Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0660 - Direção II
Directing II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Capacitar os alunos para a direção audiovisual com ênfase na direção de atores, decupagem, encenação e coordenação da equipe.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1925790 - Roberto Franco Moreira
 
Programa Resumido
Os alunos realizam exercícios a partir de textos já publicados, de modo a se concentrarem nas tarefas específicas do diretor: dirigir atores, conceber a encenação e decupagem, coordenar o processo de realização e conduzir a equipe no set.
 
 
 
Programa
1.	Expectativas com a direção. Análise dramática.
2.	Análise dramática de uma cena.
3.	O ensaio e a preparação de atores.
4.	Exercício de gravação de um ensaio.
5.	Discussão ensaio gravado.
6.	Decupagem e posicionamento da câmera.
7.	Exercício de decupagem.
8.	Funções da equipe de direção: assistentes e continuista. As responsabilidades do diretor. Direção de atores no set.
9.	Gravação da cena.
10.	Gravação da cena.
11.	Diferentes práticas da encenação.
12.	Diferentes práticas da decupagem.
13.	A gravação em externa.
14.	Discussão da cena gravada.
15.	Discussão da cena gravada.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação das tarefas de ensaio gravado e cena gravada.
Critério
As tarefas serão avaliadas em três dimensões: direção de atores, encenação e decupagem. A nota final será a média da pontuação por esses critérios
Norma de Recuperação
Esta disciplina não possui recuperação, pois a atividade mais importante na avaliação é um trabalho prático realizado coletivamente.
 
Bibliografia
     
ASLAM, Odette. 1994. O ator no séc. XX. São Paulo: Perspectiva.
BAZIN, André. O cinema, ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
BRESSON, Robert. 2005. Notas sobre o cinematógrafo. São Paulo: Iluminuras.
BUNUEL, Luis. 1982. Meu último suspiro. 2a Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
BURCH, Noel. 1992. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva.
BORDWELL, David. 2013. Sobre a História do estilo cinematográfico. Campinas, SP: editora Unicamp.
HITCHOCOCK e TRUFFAUT. 1986. Entrevistas. 2a Ed. São Paulo: brasiliense.
KATZ, Steven d. 1991. Film directing. Shot by Shot. Visualizing from concept to screen. CA: Focal Press.
KNEBEL, Maria. Análise-ação: Práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Tradução de Marina Tenório e Diego Moschkovich. São Paulo: Editora 34, 2016.
LUMET, Sidney. 1995. Making movies. New York: Vintage; Random House.
MALFILLE, Pierre. 1979. O Assistente de direção cinematográfica. RJ: Artenova; Embrafilme.
MARNER, Terence. 2010. A realização cinematográfica. Tradução: Manuel Costa e Silva. Lisboa: edições 70.
OLIVEIRA Jr. Luiz Carlos. 2013. A mise en scène no cinema. Do clássico ao cinema de fluxo. Campinas, SP: Papirus.
RABIGER, Michael. 2007. Direção de cinema. Técnicas e estética. 3ª ed. Tradução: Sabrina Ricci Netto. Rio de Janeiro: Elsevier.
STANISLAVSKY, Constantin. 1988. A Preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
TARKOVSKI, Andrei. 1998. Esculpir o tempo. 2a Ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes.
TOPORKOV, V. Stanislávski Ensaia: Memórias. Tradução de Diego Moschkovich. São Paulo: É Realizações, 2016.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0660

Clique para consultar o oferecimento para CTR0660

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP