Apresentar um outro campo de trabalho para o profissional de Relações Públicas: o de Produtor e Gestor Cultural. Instigar o interesse pela cultura de nosso país e de outros conseqüentemente. Aumentar o repertório cultural do corpo discente. Avaliar as relações que a cultura tem com nossa visão de mundo. Diferenciar o marketing cultural do marketing social. Enquadrar o marketing cultural como uma estratégia no composto da Comunicação Integrada. Entender o que é projeto cultural e exercitar o seu planejamento no âmbito da disciplina.
Princípios da História da Arte: da arte ocidental da modernidade à contemporaneidade. Relações entre produção artística e contexto social, político e econômico. Arte e cultura no Brasil. Panorama histórico da cultura no Brasil. Política cultural no Brasil. Relação entre arte e comunicação. Mecenato e patrocínio cultural. Projetos culturais em Relações Públicas. Gestão Cultural e o gestor cultural. Produção Cultural e o produtor cultural. Relações entre Gestão e Produção Cultural.
1. Princípios da História da Arte. 2. A questão estética e a obra-prima. 3. Definição de cultura. 4. Histórico do marketing cultural. 5. Fatores impulsionadores do marketing cultural 6. Formas de apoio e financiamento cultural(mecenato, doação, patrocínio) 7. O produtor e o gestor cultural. 8. Os investidores e o financiamento. 9. Política cultural e contribuição social. 10. Responsabilidade social. 11. Elaboração e avaliação do projeto cultural. 12. Deficiências detectadas. 13. O caso brasileiro, sua história e suas leis.
Bibliografia Básica BRANT, Leonardo. Mercado cultural: investimento social, formatação e venda de projetos, gestão de patrocínio, política cultural. São Paulo: Escrituras, 2001. FILHO, Flavi Ferreira Lisboa, et al. Gestão e Produção Cultural. Curitiba: Appris, 2017. MALAGODI, Maria Eugênia; CESNIK, Fábio de Sá. Projetos culturais: elaboração, administração, aspectos legais, busca de patrocínio. 2ª edição. São Paulo: Escrituras, 1999. MELO NETO, Francisco Paulo de. Marketing de patrocínio. Rio de Janeiro: Sprint, 2000. RUBIM, Antônio Albino Canelas. Cultura e políticas culturais. Rio de Janeiro, Azougue, 2011. SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006. SOUZA, Gerson Martins de; PEREIRA, José Tarcísio. Cultura popular. Brasília, Projeção, 2014. Bibliografia Complementar COSTA, Cristina. Questões de arte. São Paulo: Moderna, 1999. GOMBRICH, E. História geral da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1980. GREENBERG, C. Arte e cultura. São Paulo: Ática, 1996. HARRISON, Charles. Modernismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. INSTITUTO CULTURAL CIDADE VIVA. Perfil de empresas patrocinadoras. Rio de Janeiro: Eximpre, 2001. INSTITUTO ALVORADA BRASIL. Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas. Brasília:Instituto Alvorada Brasil, 2014. MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Marketing cultural: características, novidades e seu uso como política de comunicação institucional. São Paulo: ECA-USP, tese de doutorado. MUYLAERT, Roberto. Marketing cultural, comunicação dirigida. São Paulo: Globo, 1993. PARÉS I MAICAS, Manuel. La nueva filantropía y la comunicación social: mecenazgo, fundación y patrocinio. Barcelona: Escuela Superior de Relaciones Públicas, Promociones y Publicaciones Universitárias, 1994. REIS, Ana Carla Fonseca. Marketing cultural e financiamento da cultura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. VAZ, Gil Nuno. Marketing institucional: o mercado de ideias e imagens. São Paulo: Pioneira, 1995. ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. Vol 1 e 2. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1983.