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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0540 - Gestão e Produção Cultural
Cultural Management and Production

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Apresentar um outro campo de trabalho para o profissional de Relações Públicas: o de Produtor e Gestor Cultural.
Instigar o interesse pela cultura de nosso país e de outros conseqüentemente.
Aumentar o repertório cultural do corpo discente.
Avaliar as relações que a cultura tem com nossa visão de mundo.
Diferenciar o marketing cultural do marketing social.
Enquadrar o marketing cultural como uma estratégia no composto da Comunicação Integrada.
Entender o que é projeto cultural e exercitar o seu planejamento no âmbito da disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1784661 - Valéria de Siqueira Castro Lopes
 
Programa Resumido
Princípios da História da Arte: da arte ocidental da modernidade à contemporaneidade. Relações entre produção artística e contexto social, político e econômico. Arte e cultura no Brasil. Panorama histórico da cultura no Brasil. Política cultural no Brasil. Relação entre arte e comunicação. Mecenato e patrocínio cultural. Projetos culturais em Relações Públicas. Gestão Cultural e o gestor cultural. Produção Cultural e o produtor cultural. Relações entre Gestão e Produção Cultural.
 
 
 
Programa
1.	Princípios da História da Arte.
2.	A questão estética e a obra-prima.
3.	Definição de cultura.
4.	Histórico do marketing cultural.
5.	Fatores impulsionadores do marketing cultural
6.	Formas de apoio e financiamento cultural(mecenato, doação, patrocínio)
7.	O produtor e o gestor cultural.
8.	Os investidores e o financiamento.
9.	Política cultural e contribuição social.
10.	Responsabilidade social.
11.	Elaboração e avaliação do projeto cultural.
12.	Deficiências detectadas.
13.	O caso brasileiro, sua história e suas leis.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Aulas interativas. Leitura dirigida. Análise de cases. Elaboração de proposta de projeto cultural.
Critério
Seminários. Trabalhos escritos. Prova individual e sem consulta. Participação em aula.
Norma de Recuperação
Trabalho.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
BRANT, Leonardo. Mercado cultural: investimento social, formatação e venda de projetos, gestão de patrocínio, política cultural. São Paulo: Escrituras, 2001.
FILHO, Flavi Ferreira Lisboa, et al. Gestão e Produção Cultural. Curitiba: Appris, 2017.
MALAGODI, Maria Eugênia; CESNIK, Fábio de Sá. Projetos culturais: elaboração, administração, aspectos legais, busca de patrocínio. 2ª edição. São Paulo: Escrituras, 1999.
MELO NETO, Francisco Paulo de. Marketing de patrocínio. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Cultura e políticas culturais. Rio de Janeiro, Azougue, 2011.
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
SOUZA, Gerson Martins de; PEREIRA, José Tarcísio. Cultura popular. Brasília, Projeção, 2014.

Bibliografia Complementar
COSTA, Cristina. Questões de arte. São Paulo: Moderna, 1999.
GOMBRICH, E. História geral da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
GREENBERG, C. Arte e cultura. São Paulo: Ática, 1996.
HARRISON, Charles. Modernismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
INSTITUTO CULTURAL CIDADE VIVA. Perfil de empresas patrocinadoras. Rio de Janeiro: Eximpre, 2001.
INSTITUTO ALVORADA BRASIL. Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas. Brasília:Instituto Alvorada Brasil, 2014.
MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Marketing cultural: características, novidades e seu uso como política de comunicação institucional. São Paulo: ECA-USP, tese de doutorado.
MUYLAERT, Roberto. Marketing cultural, comunicação dirigida. São Paulo: Globo, 1993.
PARÉS I MAICAS, Manuel. La nueva filantropía y la comunicación social: mecenazgo, fundación y patrocinio. Barcelona: Escuela Superior de Relaciones Públicas, Promociones y Publicaciones Universitárias, 1994.
REIS, Ana Carla Fonseca. Marketing cultural e financiamento da cultura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
VAZ, Gil Nuno. Marketing institucional: o mercado de ideias e imagens. São Paulo: Pioneira, 1995.
ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. Vol 1 e 2. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1983.
 

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