Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0652 - Expressão Por Imagens e Sons
Expression through Sound and Image

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Apresentar ao aluno os elementos básicos da linguagem audiovisual, incluindo sensibilização para os universos sonoro e visual. Estimular a observação e a manipulação dos diferentes elementos de linguagem visando à construção de narrativas a partir de exercícios práticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
962380 - Luís Fernando Angerami Ramos
 
Programa Resumido
Elementos de linguagem sonora, elementos de linguagem audiovisual, noções básicas de técnicas audiovisuais.
 
 
 
Programa
I Elementos de linguagem sonora

1. Sensibilização para o universo sonoro: reconhecimento de signos sonoros e construção de paisagens sonoras.
2. Gravação: conhecimentos elementares de gravação e de uso de microfones. 3. Narrativa sonora: conhecimentos elementares de narrativa e de edição.
4. Monofonia e estereofonia
5. Sistemas de reprodução digital


II Elementos de fundamentação teórica em linguagem audiovisual:

1. O uso da imagem como linguagem; a intenção narrativa em seus diferentes níveis: a construção da sensação de realidade, o plano afetivo/emocional, a significação ideológica e moral.
2. Características principais das diferentes etapas da elaboração de um produto audiovisual: o trajeto entre a idéia e o produto final.
3. A captação de imagem: composição de quadro; os tipos de enquadramento; posicionamento de câmera; movimentos; ângulos;
4. Pontos de vista; plano objetivo e plano subjetivo; relação plano/sequência; master shot;
5. Eixos de ação e continuidade;
6. Estudos de Decupagem: análise de diferentes estilos de decupagem, da narrativa clássica às produções contemporâneas.
7. noções básicas de produção: planejamento, análise técnica, cronogramas, ordem do dia.
8. Noções gerais de edição e pós-produção; narrativa linear e não linear; ritmo; manipulação do tempo, elipses.
9. introdução à linguagem televisiva: abordagem histórica, primeiras experiências, videoarte; gêneros televisivos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O conteúdo será abordado por meio de aulas expositivas, atividades desenvolvidas em sala de aula e exercícios práticos desenvolvidos extra classe. Os exercícios práticos poderão envolver atividades externas de preparação e gravação, fora do campus universitário, com deslocamento de alunos e equipamentos, tendo como objetivo de possibilitar vivência de trabalho de campo. Os programas produzidos são exibidos através de canais de divulgação na internet e tem objetivo complementar de promover acesso e interação com a comunidade externa à USP.
Critério
Presença e participação em aula; exercícios práticos realizados no semestre (vídeos e relatórios); exibição e discussão dos exercícios práticos.
Norma de Recuperação
Entrega das atividades e exercícios propostos.
 
Bibliografia
     
ARHEIM, Rudolf. El pensamiento visual. Buenos Aires, Ed. Universitaria de Buenos Aires, 1973.
BARE, Richard L. The film director. A practical guide to motion picture and television techniques. NY, Collier Books, 1973.
BARR, Tony. Acting for the camera. New York, HarperCollins, 1997.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A Arte do Cinema: uma introdução. Campinas / São Paulo: Editora da Unicamp / Edusp, 2013.
BURCH, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992.
CANDIDO, Antonio et allii. A personagem de ficção. SP, Perspectiva, 1976.
CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Edições Textos e Grafia Ltda
COLBY, Lewis. The director/interpreter. New York, Hastings House, 1979.





DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Campus: 2003.
ECO, Umberto. Enredo e Casualidade. (179/201) In: Obra aberta. 1a reimp. da 9ed. SP: Perspectiva, 2005.
FILHO, Daniel. O circo eletrônico - fazendo TV no Brasil. RJ: Jorge Zahar Editor, 2001.
FOSS, Bob. Filmmaking – narrative & structural techniques. Califórnia: Silman-James Press, 1992.
KATZ, Steve. Film directing shot by shot: cinematic motion. Califórnia: Michael Wiese productions, 1992
KELLISON, Cathrine.  Produção e direção para TV e vídeo. Uma abordagem prática. RJ: Elsevier, 2007.
KUSNET, Eugenio. Ator e Método. SP/RJ: Ed Hucitec / Funarte, 2003.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora SENAC, 2000.
MAMET, David. Sobre direção de cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
MARNER, Terence St. John. A direção cinematográfica. SP: Martins Fontes, 1980.
MARTIN, Marcel. A Linguagem cinematográfica. SP, Brasiliense, 1990.
MURCH, Walter. In the blink of an eye. New York, Silman-James Press, 1995.
OHANIAN, Thomas A. Digital Nonlinear Editing. Boston, Focal Press, 1993.
RABIGER, Michael. Direção de cinema. Técnicas e estética. 3ª ed. Tradução: Sabrina Ricci Netto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
STASHEFF, Edward e outros. O programa de televisão: sua direção e produção. SP: Edusp, 1978.
WATTS, Harris. On camera. O curso de produção de filme e vídeo da BBC. SP, Summus, 1990.
WESTON, Judith. Directing actors: creating memorable performances for film and television. Studio City: Michael Wise Productions, 1996.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. RJ, Paz e Terra, 1977 COLBY, Lewis. The director/interpreter. New York, Hastings House, 1979.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0652

Clique para consultar o oferecimento para CTR0652

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP