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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0549 - Estágio Supervisionado
Supervised Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 7
Carga Horária Total: 210 h ( Estágio: 210 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Possibilitar a capacitação profissional do estudante do curso de Relações Públicas por meio de atividades práticas que permitam a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica tanto no âmbito teórico quanto técnico a contextos organizacionais e, por conseguinte, sua inserção no mercado de trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3207037 - Luiz Alberto Beserra de Farias
1784661 - Valéria de Siqueira Castro Lopes
 
Programa Resumido
O programa de estágio permite que o estudante conheça as diversas possibilidades de atuação profissional e o amplo campo de trabalho em relações públicas seja atuando em instituições e entidades públicas e privadas, empresas comerciais e prestadoras de serviços, indústrias em geral, agências promotoras de eventos, assessorias ou consultorias de comunicação e de relações públicas como algumas das possibilidades de inserção no mercado de trabalho que o aluno encontrará.
 
 
 
Programa
De acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares, publicadas na Resolução nº2/2013, em seu artigo 7º, o programa de estágio deve ser planejado e supervisionado por um membro docente do curso, profissional de relações públicas, com vistas a assegurar a consolidação e articulação das competências estabelecidas pelas DCN's nos artigos 4º e 5º para o perfil do egresso nos eixos de formação específica e geral. Dentre elas destacam-se:
a) entendimento do campo técnico-científico da comunicação, capaz de estabelecer visão sistêmica das políticas e estratégias de relacionamentos públicos; 
b) capacidade de articular, de forma interdisciplinar, as interfaces existentes nas diferentes áreas da comunicação, bem como de outros campos do saber, promovendo a integração teórico-prática; 
c) domínio das linguagens e das técnicas utilizadas no processo de comunicação e nas diversas mídias, articulando as dimensões de criação, produção e interpretação;

As atividades do plano de estágio devem possibilitar a aplicação de técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades específicas do campo técnico da atividade profissional de relações públicas como assessoria de imprensa, organização de eventos, cerimonial e protocolo, ouvidoria, comunicação interna, pesquisa de opinião pública e de mercado, planejamento e monitoramento de mídias digitais, "marketing content", propaganda institucional etc.

O acompanhamento e a supervisão do estágio curricular envolvem:
a)	Orientação às organizações sobre o desenvolvimento das atividades de estágio, com entrega de plano específico, sugestivo, para o desenvolvimento do estágio;
b)	Acompanhamento mensal e individual com os alunos sobre o desenvolvimento das atividades de estágio;
c)	Contato com os supervisores para solucionar situações-problemas;
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os docentes do curso atuam como supervisores conforme a área em que o aluno está estagiando.
Critério
São dois os instrumentos utilizados para o acompanhamento e avaliação do estagiário e das atividades por ele desenvolvidas: a) Relatório de estágio: cuja elaboração cabe ao próprio estagiário; b) Avaliação de desempenho do estagiário: a cargo dos supervisores das empresas e professor responsável pelo estágio curricular obrigatório com formulário fornecido pela universidade para preenchimento pela empresa.
Norma de Recuperação
Não será oferecida.
 
Bibliografia
     
MINITÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUÇÃO, CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretrizes Nacionais Curriculares do Curso de Graduação de Relações Públicas. Resolução nº2, 27 de setembro de 2013. DOU nº190 quarta-feira, 1º de outubro de 2013, Seção 1, Páginas 28/29.

Legislação Federal. Lei do Estágio, nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.
 

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