Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0554 - Turismo, Cidade e Patrimônio: questões contemporâneas
Tourism, City and Heritage: contemporary issues

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Diante das questões contemporâneas que se colocam no processo de ressignificação dos bens patrimoniais pela indústria cultural, a disciplina visa analisar os impactos dos projetos de renovação urbana com interesses turísticos e patrimoniais, incluindo o estudo de experiências com diferentes enfoques e resultados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5556076 - Clarissa Maria Rosa Gagliardi
 
Programa Resumido
Origens e dimensões econômicas, socioculturais e políticas dos processos de requalificação do espaço urbano; musealização e patrimonialização do espaço urbano e turismo; Turismo e Grandes Projetos Urbanos; estudos de caso de áreas requalificadas.
 
 
 
Programa
1. Processos de requalificação do espaço urbano: origens e dimensões econômicas, socioculturais e políticas 2. Patrimônio cultural e contexto urbano: representação, turismo e vida urbana 3. Requalificação, reabilitação, gentrificação: musealização e patrimonialização do espaço urbano e turismo 4. Turismo e Grandes Projetos Urbanos 5. Grandes eventos como alavanca das cidades no cenário internacional 6. Ambientação histórica: problematizando a interpretação do patrimônio para o turismo 7. Turismo, globalização, território e a sociedade local como mediação 8. Estudos de caso: requalificação de áreas portuárias 9. Estudos de caso: requalificação do patrimônio industrial 10. Estudos de caso: requalificação de centros históricos
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso contempla aulas expositivas, leitura dirigida de textos, discussões em sala de aula com o estímulo ao protagonismo dos alunos na pesquisa, apresentação e desenvolvimento de temas que integram o programa.
Critério
A avaliação será feita a partir de um trabalho desenvolvido em pequenos grupos com o objetivo principal de analisar o papel do turismo nos processos de requalificação urbana. Os alunos deverão selecionar seu objeto a partir de uma experiência de refuncionalização do patrimônio com perspectiva de uso turístico.
Norma de Recuperação
Prova ou trabalho
 
Bibliografia
     
AGUIAR, L. B. (2016). O Programa de Cidades Históricas, o Turismo e a “Viabilidade Econômica” do Patrimônio (1973-1979). Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Vol. 24, no. 1. São Paulo, jan/abr. ARANTES, A. A. (2009) Patrimônio Cultural e Cidade. In: Fortuna, Carlos e Leite, Rogério Proença (orgs.). Plural de Cidades: novos léxicos urbanos. Coimbra: Almedina e CES. ARANTES, O. B. F. (2009) Uma Estratégia Fatal: a cultura nas novas gestões urbanas. In Arantes, Otília, Vainer, Carlos e Maricato, Ermínia. (org.). A Cidade do Pensamento Único: desmanchando consensos. RJ: Vozes. CARVALHO, M. e GAGLIARDI, C. M. R. e (2015) Megaprojetos, megaeventos, megalópole: a produção de uma nova centralidade em São Paulo. SP: Olho D’Água. HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo, Loyola, 1994. Cap. 4 O Pós-modernismo na cidade: arquitetura e projeto urbano. P. 69-96 LEITE, R. P. (2004) Contra-Usos da Cidade: lugares e espaço público na experiência urbana contemporânea. Campinas – SP: Editora da UNICAMP; Aracaju, SE: Editora UFS. MENESES, U. T. B. (2006) A cidade como bem cultural – áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance da preservação do patrimônio ambiental urbano. In: MORI, V. H. et al. (orgs.). Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: 9ª. SR/IPHAN. p.35-76. PAES-LUCHIARI, M. T. D. Centros Históricos, Mercantilização e Territorialidades do Patrimônio Cultural Urbano. Revista GEOgraphia, ano 7, n. 14, 2006 SMITH, N. (2006) A gentrificação generalizada: de uma anomalia local à “regeneração” urbana como estratégia urbana global. In: BIDOU-ZACHARIASEN, C. (coord). De Volta à Cidade: dos processos de gentrificação às políticas de “revitalização” dos centros urbanos. SP: Annablume. VAZ, L. F. (2004) Planos e projetos de regeneração cultural: notas sobre uma tendência urbanística recente. Anais do SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. V. 8, n. 3. OEA. Normas de Quito, 1967.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0554

Clique para consultar o oferecimento para CRP0554

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP