Capacitar os alunos para a direção audiovisual com ênfase na direção de atores, decupagem, encenação e coordenação da equipe.
Os alunos realizam exercícios a partir de textos já publicados, de modo a se concentrarem nas tarefas específicas do diretor: dirigir atores, conceber a encenação e decupagem, coordenar o processo de realização e conduzir a equipe no set.
1. Expectativas com a direção. Análise dramática. 2. Análise dramática de uma cena. 3. O ensaio e a preparação de atores. 4. Exercício de gravação de um ensaio. 5. Discussão ensaio gravado. 6. Decupagem e posicionamento da câmera. 7. Exercício de decupagem. 8. Funções da equipe de direção: assistentes e continuista. As responsabilidades do diretor. Direção de atores no set. 9. Gravação da cena. 10. Gravação da cena. 11. Diferentes práticas da encenação. 12. Diferentes práticas da decupagem. 13. A gravação em externa. 14. Discussão da cena gravada. 15. Discussão da cena gravada.
ASLAM, Odette. 1994. O ator no séc. XX. São Paulo: Perspectiva. BAZIN, André. O cinema, ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991. BRESSON, Robert. 2005. Notas sobre o cinematógrafo. São Paulo: Iluminuras. BUNUEL, Luis. 1982. Meu último suspiro. 2a Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. BURCH, Noel. 1992. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva. BORDWELL, David. 2013. Sobre a História do estilo cinematográfico. Campinas, SP: editora Unicamp. HITCHOCOCK e TRUFFAUT. 1986. Entrevistas. 2a Ed. São Paulo: brasiliense. KATZ, Steven d. 1991. Film directing. Shot by Shot. Visualizing from concept to screen. CA: Focal Press. KNEBEL, Maria. Análise-ação: Práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Tradução de Marina Tenório e Diego Moschkovich. São Paulo: Editora 34, 2016. LUMET, Sidney. 1995. Making movies. New York: Vintage; Random House. MALFILLE, Pierre. 1979. O Assistente de direção cinematográfica. RJ: Artenova; Embrafilme. MARNER, Terence. 2010. A realização cinematográfica. Tradução: Manuel Costa e Silva. Lisboa: edições 70. OLIVEIRA Jr. Luiz Carlos. 2013. A mise en scène no cinema. Do clássico ao cinema de fluxo. Campinas, SP: Papirus. RABIGER, Michael. 2007. Direção de cinema. Técnicas e estética. 3ª ed. Tradução: Sabrina Ricci Netto. Rio de Janeiro: Elsevier. STANISLAVSKY, Constantin. 1988. A Preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. TARKOVSKI, Andrei. 1998. Esculpir o tempo. 2a Ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes. TOPORKOV, V. Stanislávski Ensaia: Memórias. Tradução de Diego Moschkovich. São Paulo: É Realizações, 2016.