Fornecer subsídios críticos para análise e avaliação de peças de comunicação visual, visando o gerenciamento da comunicação organizacional. Apresentar panorama sobre os principais programas de diagramação visual, bem como das técnicas de impressão e produção gráfica. Transmitir noções de sintaxe visual e conceitos básicos da história do design. Fornecer conhecimentos técnicos para o desenvolvimento da criação visual de peças de comunicação.
Visão geral dos conceitos e técnicas de design visual e a produção gráfica aplicada à comunicação organizacional em publicidade e propaganda e relações públicas. Conhecimento de programas gráficos e métodos de impressão.
1. As artes gráficas e as técnicas de design visual em publicidade e relações públicas: principais demandas e produtos. 2. Identidade Visual e seus desdobramentos: apresentação de exemplos de produção organizacional no campo da comunicação visual das organizações. 3. Introdução à história do design: conceitos e estilos gráficos. 4. Noções de Sintaxe Visual e Diagramação. 5. Elementos básicos de tipografia. 6. Introdução aos programas gráficos: usos e aplicações. 7. Programas gráficos: interações e principais ferramentas. 8. Ferramentas para desenho e edição de texto em programas gráficos. 9. Manipulação fotográfica e desenvolvimento de ilustração. 10. Aspectos técnicos da cor em produção gráfica. Sistemas cromáticos para impressão e meio digital. 11. Edição de imagens: conceitos básicos. 12. Métodos de impressão: offset, rotogravura, serigrafia e impressão digita. 13. Papel e outros suportes para impressão: tipos, formatos, gramaturas, acabamentos e aplicações gráficas. 14. Desenvolvimento de projeto gráfico. 15. Finalização e apresentação de projetos.
BAER, Lorenzo. Produção gráfica. São Paulo: Senac, 1995. BERGSTRÖM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Edições Rosari, 2009. BHASKARAN, Lakshmi et. RAIMES, Jonathan. Design Retrô: 100 anos de design gráfico. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007. CARRAMILLO Neto, Mário. Produção Gráfica II. Papel, tinta, impressão e acabamento. São Paulo, Global, 1997. CAUDURO, João Carlos. Contato imediato com produção gráfica. São Paulo:Global, 1997. CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. COLLARO, Antonio Celso. Produção Gráfica. Arte e técnica da mídia impressa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. CRAIG, James. Produção Gráfica. São Paulo: Mosaico/ Edusp, 1980. FIELL, Peter & Charlotte. Contemporary Graphic Design. Köln: Taschen, 2007. GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design Gráfico: do invisível ao ilegível. São Paulo: Edições Rosari, 2008. HOLLIS, Richard. Design Gráfico: Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000. HURLBURT, ALLEN. Layout, o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999. SAMARA, Timothy. Guia de Tipografia. Porto Alegre: Bookman, 2011. WEIL, Alain. O Design Gráfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. WILLIAMS, Robin- Design Para Quem Não é Designer- São Paulo- Callis- 1995.