Informações da Disciplina
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Comunicações e Artes
Relac.públicas,propaganda e Turismo
Disciplina: CRP0498 - Representação Simbólica e Tecnologias da Virtualidade no Turismo
Symbolic Representation and Technologies for Virtuality in Tourism
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
0
Carga Horária Total:
60 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2013
Desativação:
Objetivos
(1) Proporcionar um conhecimento teórico, histórico e filosófico acerca dos processos de representação simbólica de espaços e lugares;
(2) Proporcionar um conhecimento teórico, histórico e filosófico da emergência das realidades digitais nas últimas décadas do século XX e no inicio do século XXI e a implicação desta transformação mediática na comunicação, arquitetura, design, comportamento, turismo, lazer, cultura, sociedade e empresas.
(3) Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva acerca das tecnologias digitais de realidades emergentes (virtual e expandida), favorecendo a elaboração de propostas e de projetos originais na área da comunicação, arquitetura, design, turismo, lazer e entretenimento.
(4) Estimular a criação e aplicação das teorias da representação e da tecnologias digitais de realidades emergentes (virtual e expandida) na experiência presencial, telepresencial e interpresencial, através de projetos orientados por um pensamento evolutivo, crítico, teórico e reflexivo.
Docente(s) Responsável(eis)
83511 - Artur Matuck
Programa Resumido
Representação simbólica, virtualidade pictórica, imaginário turístico, virtualidade no século XX, globalização e espaço contemporâneo, pós-realidade, mediaverso digital.
Programa
1. Uma breve história da representação
- Arte visual: a experiência da imagem e do espaço
- Arte narrativa: a experiência da duração e do tempo
- Écfrase: a experiência visual através da criação literária
2. Uma breve história da representação tecnológica
- o surgimento da teoria e prática da perspectiva
- as tecnologias da visão: a câmara obscura
3. Uma história da virtualidade pictórica
- A pintura de imagens ilusionistas
- Teatro e Fantasmagorias
- Arquiteturas e Panoramas
4. Literatura e Imaginário Turístico
- As narrativas de viagem
- O território real e o espaço simbólico
- As navegações e a descoberta do novo mundo
5. Línguas como instrumentos da identidade e da política
- a língua na formação da identidade individual e social
- as línguas nacionais e a determinação dos territórios
- a língua, o lugar, a comunicação e a experiência
6. Representação e virtualidade no século XX
- Grandes exposições e representações de etnias e culturas
- A Fotografia como representação do mundo
- O cinema na expansão do espaço-tempo
- A televisão e o conhecimento do mundo
7. As novas formas de estar no mundo
- a experiência do individuo na era da globalização
- identidades virtuais e o turismo identitário
- novas subjetividades no universo cíbrido
8. História dos territórios através das tecnologias
- a evolução dos transportes e a massificação dos deslocamentos
- a comunicação e a transformação dos territórios
- Internet e web no processo de globalização
9. O espaço contemporâneo diante das mudanças tecnológicas
- softwares de mapeamento e visitação virtual
- mash-ups – processos combinatórios via web
- dispositivos moveis e interação espacial
10. A experiência turística na realidade virtual
- o espaço cíbrido e as novas formas da experiência
- softwares de modelagem em 3D
- a criação de mundos virtuais
- a experiência imersiva
11. Tecnologias de reconstrução da realidade
- a recriação de ambientes geográficos e históricos
- a recriação de objetos históricos, imaginados, irreais
- a recriação de arquiteturas históricas e imaginarias
12. A experiência humana na pós-realidade
- tecnologias da telepresença e da interpresença
- experiência e interação nos ambientes telepresenciais
- ciber percepção e ciber cognição
13. Os limites da experiência na colonização espacial
- a nova visão do planeta como entidade global
- o espaço como a nova fronteira
- experiência turística anti-gravitacional
14. Herança Cultural e o mediaverso digital
- Tecnologias digitais no tratamento da herança cultural
- Aplicações em museus e espaços arqueológicos
Avaliação
Método
- Aulas expositivas do professor
- Aulas interativas em laboratórios computacionais
- Treinamento em laboratórios computacionais
- Seminários de alunos
Critério
- Provas e Seminários
- Participação em discussões on-line
- Apresentação de seminários individuais e em grupo
- Elaboração e apresentação de trabalhos e projetos
Norma de Recuperação
- Trabalhos refeitos
- Projetos reelaborados
- Prova escrita e oral
Bibliografia
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