Apurar a capacidade de coletar, sistematizar e analisar dados e informações que envolvem o objeto de estudo alvo do projeto; Identificar/inventar possibilidades de melhorar a qualidade de vida de atores locais por meio do lazer, de eventos sociais, do turismo ou experiências relacionadas à viagem; manejar e aplicar conceitos adquiridos nas disciplinas do semestre; desenvolver a criatividade e a capacidade de inovação.
O Projeto integrador I constitui a primeira etapa do projeto de aprendizagem do primeiro ano do Curso de Turismo. As disciplinas do semestre estão articuladas e integradas a este projeto, que se define por uma intervenção em objeto de estudo-interação de pequena escala e complexidade (por exemplo uma instituição, praça, parque ou comunidade). Nesta plataforma temática, os alunos aprendem a desvendar as complexidades observadas, num processo denominado de “leitura da realidade”, com vistas ao desenvolvimento de uma proposta de intervenção assertiva e aderente ao objeto escolhido, enquadrada numa ampla tipologia de eventos de matiz social.
Plataformas e tecnologias digitais para acesso a dados e informações e para a gestão de projetos; teoria e prática de projetos e de pesquisa em lazer e turismo; métodos de coleta, sistematização e análise de dados e informações; desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e orientações para trabalhos de campo e interação com parceiros externos.
COOPER, Chris. Et ali. Turismo: princípios e prática. Porto Alegre: Bookman, 2001 DIEGUES, A. C. O mito moderno da natureza intocada. SP: Hucitec, 2000 KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. SP Aleph, 2003. GRINOVER, L. A. A hospitalidade, a cidade e o turismo. SP: Aleph, 2007 SHELLER, M. URRY, J. Tourism Mobilities: places to play, places in play. 1a. ed. Abingdon: Routledge, 2004 SIQUEIRA, Renata O. Diagnóstico social: um instrumento de pesquisa sobre populações e territórios. Dissertação de Mestrado – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais. CPDOC FGV, 2016 PASSOS, E. KASTRUP, V. ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009 Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute - EUA. 6ª ed. 2018. Disponível em https://dicasliderancagp.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Guia-PMBOK-6%C2%AA-Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf