Fomentar e desenvolver a percepção sobre as identidades individuais e de grupo, bem como ampliar as percepções acadêmicas e especialmente sensoriais a respeito da construção de identidades pessoais a partir das dinâmicas de poder e interação sociais, ampliando a percepção corporal e a acuidade performativa, além de focar em seus desdobramentos sócio-técnicos contemporâneos, bem como atuar para a experienciação de cenários diversos para a ressignificação do eu-agente através das teorias contemporâneas da comunicação.
Os aspectos identitário e performático da comunicação demandam, além do conhecimento teórico e técnico, a sensibilidade sensorial e dinâmica do ato interativo que integra não apenas a construção de uma complexa identidade, mas também seu caráter dialógico e negociado, e como tal, coletivo e grupal. Como fator crucial para a interiorização dos aprendizados está a ação performática e experimental que envolve o planejamento de novas formas comunicativas identitárias, bem como a conduta prática de relacionar os discursos constituintes dentro de práticas abertas e grupais para a complexificação condizente com a verossimilhança necessária para a elevação do discurso individual monodirecional à classe de discursos compartilhados. Desta forma, se buscará além da formação profissional ou acadêmica, o suporte à formação do sujeito comunicativo complexo, através da observação qualificada e da interação, para que esta sirva de base para a construção dos discursos transformadores da academia, mercado e sociedade. Serão aplicadas, portanto, aulas práticas e teóricas para ampliar os horizontes performativos dos alunos e participantes, em busca da auto-crítica e da observação. As aulas terão início com as bases teóricas do sujeito, rumando para sua relação com o grupo e chegando, por fim, nas experiências performativas. O pensamento não-linear e a criatividade estarão, a todo o momento, no centro do debate e da prática, diminuindo o aspecto restritivo disciplinar em detrimento do aspecto interdisciplinar em reflexo às dinâmicas antropológicas, sociológicas e psicológicas. Serão instituídos e utilizados um laboratório de criação identitária individual e um laboratório de criação identitária coletiva.
1. Comunicação Interpessoal: conceito, teoria e história; 2. Identidades contemporâneas: o individuo, o grupo, o território e a mídia; 3. Estruturas sociais: o grupo, o eu social e o eu performativo; 4. Gênese comportamental: mimesis e transformação; 5. O espetáculo contemporâneo: a mediatização do sujeito; 6. Identidades no século XXI: forjadas, impostas, construídas, libertárias; 7. O coletivo como agente: inclusão e exclusão no mediaverso simbólico; 8. Territórios demarcados: o domicilio, a cidade, os ambientes simbólicos e as redes telemáticas; 9. Os modelos mediáticos como condução das representações; 10. Celebridades e o espelhamento: duplicidades e intermediações; 11. A criação arte-mediática como afirmação do autor; 12. Histórias e narrativas: a curadoria da identidade; 13. Intervenção urbana e ativismo político; 14. A performance e o protagonismo do sujeito – autor; 15. Criatividade e ideação através da ação performativa: o individual, o grupal e o coletivo. Metodologia • Aulas do professor e de professores convidados • Práticas performativas com recursos multimeios; • Discussão e performance em grupo e individuais para análise de construção de identidades • Dinâmica discursiva • Atividades corporais de expressão • Co-criação e pensamento crítico
BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: PERSPECTIVA, 2009. DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. DESCHAMPS, J. A identidade em psicologia social: dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2014. GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: PAPIRUS, 2005. HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2008. JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009. ROSE, N. Inventando nossos selfs: psicologia, poder e subjetividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. TRIVINHO, E. Democracia cibercultural. São Paulo: Paulus, 2007. WOLF, M. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.