Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0651 - História do Audiovisual Brasileiro I
Brazilian Audiovisual History I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Estudar o processo de desenvolvimento do audiovisual brasileiro nos seus diferentes aspectos, dos primórdios ao fim dos anos 50.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53372 - Carlos Augusto Machado Calil
 
Programa Resumido
Ver programa.
 
 
 
Programa
1. Cinema – Primórdios da exibição e da produção cinematográfica; avaliação crítica da "Bela época"; o fenômeno da "cavação", a vocação do cinema brasileiro para o documentário; as obras de ficção de José Medina (1919/1929); ciclos regionais: de Cataguases a Recife; Limite: vanguarda improvável; Ganga bruta, de Humberto Mauro: a difícil transição  do cinema silencioso para o sonoro; os registros sonoros de Paulo Benedetti; o primeiro estúdio nacional: a Cinédia; os cinejornais do DIP; o Estado faz cinema: INCE; os esforços da Vera Cruz e das produtoras paulistas Maristela e Multifilmes na tentativa de implantar uma indústria; a obra brasileira de Alberto Cavalcanti; a chanchada carioca; o realismo da Atlântida e o neorrealismo transplantado nos primeiros filmes de Nelson Pereira dos Santos; o surgimento do cinema independente; como o cinema via a televisão; primeiras manifestações do cinema de autor. A irrupção do Cinema Novo, desde Barravento (1962) até Macunaíma (1969).

2. Rádio – Primórdios do rádio: anos 1920 e 30; a primeira transmissão radiofônica oficial; o papel pioneiro de Roquette Pinto; o rádio educativo e cultural; as rádio-sociedades e rádio-clubes; a profissionalização do rádio com a introdução do comercial; o surgimento dos programas radiofônicos. A indústria do rádio nos anos 1940 e 50: a época de ouro; os gêneros radiofônicos; os programas jornalísticos e a Segunda Grande Guerra; os programas humorísticos; as rádionovelas, os programas seriados; o esporte e as transmissões em externa; os programas de auditório, os programas de variedades.

3. Televisão – Anos 1950: a criação da TV Tupi. A TV como substituta do rádio. Linha de programação desse período: telejornalismo, ficção (Alô Doçura etc.), teleteatro (TV de Comédia e TV de Vanguarda). A revolução promovida com a introdução do vídeo-tape; as redes nacionais via satélite. As experiências da TV Record, Tv Rio e TV Excelsior. A fundação da TV Globo e a adoção do modelo de Hollywood. A hegemonia da novela na programação. 
A evolução da linguagem das novelas: das fantasias estrangeiras ao realismo nacional, a partir de Beto Rockfeller (1968/69). A era de ouro das novelas políticas.
Descrição resumida das atividades de extensão: Publicação de resenhas na revista “Pupila” dos alunos de graduação do CTR,
Edição audiovisual de vinhetas sobre Cinema Brasileiro, como verbetes de uma Enciclopédia virtual, a ser publicada pelo CTR, Preparação de programas audiovisuais destinados ao ensino médio, para atendimento do proposto pela Lei 13.006/2014.
A atividade de extensão demanda 20 horas do total de horas-trabalho do curso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; projeções de filmes e vídeos.
Critério
Participação nas aulas, trabalhos, com expressão própria, sobre leituras e obras assistidas.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalhos escritos no prazo estipulado pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
AUGUSTO, Sérgio. Este mundo é um pandeiro. SP: Cia. das Letras, 1989.
BERNARDET, Jean-Claude. Historiografia clássica do Cinema Brasileiro. SP: Annablume, 1995.
____________. Brasil em tempo de cinema. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
____________. Cinema Brasileiro: propostas para uma história. SP: Companhia das Letras, 2009.
CABRAL, Sérgio. No tempo de Almirante – Uma história do rádio e da MPB. RJ: Francisco Alves, 1990.
CATANI, Afrânio Mendes. A sombra da outra. SP: Panorama, 2002.
COSTA, Alcir; SIMÕES, Inimá; KEHL, Maria Rita. Um país no ar: história da TV brasileira em três canais. SP; RJ: Brasiliense; Funarte, 1986.
FABRIS, Mariarosaria. Nelson Pereira dos Santos: um olhar neorrealista? SP: Fapesp; Edusp, 1994.
GALVÃO, Maria Rita. Crônica do cinema paulistano. SP: Ática, 1975.
________. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. RJ: Civilização Brasileira; Embrafilme, 1981.
HAMBURGER, Esther Império. Diluindo fronteiras: a TV e as novelas no cotidiano, em: História da vida privada no Brasil, v. 4. Fernando Novais & Lilia Schwarcz (org.). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio. SP: Summus, 1985.
PARANAGUÁ, Paulo Antônio. A invenção do Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; PUC/Rio, 2014. 
RAMOS, Fernão Pessoa & SCHVARZMAN, Sheila (org.). Nova história do Cinema Brasileiro. SP: Edições Sesc, 2018.
ROCHA, Glauber. Revisão crítica do Cinema Brasileiro. SP: CosacNaify, 2003.
______. Revolução do Cinema Novo. SP: CosacNaify, 2004.
SALES GOMES, Paulo Emílio. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. SP: Perspectiva; Edusp, 1974.
_____________. Uma situação colonial? SP: Companhia das Letras, 2016. 
SAROLDI, Luís C.; MOREIRA, Virgínia. Rádio Nacional – O Brasil em sintonia. SP; RJ: Martins Fontes; Funarte, 1988.
XAVIER, Ismail. Sertão Mar. SP: CosacNaify, 2007.
 

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