Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0531 - Planejamento e Gestão Estratégica em Relações Públicas
Planning and Strategic Management in Public Relations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Possibilitar ao aluno uma visão sistemática de planejamento, planejamento estratégico e planejamento de Relações Públicas.
Introduzir os principais conceitos e abordagens sobre gestão estratégica.
Apresentar a metodologia para o desenvolvimento e implementação do planejamento em nível estratégico. 
Demonstrar como se desenvolve o processo de elaboração de um plano estratégico de comunicação organizacional.
Demonstrar como se desenvolve o processo de elaboração de executar planos, programas específicos da área de Relações Públicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4841357 - Carolina Frazon Terra
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta os processos de desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico e discute as diferentes visões existentes no campo da Administração a respeito do processo de formulação e implementação da estratégia empresarial. Além disso, contempla aspectos conceituais e práticos de planejamento de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, permitindo aos alunos a compreensão de planos, projetos e programas como instrumentos e materialização do planejamento.
 
 
 
Programa
1. Planejamento estratégico, pensamento estratégico e gestão estratégica.
2. Planejamento: conceituação geral e abrangência
3. Processo do planejamento estratégico:
a) Missão, visão e valores: diretrizes organizacionais.
b) Análise estratégica: análise dos ambientes externo, competitivo e interno.
c) Formulação e implementação da estratégia.
d) Elaboração dos planos tático e operacional. 
4. Plano, projeto e programa: conceitos e dimensões.
5. Plano estratégico de Comunicação Organizacional para o setor corporativo, organizações governamentais e do terceiro setor.
6. Planejamento de Relações Públicas: funções básicas, finalidades e tipos. 
7. Fases do processo do planejamento de Relações Públicas:
a) Briefing
b) Mapeamento e estudos dos públicos
c) Análise estratégica e benchmarking
d) Pesquisas e auditorias em Relações Públicas e comunicação organizacional
e) Diagnóstico
f) Programas de ação
g) Avaliação e mensuração de resultados em Relações Públicas
8. Programas específicos de Relações Públicas: técnicas de planejamento e execução.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Orientação dirigida para atividades práticas. Estudo de casos.
Critério
Prova individual. Leituras programadas. Trabalhos práticos.
Norma de Recuperação
Trabalhos e provas.
 
Bibliografia
     
Básica 
COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para empresa que queremos. 2ª. Ed.São Paulo: Saraiva, 2007.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. (revista ampliada e atualizada). São Paulo: Summus, 2003.
MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Trad. de Maria Adelaida e Carpigiani. Porto Alegre: Bookman, 2004.

Complementar
ALBUQUERQUE, Adão Eunes. Planejamento das relações públicas. Porto Alegre: Acadêmica, 1983.
ANSOFF, H. Igor; MACDONNEL, Edward. Implantando a administração estratégica. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 1993.
ACKOFF, Russel. Planejamento empresarial. Rio de Janeiro: LTC, 1978.
BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, 2000.
BLANCO, Lorenzo A. El planeamiento: práctica de relaciones públicas. Buenos Aires: Ugerman Editor, 2000.
BORDENAVE, Juan; CARVALHO, Horácio Martins. Comunicação e planejamento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
CARVALHO, Horácio Martins. Introdução à teoria do planejamento. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1979.
DI SERIO, Luiz Carlos; VASCONCELLOS, Marcos Augusto  de. Estratégia e competitividade empresarial. São Paulo: Saraiva, 2009.
EVANGELISTA, Marcos Fernando. Planejamento de relações públicas. Rio de Janeiro: EDIOURO, 1983.
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos culturais, social, político, religioso e governamental. Petrópolis: Vozes, 1994.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro. São Paulo: Campus, 1995.
HEIJDEN, Kees van der. Cenários: a arte da conversação estratégica. Porto Alegre: Bookman,2004
HUDSON, Mike. Administrando organizações do terceiro setor: o desafio de administrar sem receita. São Paulo: Makron Books, 1999.
ILLESCAS, Washington. Como planear las relaciones públicas. Buenos Aires: Ediciones Macchi, 1995.
KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Obtendo resultados com relações públicas. 2. ed. revista e atualizada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
KUNSCH, Margarida M. Krohling; KUNSCH, Waldemar Luiz (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, 2007.
LUPPETI, Marcela. Planejamento de comunicação: São Paulo: Futura, 2000.
LUPPETI, Marcela. Administração em publicidade: a verdadeira alma do negócio. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
LUEKE, Richard. Estratégia. Harvard Business Essentials. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
MINTZBERG, Henry; AHLSSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
MORRISEY, George L. Pensamiento estratégico: planeación a largo plazo; planeación táctica. 3 v. México: Prentice-Hall, 1996.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 17.ed. revista e ampliada.São Paulo: Atlas, 2002.
PERI, Paul Capriotti. Planificación estratégica de la imagen corporativa. 1a. ed. Barcelona: Editorial Ariel, 1999.
PORTER, Michael; MONTGOMERY, Cynthia (org.). Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Campus.1998.
SILVEIRA, Júnior, Aldery. Planejamento estratégico como instrumento de mudança organizacional. Brasília: Editora UnB, 1996.
TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
VALLERIANO, Dalton L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Makron Books, 2001.
VASCONCELOS Filho, Paulo de. Planejamento e controle empresarial: uma abordagem sistêmica. Rio de Janeiro: LTC, 1983.
VASCONCELOS Filho, Paulo de. Planejamento empresarial: teoria e prática: leituras selecionadas. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
WILSON, Laurie J. Strategic program: planning for effective public relations campaigns. Third Edition. Dubuque: Kendall/ Hunt Publishing Company, 2000.
XIFRA, Jordi. Teoría y estructura de las relaciones públicas. Madri: Mc Graw Hill, 2003.
XIFRA, Jordi. Planificación estratégica de las relaciones públicas. Barcelona: Paidós, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0531

Clique para consultar o oferecimento para CRP0531

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP