Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0499 - Metodologia de Case-Study para realização de Trabalho de Conclusão de Curso
Case Study for Improving Monographies

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Usualmente a realização do trabalho de conclusão de curso, ou em relações públicas, ou em publicidade e propaganda, ou em turismo, pode se converter em problema. Problema que pode acarretar desnecessária delonga, atrasando, ou mesmo inviabilizando a realização dessa etapa tão indispensável, quanto fundamental para a graduação em qualquer um desses cursos. Seja do ponto de vista de escol ha do tema, seja de opção para abordagem do assunto escolhido, as dificuldades podem acarretar indecisão quanto a realizar o trabalho, ou imprecisão no tratamento dos primeiros dados disponíveis para isso. Nem sempre as metodologias convencionais, como pesquisa empírica quantitativa, ou os métodos de pesquisa qualitativa, ou ainda as chamadas pesquisas monográficas de gabinete tornam-se úteis nas abordagens mais próximas da utilidade prática profissional. Nesse sentido, a proposta da presente disciplina visa a suprir os conteúdos para observação, seleção, classificação e análise de dados em estudos de caso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087151 - Victor Aquino Gomes Correa
 
Programa Resumido
A proposta da presente disciplina visa a suprir os conteúdos para observação, seleção, classificação e análise de dados em estudos de caso.
 
 
 
Programa
1.Introdução à metodologia do estudo de caso 
2.Modos de observação da realidade
3.Seleção dos conteúdos de interesse.
4.Processo de classificação de dados.
5.Sistematização dos dados pré-selecionados e classificados.
6.Distribuição dos conjuntos classificados.
7.Análise preliminar de dados, por conjuntos.
8.Análise sistêmica dos conteúdos de interesse.
9.Suposição de resultados.
10.Equívocos frequentes em estudos de caso.
11.Superação de equívocos em estudos de caso.
12.Conclusões lógicas.
13.Conclusões estimadas.
14.Função da pesquisa em estudos de caso.
15.Conclusão e avaliação da disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com demonstração de estudos de caso, realização de leituras dirigidas e acompanhamento de exercícios em aula.
Critério
Uma prova semestral, constituída de narrativa de um estudo de caso, resumidamente e comentário.
Norma de Recuperação
Para quem perder a prova ou não conseguir realiza-la com aproveitamento satisfatorio, será solicitado um trabalho monográfico sobre tópico da disciplina.
 
Bibliografia
     
ELLET, William. The case study handbook: how to read, discuss, and write persuasively about cases. Massachussetts, Harvard Business School Press, 2007. 
HANCOCK, Dawson R.; ALGOZZINE, Bob. Doing case-study research.
New York, Columbia University Press and Teachers College Press, 2006.
STAKE, Robert E. The art of case study research. London, Sage, 1995.
SYKES, Vanda - "Validity and reliability in qualitative marketing research" Review of Literature Journal, The Market Research Society, Vol. 32, n. 3, July, 1990.
YIN, Robert K. Case Study Research: Design and Methods. London, Sage, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0499

Clique para consultar o oferecimento para CRP0499

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP