O curso apresenta a dramaturgia clássica introduzindo conceitos fundamentais como os de motivação; progressão dramática; ação, reação, climax e resolução; personagem ativo e passivo; verossimilhança; enredo e história.
Abordar conceitos fundamentais de dramaturgia clássica audiovisual.
A partir da análise de exemplos teatrais e audiovisuais, com ênfase em cenas e não na obra completa, os diversos conceitos são ilustrados. Também são abordados aspectos práticos da atividade de escrita. Por exemplo, como se desenvolve a criatividade, a atuação profissional do roteirista, os diversos formatos de escrita do roteiro e o roteirista no processo de produção. Simultaneamente, os alunos começam a exercitar a escrita com exercícios que focam no desenvolvimento de personagens. São 4 exercícios escritos: biografia, monólogo interior, cena de 3 minutos e reescrita da cena.
Textos: ARISTÓTELES. Poética. In: A Poética Classica: Aristóteles, Horácio, Longino. Tradução Jaime Bruna. São PauloCultrix, 1981 BORDWELL, D.; STAIGER, J.; THOMPSON, K. The classical Hollywood cinema: film style & mode of production to 1960. New York: Columbia University Press, 1985 BUTCHER, S. H. Aristotles's Theory of Poetry and Fine Art. New York: Dover Publications, 1951 CSIKSZENTMIHALYI, M. Creativity: Flow and the Psychology of Discovery and Invention. New York: Harper Perennial, 1997 ECO, U. A Poética e nós. In: Sobre a Literatura. São Paulo: Editora Record, 2003 EGRI, L. The art of dramatic writing. London: Pitman, 1950 HAYES, J. R. Cognitive Process in Creativity. In: TORRANCE, E. P.; GLOVER, J. A.; RONNING, R. R.; REYNOLDS, C. R. Handbook of Creativity. New York: Plenum Press, 1989. Pgs xxi, 447. MACKENDRICK, A. “Exercises for the Student of Dramatic Construction”. Tradução de Cronin, P. On Film-Making: An Introduction to the Craft of the Director. London: Faber and Faber, 2004. MCKEE, R. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Tradução Chico Marés. Curitiba: Arte e Letra, 2006 MOREIRA, R. Carta aos alunos sobre produção [Folheto] São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015. PIGLIA, R. O Laboratório do Escritor. São Paulo: Editora Iluminuras, 1994 POE, E. A. Filosofia da Composição. In: Ficção completa, poesia & ensaios. Tradução Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1997 RABIGER, M.. Developing story ideas. BostonButterworth-Heinemann, 2005 SCRIPTBUDDY. Screenplay Format Guide. [folheto] ScripBuddy, 2006. STANISLAVSKY, K.; BENEDETTI, J. An Actor’s Work : A Student’s Diary. London; New York: Routledge, 2008. THOMPSON, K. Tootsie. In: Storytelling in the new Hollywood: understanding classical narrative technique. Cambridge, Mass.Harvard University Press, 1999 TROTTIER, D. The Screenwriter's Bible: A Complete Guide to Writing, Formatting, and Selling Your Script. Los Angeles: Silman-James Press, 2005. PIGLIA, R. Teses sobre o conto. In: . O laboratório do escritor.__ São Paulo: Editora Iluminuras, 1994. Filmes: ABRAHAMSON, L. Normal People. 2020. ANNABELLE. Serpentine Dance, (1895). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kplgIO9F7Pg. Acessado em: 15 de fevereiro de 2020. ANTONIONI, M. O eclipse (L’eclisse). 1962. ANTONIONI, M. Zabriskie Point. 1970. BHANSALI, S. L. Ram-Leela (Goliyon Ki Rasleela Ram-Leela). 2013. BORENSZTEIN, S. Un cuento chino (Um conto chinês). 2011. BRITTAIN, J.; ELSLEY, B. Skins. 2007-2013. BROWNLOW, K.; GILL, D. Unknown Chaplin. 1983. CAMERON, J. O exterminador do futuro (The Terminator). 1984. D’AMELIO, C. Charli D’amelio’s Most Viewed TikToks. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=44&v=bPfUldk2AMw&feature=emb_logo. Acessado em: 15 de fevereiro de 2020. DANQUART, P. Schwarzfahrer. 1993. DE SICA, V. Umberto D. 1952. DEMME, J. O silêncio dos inocentes (The Silence of the Lambs), 1991. DUFFER, M; DUFFER, R. Stranger things. 2016-. EASTWOOD, C. As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County). 1995. EISENSTEIN, S. A greve. (Stachka). 1925. EISENSTEIN, S. Ivan, O Terrível (Ivan Groznyy). 1944. FINCHER, D. Seven: os sete pecados capitais (Se7en), 1995. FURTADO, J.; GOULART, J. P. O dia em que Dourival encarou a guarda. 1986. GOMES, D. Roque Santeiro. 1985-1986. GUNN, J. Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy). 2014. HAMBURGUER, C. Castelo Rá-Tim-Bum: o filme. 1998. HAMBURGUER, C.; DE SOUZA, F. Castelo Rá-Tim-Bum. 1994. HAWKS, H. Levada da breca (Bringing Up Baby). 1938. HAYNES, T. Carol. 2015. HITCHCOCK, A. Psicose (Psycho). 1960. KUBRICK, S. Barry Lyndon. 1975. KUROSAWA, A. Os Sete Samurais (Shichinin no samurai). 1954. LEIGH, M. Segredos e mentiras. (Secrets & Lies), 1996. Little Thor (VW commercial). Disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=PNwgfiKDwWg. Acesso em: 9 de abril de 2021. LUCAS, G. Star Wars, Episódio III - A Vingança dos Sith (Star Wars Episode III - Revenge of the Sith). 2015. OZU, Y. O Sabor do Chá Verde Sobre o Arroz (Ochazuke no aji). 1952. PAYNE, A. Sideways. 2004. POLLACK, S. Tootsie. 1982. POLLACK, S. Tootsie. 1982. RESNAIS, A. Meu tio da América (Mon oncle d’Amérique). 1980. SANDBGERG, D. Lights Out - Who’s There Film Challenge (2013). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FUQhNGEu2KA. Acesso em: 9 de abril de 2021. SCHNEIDER, D. iCarly (2007-2012). SPIELBERG, S. Indiana Jones e os caçadores da arca perdida (Raiders of the Lost Ark), 1981. SPIELBERG, S. Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark). 1981. TARANTINO, Q. Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction). 1994. The Force - Volkswagen Commercial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YdZMypElBpo. Acesso em: 9 de abril 2021. TRUFFAUT, F. Beijos Proibidos (Baisers volés). 1968. VISCONTI, L. Obsessão (Ossessione). 1949. WELLES, O. Cidadão Kane (Citizen Kane). 1941. WILDER, B. Double Indemnity (Pacto de Sangue.). 1944. YONG, J. Tudo bem não ser normal (Saikojiman Gwaenchanha). 2020. ZHENG, Y. História do Palácio Yanxi (Yan xi gong lüe). 2018.