1. Proporcionar conteúdos, discussões, reflexões críticas, interações e atividades sistematizadas sobre temas atuais presentes nas relações entre consumerismo e a comunicação social. 2. Oferecer visão crítica de fenômenos contemporâneos que estabelecem novas bases de informação, persuasão e interatividade protagonizadas pelos atores consumeristas e da comunicação no Brasil.
O consumerismo na perspectiva da comunicação social enquanto fenômeno cultural, comportamental, tecnológico, ambiental, midiático e mercadológico.
1. Apresentação da disciplina: conteúdo, dinâmica, avaliação e bibliografia. 2. Consumerismo e comunicação: conexões. 3. Empoderamento e fragilização do consumidor 4. Educação para o consumo na atualidade. 5. O consumo da comunicação: persuasão e permissão. 6. Consumerismo: interação pessoas-internet. 7. Comunicação, consumismo e ecoconsumerismo. 8. Significado consumerista dos produtos e serviços 9. Comunicação, economia doméstica e percepção de valor 10. Jornalismo e mídia como poder consumerista. 11. Comunicação organizacional, negociação e gestão de crises consumeristas. 12. Turismo e consumerismo. 13. Promoção e seu viés consumerista. 14. Tópicos especiais e estudo de casos em comunicação e consumerismo.
Bibliografia básica: ANTAS, Ricardo M (org). Desafios do consumo. São Paulo: Vozes, 2007. GIACOMINI FILHO, Gino. Consumidor versus Propaganda. São Paulo: Summus, 2008. LIPOVÉTSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. São Paulo: Cia das Letras, 2007. Bibliografia complementar: ALVES, Elizeu Barroso. Consumo e sociedade: um olhar para a comunicação e as práticas de consumo. Curitiba: InterSaberes, 2019. [Pearson]. BONA, Nivea C. Jornalismo na sociedade. Curitiba: InterSaberes, 2017. [Pearson] BUENO, Wilson C. Comunicação empresarial no Brasil: uma leitura crítica. São Paulo: All Print, 2005. GARBELINI, Viviane M.P. Negociação e conflitos. Curitiba: InterSaberes, 2016. [Pearson] GIACOMINI FILHO, Gino. Meio ambiente & Consumismo. São Paulo: Senac, 2008. GIACOMINI FILHO, Gino. Ecopropaganda. São Paulo: Senac, 2004. GIACOMINI FILHO, Gino. Publicidade: o jeito weasel de ser. São Paulo, ECA/USP, 2020. Disponível em Livros Abertos da USP. GIACOMINI FILHO, Gino. Jornalismo na pauta consumerista. Revista IMES Comunicação. São Caetano do Sul: USCS, v.1, n.1, jul.-dez. 2000. GODIN, Seth. Marketing de permissão. R. Janeiro: Campus, 2000. HARTLEY, Robert F. Errores en el marketing. Madrid: Paraninfo, 1989. HAUG, Wolfigang F. Crítica da estética da mercadoria. São Paulo: Edunesp, 1997. JAFFE, Joseph. O declínio da mídia de massa. São Paulo: M.Books, 2008. KUCUK, S. Umit. Consumerism in de digital age. The Journal of Consumer Affairs, Fall 2016: 515–538. MAGRANI, Eduardo. A internet das coisas. R. Janeiro: FGV Editora, 2018. MAMEDE, Gladston. Direito do consumidor no turismo. São Paulo: Atlas, 2004. MATEUS, Samuel. Publicidade e consumação nas sociedades contemporâneas. Covilhã: LabCom Books, 2011. Disponível em: https://labcom.ubi.pt/ficheiros/20110505-samuel_mateus_a_figuracao.pdf McQuail, Denis. McQuail’s Mass Communication Theory. Los Angeles: Sage, 2010.. ONGARO, Viviane. Análise crítica das mídias e suas narrativas. Curitiba: InterSaberes, 2018. [Pearson] PACKARD, Vance. Estratégia do desperdício. São Paulo: Ibase, 1965. SILVA, Ana Beatriz B. Mentes consumistas: do consumismo à compulsão por compras São Paulo: Globo, 2014. VEBLEN, Thorstein. [1899]. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. Capítulo 4: Consumo conspícuo. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 74-102. WOTTRICH, Laura. Publicidade em xeque: práticas de contestação dos anúncios. Porto Alegre: Sulina, 2019.