Geral: O objetivo dessa disciplina é apresentar as possibilidades de composição entre os campos do audiovisual. Dessa forma, os alunos poderão perceber a capacidade de mudança ou reafirmação de sentidos das imagens, efeito muito trabalhado em produções fílmicas. Outro objetivo da disciplina é preparar o aluno para reconhecimento dessa alteração de sentido quando da análise de fragmentos fílmicos/musicais, atividade essa importante no percurso do graduando. Específico: Em face das crescentes produções em meios de comunicação com suporte audiovisual, torna-se importante o esclarecimento da função técnica da música no filme e sua tentativa de reter a apreensão do espectador, assim como sua capacidade de despertar conteúdos passionais. Essa composição de estados patêmicos nas narrativas contemporâneas pode ser analisada e, futuramente, preparada pelo aluno, dando-lhes experiência sobre os conceitos sonoro-musicais.
Uma disciplina optativa que, além dos fatores técnicos e conceituais se estabiliza pela prerrogativa interdisciplinar, deverá abordar aulas expositivas e atividades práticas. Aulas práticas tentarão estimular a manipulação de composições audiovisuais ou a reedição de materiais existentes, indicando conceitos e variações relevantes. Os materiais podem ser produzidos através de softwares de fácil acesso e gratuitos, em baixa definição, estimulando o desenvolvimento com o sentido de fusão dos discursos fílmicos e sonoro/musicais. As abordagens expositivas deverão fornecer conteúdos conceituais, técnicos e históricos, indicando aos alunos os conteúdos críticos e bibliográficos necessários para a expansão do conhecimento.
1. História do som dos meios de comunicação áudio visuais; 2. Comparação de meios, épocas e técnicas de fusão fílmico/musicais; 3. Mudança na escuta através do suporte técnico; 4. Jingles, vinhetas e o áudio branding; 5. A construção da expectativa através do som ou da sua audiência; 6. Tipos de aplicação de músicas em filmes; 7. Construção narrativa musical; 8. Clichê e erudição: o pop e o clássico na edição audiovisual; 9. Música de suspense e aventura – análise; 10. Denotação e conotação na escolha das isotopias – análise; 11. O espaço fílmico e o espaço cultural; 12. O método arbitrário de composição e a formação de uma teoria; 13. Tipos e análises para música e para filmes.
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