Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0548 - Oficina de Competências Profissionais em Relações Públicas
Professional Skills Workshop in Public Relations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Relacionar as teorias e princípios das práticas das Relações Públicas junto a um cliente real; Aplicar modelos e matrizes de Relações Públicas para analisar o cenário da empresa-cliente; Classificar e hierarquizar os públicos estratégicos da organização-cliente; Propor estratégias de comunicação para a organização-cliente; Desenvolver técnicas de aproximação com os líderes da organização-cliente, assim como com as agências consultoras; Trabalhar em conjunto com agências consultoras exercitando as práticas de resiliência, empatia, interação grupal; Desenvolver tarefas que possam ser avaliadas como competências, a saber: conhecimentos teóricos na prática cotidiana, habilidades de expressão oral e escrita e atitudes de empreender, inovar e trabalhar sob pressão interna ou externa ao grupo; Apresentar para a organização-cliente um projeto de comunicação que esteja afinado com as necessidades do cliente; Defender o projeto para comunicadores externos e justificar as ações levando em consideração o investimento destinado, a eficácia e os resultados obtidos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1366021 - Maria Aparecida Ferrari
 
Programa Resumido
A oficina de competências Profissionais de Relações Públicas é uma disciplina que trata de aplicar todos os conhecimentos teóricos e técnicos obtidos pelos alunos durante todo o curso universitário para uma organização real. Pretende-se proporcionar aos alunos a possibilidade de testar os conhecimentos, habilidades e atitudes diante uma situação real. Os objetivos, estratégias e avaliação da disciplina estão relacionados aos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a formação do futuro profissional de Relações Públicas. A conformação de agências consultoras, formadas por grupos de alunos, permitirá aos alunos interagirem intra e extra grupo experimentando a vivência de uma agência de comunicação junto a um cliente real. Cada grupo terá atividades complementares aos demais grupos e, mediante as etapas de atendimento ao cliente, os discentes serão colocados à prova. Semanalmente, junto ao docente, as agências consultoras estarão reunidas e trabalhando em conjunto segundo um roteiro previamente estabelecido. Mensalmente os alunos, por meio de uma planilha de competências, irão preencher individualmente o documento de auto avaliação, de acordo com os objetivos propostos. Conhecimentos serão testados, como: domínio de linguagens, redação e técnicas de comunicação, capacidade de integrar a teoria a prática, visão sistêmica do processo de comunicação e utilização de sistemas de avaliação e medição de resultados. As habilidades como criatividade, realização de assessorias de imprensa, empreendedorismo, produção visual e administração de controvérsias vão ser averiguadas de acordo com a proposta de trabalho de cada agência consultora. Atitudes como a curiosidade, comprometimento, resiliência, autonomia e ética também serão identificadas mediante as reuniões semanais, como pelas avaliações individuais dos alunos.
 
 
 
Programa
1. Análise de cenários e definição de indicadores de avaliação; 2. Análise estratégica dos fatores internos e externos; 3. Definição dos públicos estratégicos da organização; 4. Diagnóstico e proposta de Plano Estratégico de Comunicação; 5. Negociação e avaliação dos impactos do plano estratégico de comunicação; 6. Defesa e justificativa do plano junto ao cliente (cenário x investimentos x ações x eficácia x resultados).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desempenho semanal das agências consultoras; desempenho semanal de cada aluno em suas agências consultoras; auto avaliação dos alunos; proposta do Plano Estratégico de Comunicação; defesa do plano junto ao cliente; documento final a ser entregue.
Critério
Pré-banca: as agências consultoras apresentam a proposta do plano estratégico de comunicação para uma banca de comunicadores externos com o objetivo de averiguar acertos e problemas nas ações propostas. A atividade será realizada um mês antes do final da disciplina; Banca Final: defesa e justificativa do plano estratégico de comunicação para o cliente.
Norma de Recuperação
Avaliação individual.
 
Bibliografia
     
GRUNIG, J. E., FERRARI, M. A. e FRANÇA, F. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. 2ª. edição revisada e ampliada. São Caetano do Sul, Editora Difusão, 2011. FRANÇA, F. Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica. 3ª. edição. São Caetano do Sul, Editora Yendis, 2012. NETO, A. A., ALMEIDA, A., SOUZA, C. P. e ANDREASSI, T. Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios. São Paulo: Editora FGV, 2013. OLIVEIRA, D. de P. R. Planejamento Estratégico - Conceitos, Metodologia, Práticas. 33ª. edição, São Paulo, Editora Atlas, 2015. KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2ª. edição. São Paulo, Editora Summus, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0548

Clique para consultar o oferecimento para CRP0548

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP