Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0529 - Introdução a Análise de Dados Quantitativos Aplicados a Comunicação e Publicidade
Introduction to quantitative data analysis applied to communication and publicity

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno de graduação uma introdução aplicada aos métodos quantitativos. O uso dos conceitos estatísticos e suas aplicações são imprescindíveis no planejamento e realização de estudos, assim como na descrição dos resultados de pesquisa.
Além disso, o curso possibilitará o contato mais elaborado com a literatura especializada da área de forma crítica, além de reconhecer e aplicar testes estatísticos adequadamente com seus desenhos de estudo correspondentes, possibilitando ao aluno acessar, compreender e realizar de forma estratégica e prática o desenho de estudo, alinhamento de hipóteses de pesquisa, escolha do método de análise de dados e redação apropriada dos resultados obtidos.
 
Offer an undergraduate introduction to quantitative methods. The use of statistical concepts and their applications are indispensable in planning and carrying out studies, as well as in the description of the research results. In addition, the course will allow students a critically contact with the specialized literature in the area and also to recognize and apply statistical tests properly with their corresponding study designs, making it possible to students to access, understand and carry out strategically and hands on the study design, alignment of research hypotheses, choice of method of data analysis and writing suitable results.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1106160 - Leandro Leonardo Batista
 
Programa Resumido
A disciplina proposta complementa algumas disciplinas já oferecidos nas áreas de concentração de muitos cursos de graduação da ECA (Publicidade, Comunicação, Relações Públicas e Jornalismo). Até o presente momento nenhuma outra disciplina especificamente voltada para a análise de dados quantitativos de forma aplicada nos estudos de comunicação, foi oferecida regularmente na ECA. 
Reconhecemos que os conteúdos apresentados nesta disciplina podem preencher uma lacuna importante para o entendimento epistemológico de fenômenos importantes do campo de estudo da Comunicação, Publicidade e áreas afins, possibilitando a utilização de metodologias mistas de pesquisa, agregando dados qualitativos e quantitativos.
 
The proposed discipline complements some subjects already offered in the areas of concentration of many undergraduate courses of the ECA (advertising, tourism, public relations and journalism). So far no other discipline specifically focused on the analysis of quantitative data form applied in communication studies, was offered regularly at ECA. We recognize that the content displayed in this discipline can fill an important gap to the epistemological understanding of important phenomena of the field of study of communication, advertising and related areas, enabling the use of mixed methods research, combining qualitative and quantitative data.
 
 
Programa
1) Introdução a análise de dados e conceitos fundamentais: Conceitos de variável e seus tipos. Variável Dependente e Independente. Amostra, população, medidas de tendência central e métodos de coleta de dados. Teoria da medida 
2) Apresentação de testes de hipótese e sua importância no pensamento científico. Erros tipo I e II e conceitos de nível de significância e intervalo de significância.
3) Testes estatísticos univariados: Testes Qui-Quadrado, teste T e ANOVA. Uso de testes post hoc para comparações independentes. Teste para medidas repetidas. 
4) Análise Multivariada de variância (MANOVA) – Uso de mais de uma variável independente (Tratamento). Aplicações dos modelos com base em bancos de dados. Análise “Between Subjects” e testes post hoc. 
5) Análise de Correspondência (ANACOR) para formação de mapas perceptuais com Base em duas ou mais variáveis categóricas. Conceitos de Inércia, Massa e interpretação do mapa perceptual.
6) Análise Fatorial – teste de interdependência para agrupamento de variáveis contínuas. Premissas para o teste. 
7) Regressão Linear. Modelos preditivos. Cálculo de estimadores com base no método dos mínimos quadrados. Análise do R quadrados e medidas de multicolinearidade, normalidade e homocedasticidade.
5) Tópicos de Cálculo de amostra. Conceitos de Poder Observado e Tamanho do Efeito e suas aplicações em Pesquisa.
6) Criação e desenvolvimento de questionários. Aplicações em pesquisa de mercado. Teoria da medida.
 
1) Introduction to data analysis and fundamental concepts: concepts of variable and their types. Dependent and independent variables. Sample, population, measures of central tendency and data collection methods. Measurement theory 2) Presentation of hypothesis tests and its importance in scientific thinking. Type I and type II errors and concepts of significance level and range of significance. 3) Univariate statistical Tests: Chi-square Test, T test and ANOVA. Use of post hoc tests for independent comparisons. Test for repeated measures. 4) Multivariate analysis of variance (MANOVA) – use of more than one independent variable (treatment). Applications of models based on databases. Analysis "Between Subjects" and post hoc tests. 5) Analysis of correspondence (ANACOR) to develop perceptual maps based on two or more categorical variables. Concepts of Inertia, mass, and interpretation of the perceptual map. 6) Factor analysis – interdependence test for continuous variables group. Assumptions to the test. 7) Linear Regression. Predictive models. Calculation of estimators based on the method of least squares. Analysis of the R square and measures of multicollinearity, normality and scapular.
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação da disciplina será feita com base na resolução de listas de exercícios semanais apresentadas na plataforma STOA/USP e também com base em duas provas presenciais (no meio e no final do semestre).
Critério
A média das notas dos exercícios práticos no site corresponderá a 40% da nota final e a média das duas provas corresponderá aos demais 60% da nota final da disciplina.
Norma de Recuperação
Recuperação só é oferecida ao aluno com baixo desempenho nos trabalhos entregues. Caso contrário deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
FIELD, A. Descobrindo a Estatística com SPSS. Ed Artmed, 2010
Maul, A.; Irribara, D.T.; Wilson, M. On the philosophical foundations of psychological measurement. Measurement, 79 311-320, 2016.
Hair, J., Anderson, R. E., Tatham, W. C., & Black, A. S. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Batista, L. E., Escuder, M. M., & Pereira, J. C. A cor da morte: causas de óbito segundo características de raça no Estado de São Paulo, 1999 a 2001. Revista de Saúde Pública, 38, 603-636, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0529

Clique para consultar o oferecimento para CRP0529

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP