Propiciar aos alunos de Relações Públicas conhecimentos teóricos do campo das Narrativas e suas Interfaces - dentre elas, a Memória Organizacional, da História e da Antropologia - e de suas utilizações nas organizações e na sociedade. Com o objetivo de capacitá-los de maneira teórica e prática para o entendimento do papel das Narrativas no contexto dos relacionamentos sociais e suas inúmeras questões públicas.
Apresentação dos conhecimentos teóricos básicos da produção de narrativas e suas utilizações nas organizações e na sociedade. Com o objetivo de preparar os alunos para o entendimento das questões técnicas, éticas e estéticas que envolvem a produção de narrativas na atualidade. Além da produção de narrativas a partir de depoimentos de vida e outros métodos da História Oral.
1. História e Memória Organizacional como marco referencial nas narrativas organizacionais. História e Memória Institucional no Brasil. 2. História e Memória Institucional como estratégia de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Abordagens afetivas e humanização da comunicação. 3. Centros de Documentação e Memória e acervos. 4. A Gestão digital da História e da Memória Institucional. 5. As produções digitais colaborativas, coletivas e comunitárias de conteúdos históricos e o fortalecimento dos relacionamentos organizacionais com comunidades e sociedade. 6. As Perspectivas para a comunicação organizacional, Relações Públicas, História e Memória Institucional. 7. A Análise de programas de História e Memória Institucional no contexto de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 8. O Projeto Memórias Ecanas.
ACERVO de vídeos do Projeto Memórias Ecanas. BENJAMIN, Walter. O Narrador. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1990. BERGSON, Henri. matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999. BOM MEIHY, J.C.S. Definindo história oral e memória. Cadernos CERU. São Paulo:CERU, nº 5, série 2, 1994. BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992. CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2000. HALLIDAY, Tereza. A missão do retor. Revista Comunicação Empresarial, São Paulo, Aberje, n. 29, 1998. ______. A retórica das multinacionais: a legitimação das organizações pela palavra. São Paulo: Summus, 1987. HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. São Paulo: Tempo Brasileiro, 1984a. ______. HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción comunicativa: racionalidad de la acción y racionalización social. Vol. 1. Racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1996. McLUHAN, Marshall. McLuhan por McLuhan: conferências e entrevistas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. NASSAR, Paulo (org). Memória de empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações. São Paulo: Aberje, 2004. NASSAR, PAULO. Relações Públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2012. REY, Marcos. O roteirista profissional. São Paulo: Ática, 2003. SEGALEN, MARTINE. Ritos e Rituais. Martins: Publicações Europa-América, 2000.