Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0559 - Design e Criação
Design and Creation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
- Oferecer aos alunos a experiência do trabalho do diretor de arte em uma agência de propaganda. - Exercitar na prática a criação publicitária, desenvolvendo conceitos gráficos e verbais. - Desenvolver campanhas de comunicação em sua multiplicidade de peças e formatos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
69716 - Heliodoro Teixeira Bastos Filho
 
Programa Resumido
Visão da evolução da mensagem publicitária. O Diretor de arte dentro do processo criativo. Desdobramentos do conceito criativo em diferentes formatos. Criação de Campanhas. Apresentação para clientes.
 
 
 
Programa
- Função do diretor de Arte. - Evolução do Diretor de arte no mercado publicitário. - História da Propaganda do ponto de vista da Direção de Arte. - A Revolução Criativa dos Anos 60 - Novos formatos da comunicação digital - Criação de peças em mídia impressa, eletrônica ou em formatos não-convencionais para ações de promoção. Análise de peças do mercado. - O exercício de criar/ brainstorm. - Desenvolvimento de campanhas reais. - Variações do layout. Composição/Cor/Tipografia/Produção. - Produção dos layouts finais. - A apresentação de campanhas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas de acompanhamento individual, na realização de exercícios. Brainstorming em torno desses exercícios. Acompanhamento de desenvolvimento de peças.
Critério
Participação em aula e trabalhos orientados
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se à realização de uma prova escrita, no período de férias, até uma semana antes do reinício das aulas. Caso contrário, deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida
 
Bibliografia
     
BARRETO, Roberto Menna- Criatividade em Propaganda- São Paulo- Summus-2004. BERTOLOMEU, João Vicente C.- Criação na Propaganda Impressa- São Paulo- Futura- 2002 BERGSTRÖM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Edições Rosari, 2009 CADENA, Nelson V.- Brasil, 100 anos de Propaganda- São Paulo- Referência- 2001. CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012 CARDOSO, Rafael Uma Introdução à história do design , Edgar Blucher , São Paulo, 2004 CÉSAR, Newton- Direção de arte em Propaganda- São Paulo- Futura- 2000 CRAIG, James- Produção Gráfica- São Paulo- Mosaico- 1989. FARINA, Modesto; BASTOS, Dorinho; PEREZ, Clotilde - Psicodinâmica das cores em comunicação, São Paulo , Edgar Blucher ,2006 FIELL, Peter & Charlotte. Contemporary Graphic Design. Köln: Taschen, 2007. PREDEBOM, José- Criatividade Hoje: Como se Pratica, Aprende e Ensina - São Paulo- Atlas- 1999. WILLIAMS, Robin- Design Para Quem Não é Designer- São Paulo- Callis- 1995. MARCONDES, Pyr – Uma história da propaganda brasileira – São Paulo – Ediouro – 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0559

Clique para consultar o oferecimento para CRP0559

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP