parks, Lisa. Satellite and Cyber-visualities: analysing ‘Digital Earth’. In: Mirzoeff, Nicholas. The Visual Culture Reader, London & New York : Routledge, 2005.

Turkle, Sherry, A vida no ecrã: a identidade na era da Internet, Relógio d’Água, Lisboa, 1997.

Viveiros, Paulo, A imagem do Cinema: História, Teoria e Estética, 1ª Edição, Ed. Universitárias Lusófonas, Lisboa, 2003.

Wooley, B. Mundos Virtuais: uma viagem na hipo e hiper-realidade. Editorial Caminho, Lisboa, 1992.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0498

Clique para consultar o oferecimento para CRP0498

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP