Possibilitar ao aluno uma visão sistemática de planejamento, planejamento estratégico e planejamento de Relações Públicas. Introduzir os principais conceitos e abordagens sobre gestão estratégica. Apresentar a metodologia para o desenvolvimento e implementação do planejamento em nível estratégico. Demonstrar como se desenvolve o processo de elaboração de um plano estratégico de comunicação organizacional. Demonstrar como se desenvolve o processo de elaboração de executar planos, programas específicos da área de Relações Públicas.
A disciplina apresenta os processos de desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico e discute as diferentes visões existentes no campo da Administração a respeito do processo de formulação e implementação da estratégia empresarial. Além disso, contempla aspectos conceituais e práticos de planejamento de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, permitindo aos alunos a compreensão de planos, projetos e programas como instrumentos e materialização do planejamento.
1. Planejamento estratégico, pensamento estratégico e gestão estratégica. 2. Planejamento: conceituação geral e abrangência 3. Processo do planejamento estratégico: a) Missão, visão e valores: diretrizes organizacionais. b) Análise estratégica: análise dos ambientes externo, competitivo e interno. c) Formulação e implementação da estratégia. d) Elaboração dos planos tático e operacional. 4. Plano, projeto e programa: conceitos e dimensões. 5. Plano estratégico de Comunicação Organizacional para o setor corporativo, organizações governamentais e do terceiro setor. 6. Planejamento de Relações Públicas: funções básicas, finalidades e tipos. 7. Fases do processo do planejamento de Relações Públicas: a) Briefing b) Mapeamento e estudos dos públicos c) Análise estratégica e benchmarking d) Pesquisas e auditorias em Relações Públicas e comunicação organizacional e) Diagnóstico f) Programas de ação g) Avaliação e mensuração de resultados em Relações Públicas 8. Programas específicos de Relações Públicas: técnicas de planejamento e execução.
Básica COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para empresa que queremos. 2ª. Ed.São Paulo: Saraiva, 2007. KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. (revista ampliada e atualizada). São Paulo: Summus, 2003. MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Trad. de Maria Adelaida e Carpigiani. Porto Alegre: Bookman, 2004. Complementar ALBUQUERQUE, Adão Eunes. Planejamento das relações públicas. Porto Alegre: Acadêmica, 1983. ANSOFF, H. Igor; MACDONNEL, Edward. Implantando a administração estratégica. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 1993. ACKOFF, Russel. Planejamento empresarial. Rio de Janeiro: LTC, 1978. BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, 2000. BLANCO, Lorenzo A. El planeamiento: práctica de relaciones públicas. Buenos Aires: Ugerman Editor, 2000. BORDENAVE, Juan; CARVALHO, Horácio Martins. Comunicação e planejamento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. CARVALHO, Horácio Martins. Introdução à teoria do planejamento. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1979. DI SERIO, Luiz Carlos; VASCONCELLOS, Marcos Augusto de. Estratégia e competitividade empresarial. São Paulo: Saraiva, 2009. EVANGELISTA, Marcos Fernando. Planejamento de relações públicas. Rio de Janeiro: EDIOURO, 1983. GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos culturais, social, político, religioso e governamental. Petrópolis: Vozes, 1994. GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2000. HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro. São Paulo: Campus, 1995. HEIJDEN, Kees van der. Cenários: a arte da conversação estratégica. Porto Alegre: Bookman,2004 HUDSON, Mike. Administrando organizações do terceiro setor: o desafio de administrar sem receita. São Paulo: Makron Books, 1999. ILLESCAS, Washington. Como planear las relaciones públicas. Buenos Aires: Ediciones Macchi, 1995. KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Obtendo resultados com relações públicas. 2. ed. revista e atualizada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. KUNSCH, Margarida M. Krohling; KUNSCH, Waldemar Luiz (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, 2007. LUPPETI, Marcela. Planejamento de comunicação: São Paulo: Futura, 2000. LUPPETI, Marcela. Administração em publicidade: a verdadeira alma do negócio. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. LUEKE, Richard. Estratégia. Harvard Business Essentials. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. MINTZBERG, Henry; AHLSSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000. MORRISEY, George L. Pensamiento estratégico: planeación a largo plazo; planeación táctica. 3 v. México: Prentice-Hall, 1996. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 17.ed. revista e ampliada.São Paulo: Atlas, 2002. PERI, Paul Capriotti. Planificación estratégica de la imagen corporativa. 1a. ed. Barcelona: Editorial Ariel, 1999. PORTER, Michael; MONTGOMERY, Cynthia (org.). Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Campus.1998. SILVEIRA, Júnior, Aldery. Planejamento estratégico como instrumento de mudança organizacional. Brasília: Editora UnB, 1996. TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000. VALLERIANO, Dalton L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Makron Books, 2001. VASCONCELOS Filho, Paulo de. Planejamento e controle empresarial: uma abordagem sistêmica. Rio de Janeiro: LTC, 1983. VASCONCELOS Filho, Paulo de. Planejamento empresarial: teoria e prática: leituras selecionadas. Rio de Janeiro: LTC, 1982. WILSON, Laurie J. Strategic program: planning for effective public relations campaigns. Third Edition. Dubuque: Kendall/ Hunt Publishing Company, 2000. XIFRA, Jordi. Teoría y estructura de las relaciones públicas. Madri: Mc Graw Hill, 2003. XIFRA, Jordi. Planificación estratégica de las relaciones públicas. Barcelona: Paidós, 2005.