Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0560 - Empreendedorismo e Gestão da Inovação Aplicados ao Turismo
Entrepreneurship and Innovation Management Applied to Tourism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Proporcionar conhecimento e gerar aprendizado sobre os conceitos, práticas e estado da arte em empreendedorismo e gestão da inovação relacionados as organizações no turismo, de modo a capacitação do aluno em verificar, analisar, discutir, entender e compreender os diversos aspectos inerentes ao subcampo de estudo pretendido na disciplina. Para isto são enfatizados conceitos, teorias, processos, modelos de negócios e ferramentas e cases relacionados ao empreendedorismo e gestão da inovação, em níveis nacional e internacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3285592 - Júlio Araújo Carneiro da Cunha
 
Programa Resumido
Analisar e discutir o empreendedorismo e gestão da inovação, de forma geral e aplicados ao contexto da atividade do Turismo. Verificar seus conceitos, abordagens e ferramentas relacionadas. Entender os novos modelos de negócios e suas interfaces com empresas e 3º setor. Conhecer os estágios e tendências das tecnologias digitais e emergentes. Identificar e entender as redes de inovação e as configurações organizacionais empreendedoras e inovadoras.
 
 
 
Programa
1.	Empreendedorismo - conceitos, teorias, ferramentas e aplicações.
2.	Empreendedorismo e novos negócios
3.	Empreendedorismo social
4.	Empreendedores razões, tipos, processo de criação e espírito empreendedor
5.	Empreendedorismo - novas conformações de competitividade para organizações e regiões.
6.	Modelos de negócios – conceitos, cases, modelos de projetos e redes de inovação
7.	Inovação e gestão da inovação, com aplicação no turismo: modelos de inovação incremental versus radical; gestão integrada (tecnologia, mercado e performance); processo inovador centralizado versus descentralizado; e ferramentas de gestão para tecnologia e negócio com ênfase em serviços.
8.	Design e future thinkings, e projetos de inovação
9.	Ferramentas, arquétipos e tipos de gestão da inovação, com cases em empresas
10.	Tecnologias digitais e emergentes, com cases no turismo, parte I – Big Data, IoT, AI, Cloud computing,
11.	Tecnologias digitais e emergentes, com cases no turismo, parte II - Cognitives Technologies, Industry 4.0, Robotics e Data Science
12.	Tendências no empreendedorismo, inovação e tecnologia, e seus impactos nas atividades do turismo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizados métodos como aulas expositivas, seminários, estudos de caso, e palestras com especialistas, ao longo do curso. Também será exigido a elaboração de um trabalho de uma startup, ou intervenção de consultoria em empresa incubadora ou aceleradora existente, empregando os conteúdos e técnicas discutidas na disciplina.
Critério
O processo de avaliação será feito de forma contínua ao longo do curso, sendo levado em consideração os seguintes aspectos: - Presença e participação em sala de aula nos debates e discussões; - Qualidade dos trabalhos, apresentações em geral e avaliações escritas.
Norma de Recuperação
Não há prova ou reposição para recuperação.
 
Bibliografia
     
ARMSTRONG, Paul; SERRA, Afonso Celso da Cunha. Dominando as tecnologias disruptivas. São Paulo: Autêntica Business, 2019.
ATELIEVIC, Jovo; PAGE, Stephen J.; ALMEIDA, Marcelo. Turismo e empreendedorismo. São Paulo: Campus, 2011.
BARON, Robert A.; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
BERENSCHOT; HAVE, Steven; HAVE, Wouter tem; STEVENS, Frans; ELST, Marcel van der. Modelos de gestão: o que são tem e quando devem ser usados. 4ª reimpr. São Paulo: Prentice-Hall, 2003.
BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M.; SCHAEFER, S. A economia da estratégia. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BESSANT, JOHN; TIDD, JOE. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BOAVENTURA, João Maurício Gama (org.) Rede de negócios: tópicos em estratégia. São Paulo: Saint Paul, 2006.
BROWN, Tim. Design thinking: Uma metodologia ponderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
CHESBROUGH, Henry. Modelos de negócios abertos: como prosperar no novo cenário da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2012.
DAVENPORT, Thomas H. Big data no trabalho: Derrubando mitos e descobrindo oportunidades. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negocios.7ª ed. São Paulo: Empreende Editora, 2018.
FAWCETT, Tom; PROVOST, Foster; BOSCATO, Mariana. Data Science para negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016
GRANDO, Nei (org). Empreendedorismo inovador: Como criar startups de tecnologia no Brasil. São Paulo: Editora Évora, 2012.
HASHIMOTO, Marcos; LOPES, Rose; ANDREASSI, Tales. Práticas de empreendedorismo: casos e planos de negócios.  Rio de Janeiro: Campus, 2012
João Maurício Gama; DONAIRE, Denis. Clusters e redes de negócios: uma visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas, 2008.
JULIEN, Pierre-André. Empreendedorismo regional e economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.
MACHADO, Felipe Nery Rodrigues. Big Data: O futuro dos dados e aplicações. São Paulo: Érica, 2018
MAGRANI, Eduardo. A Internet das Coisas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018
MATTOS, Joao Roberto Loureiro de; GUIMARAES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação. São Paulo: Saraiva, 2017
MCKINNEY, Wes;  KINOSHITA, Lúcia A. Python Para Análise de Dados: Tratamento de Dados com Pandas, NumPy e IPython. São Paulo: Novatec, 2018.
PINHEIRO, Tennyson. The service startup: Inovação e empreendedorismo através do design thinking. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
PORTO, Geciane. Gestão da Inovação e Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Campus, 2013
PRAHALAD, C. K.; KRISHNAN, M. S.  A nova era da inovação:  a inovação focada no relacionamento com o cliente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY. Venkat. O futuro da competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. Rio de Janeiro: Elsivier, 2004.
ROGERS, David L. Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business, 2017.
ROSA, José Antônio; MARÓSTICA, Eduardo. Modelos de negócios: organizações e gestão. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
ROSA, Lélio Galdino; MENDES, Auro Aparecido. Criatividade e inovação como diferenciais competitivos na hospitalidade. ?: Paco editorial, 2016.
SANTOS, Sandro. Introdução à IoT: Desvendando a internet das Coisas. SStrader, 2018.
SINCLAIR, Bruce. IoT: Como usar a "Internet Das Coisas" para alavancar seus negócios. Autêntica Business, 2018.
ZOOK, Chris; ALLEN, James. O poder dos modelos replicáveis: a construção de negócios duradouros em um mundo em constante transformação. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0560

Clique para consultar o oferecimento para CRP0560

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP