Entender o processo de criação de campanhas de comunicação com fins publicitários e de relações públicas, tendo como foco principal a função criativa e o papel do Diretor de Arte. Demonstrar a afinidade de trabalho do Diretor de Arte, na agência de propaganda, e do designer, no estúdio de design. Identificar as relações possíveis entre o texto e a imagem no design de anúncios e outros materiais de comunicação institucional ou voltada para o consumo. Analisar a evolução das peças de comunicação, do texto à imagem pura e a incorporação de elementos da imagem em movimento. Caracterizar o trabalho em agências de comunicação, apresentando suas variações e interrelacões entre as áreas de publicidade e propaganda, relações públicas, branding, comunicação em mídias sociais, etc. Descrever o fluxo de trabalho em empresas de comunicação: Atendimento, Planejamento, Mídia e Criação.
Aproximações e interrelações entre Publicidade e Relações Públicas: conexões com o design. A comunicação informativa, persuasiva e sedutora. Das campanhas de massa às possibilidades de interação com o consumidor individual. Direção de Arte e Estratégias criativas da mensagem publicitária e sua evolução. A história da Propaganda no Brasil, do ponto de vista da Direção de Arte. Desenvolvimento prático de criação de campanha de comunicação.
- Publicidade, Relações Públicas, Design e outras formas de comunicação: Definições e aproximações - Diversidade das agências de comunicação - Tipos de campanha de comunicação: comercial, varejo, institucional, educacional, cooperativa, incentivo de vendas, comunicação interna, etc. - Designer e Diretor de Arte: Diferenças e Afinidades - O enfoque dirigido e conceitual de Relações Públicas. O uso do design em ações institucionais. - Mensagem Publicitária: Estratégias/Persuasão. Evolução da linguagem publicitária – da persuasão à sedução. - Desenvolvimento de uma Campanha. A função do briefing e do plano de comunicação. - Relações Imagem x Texto. Processos semióticos e figuras de linguagem. - Linguagem Visual. Da importância da tipografia ao anúncio de pura imagem. - Publicidade não-convencional. Tridimensionalidade, interação sensorial, ações "below the line", performances promocionais, marketing de relacionamento, comunicação viral, etc. - Criação de campanhas de comunicação. Do conceito à finalização. - Apresentação de Campanhas
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