Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0534 - Relacionamento com as Mídias e Opinião Pública
Relationship with Media and Public Opinion

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Desenvolver, juntamente com a classe, as teorias e as técnicas de criação e de manutenção das relações com a mídia e seus componentes, instrumentalizando e dando aos alunos a possibilidade de atuar e gerenciar nos diversos processos de veiculação de informações institucionais e no gerenciamento de situações ligadas à mediação entre organizações/ instituições e mídia. E ainda analisar os conceitos de opinião pública, refletir sobre o seu desenvolvimento e o seu significado social na contemporaneidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3207037 - Luiz Alberto Beserra de Farias
 
Programa Resumido
A atividade do profissional de relações públicas tem como diferencial a harmonização dos interesses da organização com a opinião pública e com os formadores desta, em especial a imprensa. A atividade de criação e manutenção de estratégias de relacionamento com a mídia é diferencial na ação planejada estrategicamente da profissão de relações públicas. A disciplina, assim, pode buscar dar a preparação cognitiva e de habilidades a esse futuro profissional de compreensão dos processos de formação das opiniões e sua ampliação para a formação da opinião pública, construindo bases de entendimento dos processos de relacionamento.
 
 
 
Programa
1. Opinião: conceito e representação 2. Teoria da opinião pública 3. Opinião em redes sociais digitais 4. Relações Públicas com as diferentes mídias 5. Mídia e sua influência na formação da opinião dos diversos públicos 6. Relações com a Imprensa 7. Características da mídia na atualidade, e sua inserção no mercado. 8. Ferramentas de divulgação 9. Redação de matérias para a mídia impressa 10. Organização de entrevistas coletivas. 11. Relações com a mídia em situações de crise. 12. Integração no relacionamento entre jornalistas e profissionais de Relações Públicas. 13. Entrevistas individuais 14. Entrevistas individuais e coletivas 15. Media training
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas ilustradas com recursos de vídeo, gravações de imagens e textos impressos. Discussão em grupo para análise de casos do relacionamento das organizações com a imprensa. Simulação de entrevistas.
Critério
Atividades de laboratório. Elaboração de Trabalho final. Prova.
Norma de Recuperação
Prova.
 
Bibliografia
     
DI FELICE, M. (org.). Do público para as redes. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. DUARTE, J. (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003. FARIAS, L. A. de. A literatura de relações públicas - produção, consumo e perspectivas. São Paulo: Summus, 2004. KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada - edição revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Summus, 2003. KELLNER, D. A cultura da midia. Florianópolis: Edusc, 2001. LIPPMANN, W. Opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2010. MERTON, R. K. E LAZARSFELD, P. Comunicação de massa, gosto popular e a organização da ação social. In LIMA, L. C. (org.) Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. NOGUEIRA, N. Media training - melhorando as relações da empresa com os jornalistas - de olho no fim da comunicação social. São Paulo: Sultura, 1999. RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre:Sulina, 2009. ROSA, M. A era do escândalo – lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem. São Paulo: Geração Editorial, 2003. ROSA, M. A reputação na velocidade do pensamento: imagem e ética na era digital. São Paulo: Geração Editorial, 2006. SAAD CORRÊA, E. Comunicação digital e novas mídias institucionais. In KUNsch, M. M. K. (org.) Comunicação organizacional - histórico, fundamentos e processos. Vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2009. SAAD CORRÊA, E. Estratégias 2.0 para a mídia digital: internet, informação e comunicação. São Paulo: Senac, 2008. SANTOS, Rogério. A negociação entre jornalistas e fontes. Coimbra: Minerva, s/d. WOLF, M. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0534

Clique para consultar o oferecimento para CRP0534

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP