Proporcionar ao aluno de graduação uma introdução aplicada aos métodos quantitativos. O uso dos conceitos estatísticos e suas aplicações são imprescindíveis no planejamento e realização de estudos, assim como na descrição dos resultados de pesquisa. Além disso, o curso possibilitará o contato mais elaborado com a literatura especializada da área de forma crítica, além de reconhecer e aplicar testes estatísticos adequadamente com seus desenhos de estudo correspondentes, possibilitando ao aluno acessar, compreender e realizar de forma estratégica e prática o desenho de estudo, alinhamento de hipóteses de pesquisa, escolha do método de análise de dados e redação apropriada dos resultados obtidos.
A disciplina proposta complementa algumas disciplinas já oferecidos nas áreas de concentração de muitos cursos de graduação da ECA (Publicidade, Comunicação, Relações Públicas e Jornalismo). Até o presente momento nenhuma outra disciplina especificamente voltada para a análise de dados quantitativos de forma aplicada nos estudos de comunicação, foi oferecida regularmente na ECA. Reconhecemos que os conteúdos apresentados nesta disciplina podem preencher uma lacuna importante para o entendimento epistemológico de fenômenos importantes do campo de estudo da Comunicação, Publicidade e áreas afins, possibilitando a utilização de metodologias mistas de pesquisa, agregando dados qualitativos e quantitativos.
1) Introdução a análise de dados e conceitos fundamentais: Conceitos de variável e seus tipos. Variável Dependente e Independente. Amostra, população, medidas de tendência central e métodos de coleta de dados. Teoria da medida 2) Apresentação de testes de hipótese e sua importância no pensamento científico. Erros tipo I e II e conceitos de nível de significância e intervalo de significância. 3) Testes estatísticos univariados: Testes Qui-Quadrado, teste T e ANOVA. Uso de testes post hoc para comparações independentes. Teste para medidas repetidas. 4) Análise Multivariada de variância (MANOVA) – Uso de mais de uma variável independente (Tratamento). Aplicações dos modelos com base em bancos de dados. Análise “Between Subjects” e testes post hoc. 5) Análise de Correspondência (ANACOR) para formação de mapas perceptuais com Base em duas ou mais variáveis categóricas. Conceitos de Inércia, Massa e interpretação do mapa perceptual. 6) Análise Fatorial – teste de interdependência para agrupamento de variáveis contínuas. Premissas para o teste. 7) Regressão Linear. Modelos preditivos. Cálculo de estimadores com base no método dos mínimos quadrados. Análise do R quadrados e medidas de multicolinearidade, normalidade e homocedasticidade. 5) Tópicos de Cálculo de amostra. Conceitos de Poder Observado e Tamanho do Efeito e suas aplicações em Pesquisa. 6) Criação e desenvolvimento de questionários. Aplicações em pesquisa de mercado. Teoria da medida.
FIELD, A. Descobrindo a Estatística com SPSS. Ed Artmed, 2010 Maul, A.; Irribara, D.T.; Wilson, M. On the philosophical foundations of psychological measurement. Measurement, 79 311-320, 2016. Hair, J., Anderson, R. E., Tatham, W. C., & Black, A. S. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman, 2005. Batista, L. E., Escuder, M. M., & Pereira, J. C. A cor da morte: causas de óbito segundo características de raça no Estado de São Paulo, 1999 a 2001. Revista de Saúde Pública, 38, 603-636, 2004.