Introdução à realização audiovisual tendo em vista o desenvolvimento de recursos expressivos técnicos e estéticos para a o desenvolvimento de roteiros criados pelos alunos. A realização audiovisual pensada a partir das diversas funções em um set de filmagem. O papel do diretor na realização.
A concepção de uma peça Audiovisual: aspectos formais e técnicos. Opções de direção tendo em vista os objetivos estéticos a serem alcançados no projeto de realização. O diretor e sua relação com a equipe.
A concepção de uma peça Audiovisual: aspectos formais e técnicos. O diretor e sua relação com a equipe. Opções técnicas relacionadas à proposta estética. Pequenos exercícios práticos de decupagem: plano/contra-plano; plano-seqüência, eixo de luz, olhar e movimentação. Mise-en-scène: movimentos de câmera, enquadramentos, composição do quadro e movimentação do elenco. Decupagem: opções estéticas segundo a proposta do projeto. Preparação do exercício: pequeno projeto, decupagem do exercício, proposta de direção. Gravação e finalização dos exercícios.
ASLAM, Odette. 1994. O ator no séc. XX. São Paulo: Perspectiva. BAZIN, André. O cinema, ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991. BRESSON, Robert. 2005. Notas sobre o cinematógrafo. São Paulo: Iluminuras. BUNUEL, Luis. 1982. Meu último suspiro. 2a Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. BURCH, Noel. 1992. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva. BORDWELL, David. 2013. Sobre a História do estilo cinematográfico. Campinas, SP: editora Unicamp. HITCHOCOCK e TRUFFAUT. 1986. Entrevistas. 2a Ed. São Paulo: brasiliense. KATZ, Steven d. 1991. Film directing. Shot by Shot. Visualizing from concept to screen. CA: Focal Press. KNEBEL, Maria. Análise-ação: Práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Tradução de Marina Tenório e Diego Moschkovich. São Paulo: Editora 34, 2016. LUMET, Sidney. 1995. Making movies. New York: Vintage; Random House. MALFILLE, Pierre. 1979. O Assistente de direção cinematográfica. RJ: Artenova; Embrafilme. MARNER, Terence. 2010. A realização cinematográfica. Tradução: Manuel Costa e Silva. Lisboa: edições 70. OLIVEIRA Jr. Luiz Carlos. 2013. A mise en scène no cinema. Do clássico ao cinema de fluxo. Campinas, SP: Papirus. RABIGER, Michael. 2007. Direção de cinema. Técnicas e estética. 3ª ed. Tradução: Sabrina Ricci Netto. Rio de Janeiro: Elsevier. STANISLAVSKY, Constantin. 1988. A Preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. TARKOVSKI, Andrei. 1998. Esculpir o tempo. 2a Ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes. TOPORKOV, V. Stanislávski Ensaia: Memórias. Tradução de Diego Moschkovich. São Paulo: É Realizações, 2016.