Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0541 - Práticas Laboratoriais em Comunicação na Administração Pública
Laboratory Practices in Communication in Public Administration

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a elaborar planos, programas e projetos de Relações Públicas que se adequem às políticas, as diretrizes e aos objetivos da comunicação da administração municipal e estadual direta ou indireta.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1218637 - Mariângela Furlan Haswani
 
Programa Resumido
Planos, programas e projetos de Relações Públicas adequados às políticas, às diretrizes e aos objetivos da comunicação da administração municipal e estadual direta e indireta.
 
 
 
Programa
1. Análise organizações públicas 2. Análise do papel das organizações públicas na comunidade 3. Planejamento da comunicação governamental: políticas e estratégias 4. Campanhas públicas e parcerias entre o público e o privado
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas, leitura dirigida, atividades em classe.
Critério
Trabalho em grupo, atividades em classe, prova.
Norma de Recuperação
Trabalho em grupo, atividades em classe, prova.
 
Bibliografia
     
Básica: ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Administração de Relações Públicas no governo. São Paulo: Loyola, 1982. KOTLER, P., HAIDER , D. H. e REIN, I. Marketing público. São Paulo: Makron, 1995. MATOS, H.. Comunicação pública, democracia e cidadania. Revista Líbero, ano 2, no. 3/4, 1999. MATOS, H.. Comunicação pública e comunicação global. Revista Líbero, ano 3, no. 6, 2000. NOVELLI, A. L. Relações Públicas Governamentais: ação para a cidadania. Site do Conferp, março de 2003 (www.conferp.org.br) TORQUATO , Gaudêncio. Marketing e comunicação na administração pública. Disponível em www.polistar.com/brasil/adm.publica/publica/htm. Acesso em 2000. TORQUATO , Gaudêncio. Marketing político e governamental. São Paulo: Summus, 1985. TORQUATO , Gaudêncio. Comunicação empresarial/comunicação institucional. São Paulo: Summus, 1986. Complementar: IIZURRIETA, R. ,PERINA, ARTERTON, C. Estratégias de comunicación para gobiernos. Buenos Aires:: La Crujia, 2002. GRANDI, Roberto. La Comunicazione Publica: teorie, casi, profili normativi. Roma: Carocci, 2ed. 2002 KRAEMER, K. L. e DEDRICK, J. Computing and public organizations.. Journal of Public Administration Research and Theory. 7, 1:89-112, 1997. OSBORNE, D e GAEBLER, T. Reinventando o governo: como o espírito empreendedor está transformando o setor público. 7a ed. Brasília: MH Comunicações, 1995. ZÉMOR, Pierre. La communication publique. Paris: Presses Universitaires de France, 3ed. 2005.
 

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