Discutir o papel da inovação na gestão de destinos e na formatação de produtos e serviços turísticos
O significado da inovação no turismo. As estratégias e principais características da inovação no campo do turismo. O papel do conhecimento e da criatividade na construção de propostas inovadoras em turismo. As estratégias de inovação aplicadas à gestão de destinos, organizações e empreendimentos turísticos.
1. O presente e o futuro dos negócios, serviços e destinos turísticos2. Características e abordagens sobre inovação no turismo3. Pessoas, processos ou tecnologias inovadoras?4. Turismo, competitividade e inovação5. Conhecimento, criatividade e inovação6. Transferência de conhecimento e cooperação7. O estado e a inovação no turismo: instituições, regulação e governança8. A inovação, as empresas e os empreendedores turísticos9. Inovação na gestão de destinos turísticos10. Pensando diferente, criando novos caminhos
DRUCKER, P. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo. Pioneira. 1987. HALL, M.; WILLIAMS, A.M. Tourism and Innovation. Routledge. 2008.HJALAGER, A.M. A review of innovation research in tourism. Tourism Management. 31(2010): 1-12. OMT. Cooperacion entre los sectores publico y privado. Madri. 2000.REIS, A.C.F ; KAGEYAMA, P. (org) Cidades criativas: perspectivas. Garimpo Soluções. 2009REIS, A.C.F. (org) Economia criativa como estratégia de desenvolvimento. Garimpo Soluções. 2008.