Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0553 - Patrimônio Cultural e Turismo
Cultural Heritage and Tourism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivos capacitar o aluno a refletir e posicionar-se criticamente diante das apropriações do patrimônio cultural pelo turismo; entender a construção social do conceito de patrimônio; os processos de alargamento do universo dos bens a preservar/salvaguardar e identificar as relações de poder implícitas nos processos de produção de memórias e de esquecimentos, articulados pelas políticas de patrimônio e de turismo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5556076 - Clarissa Maria Rosa Gagliardi
 
Programa Resumido
Conceito, evolução teórico-prática e dimensões material e imaterial do patrimônio cultural; política patrimonial brasileira e mercado de turismo; bens culturais como vetores de turismo.
 
 
 
Programa
1. O que é patrimônio cultural? Conceito / gênese e a matriz francesa 2. Cartas patrimoniais: evolução teórico-prática, transformações do conceito de patrimônio e questões relativas à sua conservação 3. Dimensões material-imaterial do patrimônio cultural 4. Política patrimonial brasileira e aproximações simbólicas com o mercado turístico 5. Políticas patrimoniais, mercado turístico e interesses locais 6. Bens culturais como vetores do turismo 7. Especificidades das políticas de conservação/preservação e salvaguarda e interfaces com políticas de turismo 8. Da apologia à recriminação: discutindo os efeitos do aproveitamento turístico do patrimônio 9. Possibilidades e limites da comunicação-interpretação do patrimônio para o turismo 10. Análise crítica de produtos turísticos do segmento de turismo cultural
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teórico-expositivas, uso de recursos audiovisuais, leituras programadas, atividades extraclasse e trabalhos em sala.
Critério
A avaliação será feita a partir de um trabalho escrito em grupo acompanhado de seminário, prova escrita individual e participação nas aulas e atividades em sala.
Norma de Recuperação
Prova ou trabalho
 
Bibliografia
     
ARANTES, A. A. (2009), Sobre Inventários e outros Instrumentos de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível: ensaios de antropologia pública. Anuário Antropológico 2007-2008. RJ. CAMARGO, H. L. C. (2003) Dimensões históricas da construção do patrimônio e dos atrativos culturais para o turismo no Brasil. In: SINOPSES/USP/FAU, São Paulo, n. 29, abril/2003 ____ (2002). Patrimônio Histórico e Cultural. Coleção ABC do Turismo. SP: Aleph CHOAY, F. (2001). A Alegoria do Patrimônio. SP: Unesp. CHUVA, M. R. R. (2009). Os Arquitetos da Memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940), RJ: Editora UFRJ. FONSECA, M. C. L.s (2003). Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural in: ABREU, R. e CHAGAS, M. (orgs.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. RJ: DP&A GAGLIARDI, C. M. R. (2015) O Patrimônio Cultural como Atrativo Turístico. In: PANOSSO NETTO, A. e ANSARAH, M. G. R. (orgs.) Produtos Turísticos e Novos Segmentos de Mercado: planejamento, criação e comercialização. São Paulo: Manole. RODRIGUES, M. (2007). Preservar e Consumir: o patrimônio histórico e o turismo. In: FUNARI, P. Paulo e PINSKY, J. (orgs). Turismo e Patrimônio Cultural. SP: Contexto. ICOMOS. Carta de Turismo Cultural, 1976. UNESCO. Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, 2003. UNESCO. Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural, 1972
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0553

Clique para consultar o oferecimento para CRP0553

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP