Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0532 - Práticas Laboratoriais em Eventos
Laboratory Practices in Events

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Fornecer informações teóricas e técnicas a fim de desenvolver atividades práticas que capacitem o aluno a criar, planejar e organizar eventos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3207037 - Luiz Alberto Beserra de Farias
 
Programa Resumido
Planejamento e operacionalização de um evento: elaboração do projeto do evento, captação de recursos, divulgação do evento, cerimonial e protocolo, avaliação de resultados.
 
 
 
Programa
1. Eventos como estratégia de comunicação dirigida 2. Conceituação de Eventos 3. Classificação (motivo, gênero, dimensão, espécie, tipo de público) 4. Terminologia 5. Projeto/Proposta de eventos 6. Estrutura Básica de Eventos (denominação, data, duração, local, espaço físico, horário) 7. Tipologia (eventos isolados, expositivos, de encontro, culturais, esportivos, sociais, solenidades) 8. Fases de um Evento (concepção, pré-evento, trans-evento, pós-evento) 9. Planejamento (Levantamento de briefing, fatores previsíveis e imprevisíveis, definição dos objetivos, identificação do público alvo, estabelecimentos das estratégias, comunicação do evento, identificação dos recursos) 10. Operacionalização (implantação, ferramentas de trabalho) 11. Captação de Recursos 12. Cerimonial 13. Protocolo 14. Etiqueta corporativa 15. Avaliação de resultados
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, trabalhos em grupo, seminários, análise de casos, visitas técnicas, atividade prática: realização de evento anual- Encontro de Relações Públicas.
Critério
Trabalhos em grupo, trabalhos individuais e provas.
Norma de Recuperação
Prova individual.
 
Bibliografia
     
ANDREUCCI, S. Política cultural e patrocínio. IN: FARIAS, L. A. de. (org.) Relações públicas estratégicas. São Paulo: Summus, 2011. BUENO, W. da C. Comunicação empresarial - teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003. CESCA, C. G. G. Organização de eventos - manual para planejamento e execução. 2a. ed. São Paulo: Summus, 1997. EGGER-MOELLWALD, L. e EGGER-MOELLWALD, D. Etiqueta, cerimonial e protocolo. São Paulo: Cengage, 2014. FARIAS, L. A. B. de. "Relacionamento nas organizações". In Communicare Revista de Pesquisa. Vol. 1. No. 1. FERREIRA, W. "Comunicação dirigida: instrumento de relações públicas". In KUNSCH, M. M. K. (org.) Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pìoneira, 2006. FORTES, W. G. Relações Públicas - processo, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo: Summus, 2003. FORTES, W. G. e SILVA, M. B. R. Eventos. São Paulo: Summus, 2011. GIÁCOMO, C. Tudo acaba em festa. São Paulo: Summus, 2007. GOMES, S. O mestre de cerimônias. Brasília: Ed do Autor, 2006. GRACIOSO, F. Propaganda institucional - nova arma estratégica da empresa. São Paulo: Atlas, 1995. KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Edição revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Summus, 2003. MANUAL DE EVENTOS. Brasília: Senado Federal, 2007. MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996. MUYLAERT, R. Marketing cultural e Comunicação dirigida. São Paulo: Globo, 1994. PINHO, J. B. Publicidade e vendas na internet. São Paulo: Summus, 2000. ROGERS, T. e MARTIN, V. Eventos: planejamento, organização e mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. SALGADO, P. R. Protocolo, cerimonial e etiqueta em eventos. São Paulo: Paulus, 2010. TORQUATO, G. Cultura, poder, comunicação e imagem. São Paulo: Pioneira, 2003. TERRA, C. Relações públicas na era dos megafones digitais. IN: FARIAS, L. A. de. (org.) Relações públicas estratégicas. São Paulo: Summus, 2011.
 

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