Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0558 - Design de Interfaces
Interface design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao aluno de comunicação social o ambiente de comunicação digital e desenho de interfaces, buscando ampliar sua compreensão da estrutura informacional dos aplicativos e redes digitais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1162480 - Luiz Guilherme de Carvalho Antunes
 
Programa Resumido
Apresentação de interações, sua estrutura e planejamento e do design orientado a objetivos; definições de experiência do usuário e seu planejamento; detalhamento de princípios e padrões de Interfaces e debates a respeito de Computação Social; Filosofia de Interação, Inovação, plataformas e posturas de aplicações.
 
 
 
Programa
1.	Desenho de interações
2.	Design Orientado a Objetivos
3.	Interações Humano-Computador
4.	Humanos, Dados e Robôs
5.	Experiência do Usuário e Design de Experiência
6.	Princípios e Padrões de Interfaces
7.	Computação Social
8.	Filosofia de Interação e Fenomenologia
9.	Computação Afetiva e Computação Estética
10.	Card Sorting, Usabilidade e Avaliação
11.	Inovação Disruptiva e Inovação Aberta
12.	Computação Vestível
13.	Modelos Mentais, Personas, Cenários e Tolerância
14.	Plataformas e posturas
15.	Interfaces Naturais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desenvolvimento de interface de aplicativo de aplicação social, fundamentação teórica do projeto desenvolvido.
Critério
Inovação, qualidade técnica, uso de padrões e princípios éticos/filosóficos da aplicação
Norma de Recuperação
Segundo trabalho prático complementar
 
Bibliografia
     
•	Remediation: Understanding New Media, Jay David Bolter e Richard Grusin
•	Cultura da Interface: Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar, Samuel Johnson
•	Design for Dasein: Understanding the Design of Experiences, Thomas Wendt
•	Designing with the mind in mind: Simple Guide to Understanding User Interface Design Rules, Jeff Johnson
•	Design do dia-a-dia, Donald A. Norman
•	Design emocional, Donald A. Norman
•	Hamlet on the Holodeck: the Future of Narrative Cyberspace, Janet H. Murray
•	Simple: Conquering the Crisis of Complexity, Alan Siegel & Irene Etzkorn
•	The Best Interface is No Interface, Golden Krishna
•	Introdução e boas práticas em UX Design, Fabrício Teixeira
•	Design Centrado no Usuário: Um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis, Travis Lowdermilk
•	Neuro Web Design: What Makes Them Click?, Susan M. Weischenk
•	Designing Web Navigation: Optimizing the User Experience, James Kalbach
•	Responsive Design Workflow, Stephen Hay
•	Design for Hackers: Reverse Engineering Beauty, David Kadavy
•	Observing the User Experience, Second Edition: A Practitioner’s Guide to User Research, Elizabeth Goodman & Mike Kuniavsky & Andrea Moed
•	Mental Models: Aligning Design Strategy with Human Behavior, Indi Young
•	Mapping Experiences: A Complete Guide to Creating Value through Journeys, Blueprints, and Diagrams, James Kalbach
•	101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization, Vijay Kumar
•	The User is Always Right: A Practical Guide to Creating and Using Personas for the Web, Steve Mulder and Ziv Yaar
•	Lean UX: Applying Lean Principles to Improve User Experience, Jeff Gothelf com Josh Seiden
•	Designing the Internet of Things, Adrian McEwen & Hakim Cassimally
 

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