Introduzir os alunos a história do documentário e preparar, de forma planejada, os alunos com vistas à realização, no segundo semestre, dos seus próprios documentários, estabelecendo um diálogo entre prática de realização, conhecimento e análise de obras.
Teoria e história do audiovisual documental. Inicio de prática de realização de obra audiovisual documental.
A constituição do campo documentário e a sua história. A invenção das tradições. O documentário no pós guerra. O documentário moderno: cinema direto, cinema verdade e cinema do vivido. Representações do outro no documentário brasileiro dos anos 80 e 90. Pesquisa e recorte do tema, construção do argumento e do pré-roteiro de gravação.
Barnouw, Erik. Documentary: A History of the non-fiction film. Oxford University Press, 1993. Bernardet, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. SP: Companhia das Letras. 2003.Cinemais, n36. Especial Documentário. Objetivo, subjetivo. Outubro/dezembro 2003. Comolli, Jean Louis: Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. BH: Editora UFMG.2008.Da-Rin, S.: Espelho partido. Tradição e transformação do documentário. RJ:Azougue Cultural. 2005. Dummaresq, Daniela Duarte: Sobre heróis, narradores e realismo: análise de filmes de Jean Rouch. Tese de doutorado em sociologia. FFLCH-USP. Orientador: Paulo Roberto Arruda de Menezes. SP: 2007.Ellis, Jack: The documentary idea. A critical history of english-language documentary film and video. New Jersey: Prentice Hall,1989. Feld, Steven: Ciné-Ethnography-Jean Rouch. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2003.Gervaiseau, Henri: Flaherty e Rouch: a invenção da tradição. Devires, Cinema e Humanidades. V.6. Junho 2009. p.74-91.Gervaiseau, Henri: O abrigo do tempo. Abordagens cinematográficas da passagem do tempo e do movimento da vida dos homens. Tese de Doutorado em Comunicação. Orientador: André Parente. Rio de Janeiro. 2000.Jacobs, Lewis. The Documentary tradition. New York, Hopkinson and Blake, 1974.Lins, Consuelo: O documentário de Eduardo Coutinho. Televisão, cinema e vídeo. RJ: Jorge Zahar. 2004.Machado, Arlindo (org.): Made in Brasil. Três décadas do vídeo brasileiros. Sâo Paulo: Itaú Cultural, 2003Nichols, Bill: Introdução ao documentário. SP: Papirus, 2005. Nichols, Bill. Representing reality: Issues and concepts in Documentary. Indiana University Press. 1992.Parente, A.: Narrativa e modernidade. Os cinemas não narrativos do pós-guerra. Campinas: Papirus.2000Puccini, Sergio: Roteiro de documentário. Da pré-produção à pós-produção. Campinas, SP: Papirus Editora. 2009Rabiger, Michael. Directing the Documentary. Boston; London, Focal Press, 1997. Rabiger, M.: Uma conversa com professores e alunos sobre a realização de documentários, in: Mourão, M.D. e Labaki, A. (org.): O cinema do real. SP: Cosac e Naify, 2005, p.52-66.Ramos, Fernão: Mas afinal, o que é mesmo o documentário? SP: Senac, 2009.Renov, Michael (ed.): Theorizing Documentary. New York and London: Rotledge, 1993Rosenthal, A.: The new documentary in action. A case book in film making. Berkeley : University of California Press, 1971Rothman, W: Documentary Film Classics. New Yok: Cambridge University Press. 1997Socrates, Lessandro: Quem diz “Eu, um negro”. Vozes e foco narrativo no filme de Jean Rouch. Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação. ECA-USP. Orientador: Henri Arraes Gervaiseau. SP: 2009.Teixeira, Francisco Eelinaldo (org.): Documentário no Brasil. Tradição e transformação. SP: Summus Editorial. 2004.FILMOGRAFIA E VIDEOGRAFIAA Arca dos Zoé (1993), de Vincent Carelli e Dominique Gallois A chuva (1929) de Joris IvensBoca do lixo (1992) de Eduardo CoutinhoCaixeiro-Viajante (1968) de A. e D. MayslesChronique d’un été (1960) de Jean Rouch e Edgar MorinDon’t look back (1967, D.A.PennebakerDo outro lado de sua casa (1985), de Marcelo Machado, Paulo Morelli e Renato BarbieriKene Yuxi (2010) de Zezinho YubeListen to Britain (1941), de Humphrey Jennings Moi, un noir (1958), de Jean RouchNoite e Neblina (1956), de Alain ResnaisNós (1969), de Artzavad Pelechian.O Espirito da TV (1990), de Vincent Carelli e Dominique GalloisO homem de Aran, 1934, de Robert FlahertyOs catadores e a catadora (2000) de Agnès VardaPour la suite du monde (1963), de Pierre PerraultPrimary (1959), de Albert Mayles, Richard Leacock, Robert Drew, DA Pennebaker