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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0564 - Consumerismo e Comunicação
Consumerism and communication

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
1. Proporcionar conteúdos, discussões, reflexões críticas, interações e atividades sistematizadas sobre temas atuais presentes nas relações entre consumerismo e a comunicação social. 
2. Oferecer visão crítica de fenômenos contemporâneos que estabelecem novas bases de informação, persuasão e interatividade protagonizadas pelos atores consumeristas e da comunicação no Brasil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80226 - Gino Giacomini Filho
 
Programa Resumido
O consumerismo na perspectiva da comunicação social enquanto fenômeno cultural, comportamental, tecnológico, ambiental, midiático e mercadológico.
 
 
 
Programa
1. Apresentação da disciplina: conteúdo, dinâmica, avaliação e bibliografia.
2. Consumerismo e comunicação: conexões.
3. Empoderamento e fragilização do consumidor
4. Educação para o consumo na atualidade.
5. O consumo da comunicação: persuasão e permissão.
6. Consumerismo: interação pessoas-internet.
7. Comunicação, consumismo e ecoconsumerismo.
8. Significado consumerista dos produtos e serviços
9. Comunicação, economia doméstica e percepção de valor
10. Jornalismo e mídia como poder consumerista.
11. Comunicação organizacional, negociação e gestão de crises consumeristas.
12. Turismo e consumerismo.
13. Promoção e seu viés consumerista.
14. Tópicos especiais e estudo de casos em comunicação e consumerismo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas interativas presenciais com suporte de texto-base, recursos audiovisuais e plataforma virtual. Atividades discentes individuais e em grupo. Elaboração de Relatos parciais e Trabalho final associados aos tópicos da disciplina.
Critério
Peso proporcional para cada atividade podendo totalizar até a nota máxima (10).
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
ANTAS, Ricardo M (org). Desafios do consumo. São Paulo: Vozes, 2007.
GIACOMINI FILHO, Gino. Consumidor versus Propaganda. São Paulo: Summus, 2008.
LIPOVÉTSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

Bibliografia complementar:
ALVES, Elizeu Barroso. Consumo e sociedade: um olhar para a comunicação e as práticas de consumo. Curitiba: InterSaberes, 2019. [Pearson].
BONA, Nivea C. Jornalismo na sociedade. Curitiba: InterSaberes, 2017. [Pearson]
BUENO, Wilson C. Comunicação empresarial no Brasil: uma leitura crítica. São Paulo: All Print, 2005.
GARBELINI, Viviane M.P. Negociação e conflitos. Curitiba: InterSaberes, 2016. [Pearson]
GIACOMINI FILHO, Gino. Meio ambiente & Consumismo. São Paulo: Senac, 2008.
GIACOMINI FILHO, Gino. Ecopropaganda. São Paulo: Senac, 2004.
GIACOMINI FILHO, Gino. Publicidade: o jeito weasel de ser. São Paulo, ECA/USP, 2020. Disponível em Livros Abertos da USP.
GIACOMINI FILHO, Gino. Jornalismo na pauta consumerista. Revista IMES Comunicação. São Caetano do Sul: USCS, v.1, n.1, jul.-dez. 2000.
GODIN, Seth. Marketing de permissão. R. Janeiro: Campus, 2000.
HARTLEY, Robert F. Errores en el marketing. Madrid: Paraninfo, 1989.
HAUG, Wolfigang F. Crítica da estética da mercadoria. São Paulo: Edunesp, 1997.
JAFFE, Joseph. O declínio da mídia de massa. São Paulo: M.Books, 2008.
KUCUK, S. Umit. Consumerism in de digital age. The Journal of Consumer Affairs, Fall 2016: 515–538.
MAGRANI, Eduardo. A internet das coisas. R. Janeiro: FGV Editora, 2018.
MAMEDE, Gladston. Direito do consumidor no turismo. São Paulo: Atlas, 2004.
MATEUS, Samuel. Publicidade e consumação nas sociedades contemporâneas. Covilhã: LabCom Books, 2011. Disponível em: https://labcom.ubi.pt/ficheiros/20110505-samuel_mateus_a_figuracao.pdf
McQuail, Denis. McQuail’s Mass Communication Theory. Los Angeles: Sage, 2010.. 
ONGARO, Viviane. Análise crítica das mídias e suas narrativas. Curitiba: InterSaberes, 2018. [Pearson]
PACKARD, Vance. Estratégia do desperdício. São Paulo: Ibase, 1965.
SILVA, Ana Beatriz B. Mentes consumistas: do consumismo à compulsão por compras São Paulo: Globo, 2014.
VEBLEN, Thorstein. [1899]. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. Capítulo 4: Consumo conspícuo. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 74-102.
WOTTRICH, Laura. Publicidade em xeque: práticas de contestação dos anúncios. Porto Alegre: Sulina, 2019. 
 

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