Estudar o papel das Relações Públicas internacionais no contexto da globalização; Identificar os fenômenos que estão provocando as transformações mundiais e influindo nas práticas de Relações Públicas internacionais; Comparar as práticas de Relações Públicas entre diferentes países aplicando os princípios específicos da Teoria Global de Relações Públicas; Compreender a importância da pesquisa formativa e avaliativa nos programas de Relações Públicas internacionais; Realizar, mediante o uso da internet, pesquisas em organizações de diferentes países, seja pela análise da "web page", da análise de conteúdo das mensagens institucionais ou de entrevistas com os responsáveis pelo departamento de Relações Públicas.
As Relações Públicas Globais são uma especialidade da profissão de Relações Públicas. Essa especialidade trata de estabelecer estratégias de comunicação adequadas às realidades locais e regionais. Debate a globalização como fenômeno que influi na gestão empresarial e comunicacional das organizações, assim como as teorias de internacionalização de empresas. Analisam os contextos econômicos, políticos, sociais e culturais para a identificação de características e modelos de gestão, de poder, de comunicação nas organizações vistas como sistemas vivos. Trata dos estudos comparativos da comunicação em diferentes contextos organizacionais e suas interfaces com a estrutura e a gestão do negócio.
1. Definição das Relações Públicas Internacionais; 2. Abrangência, objetivos e finalidades das Relações Públicas Internacionais; 3. A importância do fenômeno da globalização nos processos de comunicação; 4. A cultura como variável independente na análise da sociedade, das organizações e no relacionamento interpessoal; 5. A comunicação intercultural e o impacto da diversidade; 6. O papel das Relações Públicas Internacionais na administração da diversidade; 7. Possibilidades de um modelo multinacional de Relações Públicas excelentes; 8. O Tratado do Mercosul: integração das políticas de comunicação e a preservação dos traços culturais locais.
Básica: ADLER, Nancy J. Organizational Behavior. 3ª edição, Ohio, South-Western College Publishing, 1997. COX, Taylor Jr. Cultural Diversity in Organizations: theory, research and practice. San Francisco, Berret-Koehler, 1993. CULBERTSON, H. M. e Chen, N. (eds.) International Public Relations: a comparative analysis. Mahwah, NJ, Lawrence Erlbaum, 1996. GRUNIG, James E. (org.) Excellence in Public Relations and Communication Management. New Jersey, Lawrence Erlbaum, 1992. IANNI, Otávio. Teorias da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. MOTTA, Fernando P. C. e Caldas, Miguel P. Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo, Atlas, 1997. SCHEIN, Edgar H. Guia de sobrevivência da cultura corporativa. Rio de Janeiro, José Olympio, 2001. Complementar: BASKIN, Otis e ARONOFF, Craig. Public Relations: the profession and the practice. 3a. edição, EUA, WCB Editores, 1992. BLACK, Sam. Casos de Relaciones Públicas Internacionales. Barcelona, Ediciones Gestión 2000, 1993. FERRARI, Maria Aparecida. A influência dos valores organizacionais na determinação da prática e do papel dos profissionais de relações públicas: estudo comparativo entre organizações do Brasil e do Chile. São Paulo, 2000. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - ECA-USP. KUNSCH, Margarida M. K. Relações Públicas e Modernidade. São Paulo, Summus, 1997. Lloyd, Herbert e Lloyd, Peter. Relações Públicas: as técnicas de comunicação no desenvolvimento da empresa. 3ª edição, Lisboa, Editorial Presença, 1995. MACHADO, Jorge Alberto. La Globalización (des)controlada: crisis globales, desajustes económicos e impactos locales. São Paulo: Tendenz; Bauru: Praxis, 2003. MARTINS, Ives Gandra da Silva. A era das contradições: desafios para o novo milênio. São Paulo: Futura, 2000. VERCIC, Dejan; Moss, Danny & MacManus, Toby. Public Relations Research: na international perspective. London, International Thomson Business Press, 1997. WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Bauru, EDUSC. 2000. WILCOX, Dennis et. al. Relaciones Públicas, estratégias y tácticas. 6ª edição, Madrid, Pearson Educación S. A., 2001.