Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0551 - Design para a Comunicação
Communication Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Entender o processo de criação de campanhas de comunicação com fins publicitários e de relações públicas, tendo como foco principal a função criativa e o papel do Diretor de Arte. Demonstrar a afinidade de trabalho do Diretor de Arte, na agência de propaganda, e do designer, no estúdio de design. Identificar as relações possíveis entre o texto e a imagem no design de anúncios e outros materiais de comunicação institucional ou voltada para o consumo. Analisar a evolução das peças de comunicação, do texto à imagem pura e a incorporação de elementos da imagem em movimento. Caracterizar o trabalho em agências de comunicação, apresentando suas variações e interrelacões entre as áreas de publicidade e propaganda, relações públicas, branding, comunicação em mídias sociais, etc. Descrever o fluxo de trabalho em empresas de comunicação: Atendimento, Planejamento, Mídia e Criação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
923480 - Hugo Fernando Salinas Fortes Junior
 
Programa Resumido
Aproximações e interrelações entre Publicidade e Relações Públicas: conexões com o design. A comunicação informativa, persuasiva e sedutora. Das campanhas de massa às possibilidades de interação com o consumidor individual. Direção de Arte e Estratégias criativas da mensagem publicitária e sua evolução. A história da Propaganda no Brasil, do ponto de vista da Direção de Arte. Desenvolvimento prático de criação de campanha de comunicação.
 
 
 
Programa
- Publicidade, Relações Públicas, Design e outras formas de comunicação: Definições e aproximações
- Diversidade das agências de comunicação 
- Tipos de campanha de comunicação: comercial, varejo, institucional, educacional, cooperativa, incentivo de vendas, comunicação interna,  etc.
- Designer e Diretor de Arte: Diferenças e Afinidades
- O enfoque dirigido e conceitual de Relações Públicas. O uso do design em ações institucionais.
- Mensagem Publicitária: Estratégias/Persuasão. Evolução da linguagem publicitária – da persuasão à sedução.
- Desenvolvimento de uma Campanha. A função do briefing e do plano de comunicação.
- Relações Imagem x Texto. Processos semióticos e figuras de linguagem.
- Linguagem Visual. Da importância da tipografia ao anúncio de pura imagem.
- Publicidade não-convencional. Tridimensionalidade, interação sensorial, ações "below the line", performances promocionais, marketing de relacionamento, comunicação viral, etc.
- Criação de campanhas de comunicação. Do conceito à finalização.
- Apresentação de Campanhas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com análises de campanhas de comunicação. Indicações de bibliografias sobre o tema. Exercícios de Criação. Trabalho prático com supervisão semanal para criação e desenvolvimento em layouts de uma Campanha Publicitária, em todas as suas fases, incluindo a apresentação para o "cliente".
Critério
Participação nas aulas expositivas. Descritivo e layouts de peças da campanha publicitária. Participação individual na apresentação final da campanha publicitária.
Norma de Recuperação
A definir com o docente
 
Bibliografia
     
AQUINO, Victor (org.) A USP e a invenção da propaganda. 40 Anos depois. São Paulo: Fundac, 2002.
BARBOSA, Ivan Santo et PEREZ, Clotilde. Hiperpublicidade, v. 2. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em Propaganda. São Paulo: Summus, 2004.
BERGSTRÖM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Edições Rosari, 2009.
CÉSAR, Newton. Direção de arte em Propaganda. São Paulo: Futura, 2000.
CLARK, Sheree et. LYONS, Wendy.  Great Design using Non-Traditional Materials. Cincinatti, Ohio: North Light Books, 1996.
FORTES, Hugo. Peças gráficas publicitárias não-convencionais: conquistas estéticas da contemporaneidade. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, 2000.
HIMPE, Tom. La Publicidad ha muerto. Larga vida a la publicidade! Barcelon: Blume, 2007.
HOLLIS, Richard. Design Gráfico:uma história concisa. São Paulo, Martins Fontes, 2000.
HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Mosaico, 1980.
KUNSCH, Margarida Krohling. Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas
MELO, Chico Homem de. O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo, Cosac & Naify, 2006
NASSAR, Paulo. Tudo é comunicação. São Paulo: Lazuli, 2006
RIBEIRO, Júlio et. al. Tudo o que você gostaria de saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo, Atlas, 1985
SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried. Estratégias Semióticas da Publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
SANT‘ANNA, ARMANDO. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo, WILLIANS, Nancy. Paperwork. London, Phaidon, 1994.
Pioneira:Thomson Learning, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0551

Clique para consultar o oferecimento para CRP0551

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP