Informações da Disciplina
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Comunicações e Artes
Cinema, Rádio e Televisão
Disciplina: CTR0663 - Imagem III
Camera and Lighting III
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
2
Carga Horária Total:
120 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2012
Desativação:
Objetivos
Estudar modelo de sintaxe visual, estabelecendo co-relações entre nitidez espacial, nitidez temporal, malha de amostragem, escala de reprodução e nível de energia.
Relações entre a sintaxe e os modos de percepção visual da cena pelo espectador como participante ou observador afastado. Modo ativo e modo passivo do olhar induzido pela câmara.
Composição pictórica e relações de equilíbrio de massa, luz e sombra, cromatismo e linhas de perspectiva. Referências da Pintura. Análise de Estilos.
Docente(s) Responsável(eis)
2092550 - Fernando Pasquale Rocco Scavone
65201 - Joel La Laina Sene
1478221 - Marco Romiti
Programa Resumido
Modelos de imagens vetoriais; percepção do olhar; análise de estilo; estudo de diretores de fotografia.
Programa
1-Analogia de obras renascentistas com as imagens fotográficas de ponto de vista único. 2-Quebras do modelo “naturalista” de perspectiva em construções fotográficas com múltiplos pontos de vista e/ou linhas de perspectiva. 3-Uso em efeitos especiais. Imagens por captação x imagens por síntese. 4- Modelos “gráficos” x modelos “fotográficos”.
5-Introdução aos modelos de imagens vetoriais .Transposição de modos gráficos e fotográficos. Rotoscopia. 6- Análise e síntese nas imagens em movimento. Escalas de tempo: time lapse usando macro e micro intervalos. 7- Percepção do movimento: ângulo de visão e distância do assunto.
Registro do movimento da ação. 8-O movimento da câmara compreendido como a alteração do ponto de vista. Implicações na posição do espectador/observador. 9-Movimentos combinados de ação e câmara: ciclóides e inversões de campo. 10-Limitações dos movimentos na reconstrução naturalista da cena. Ruptura do espaço contínuo com uso de movimentos não convencionais.
11-Construção da iluminação: Rembrandt, Turner, Hoper. 12-Tensão e movimento: Caravaggio
13-Texturas e detalhes: Dürer, Mantegna, Van Gogh, Impresssionismo 14-Efeitos especiais: Bosch, Magritte, Dali. 15-Planos e volumes: Della Francesca, Trompe l’oeil, Escher .16-Pesquisa de referências. Diretores de Fotografia internacionais: Nestor Almendros, John Alonzo, John Bailey, Michael Chapman, Bill Fraker, Conrad Hall, Laszlo Kovacs, Owen Roizman, Vittorio Storaro, Mario Tosi, Haskell Wexler, Billy Willis, Vilmos Zsigmond, Cristopher Doyle, Eduardo Serra. 17- Diretores de Fotografia no Brasil: Edgard Brazil, Humberto Mauro, Chick Fowley, Dib Lutf, Mario Carneiro, Helio Silva, Afonso Beato, Edgard Moura, Lauro Escorel, Carlos Ebert, Pedro Farkas, Jose Roberto Eliezer, Cesar Charlone, Walter Carvalho.
Avaliação
Método
Aulas expositivas; exercícios de campo; aulas práticas de laboratório.
Critério
Análise as imagens produzidas.
Norma de Recuperação
Provas, e/ou trabalhos específicos.
Bibliografia
BRASSAI. Nächtliches Paris. München, Schirmel/Mosel verlag, 1979.
EAUCLAIRE, Sally. The New color photography. New York, Abbeville Press,1981.
GERNSHEIM, Helmut et allii. A Concise history of photography. London, Thames & Hudson, 1971.
HALSMAN Philippe. Sight and insight. Garden City (NY), Doubleday & Co., 1972.
HOCKNEY, David. Camera works. London, Focal Press, 1984.
ROGERS, Pauline. Contemporary cinematographers on their art. London, Focal Press, 1998.
RYAN, Roderick. A Hystory of motion picture color technology. London, Focal Press, 1977.
SALOMON, Erich. Portrait of an age. New York, Collier Books, 1967.
WESTON, Edward. Fifty years. Millerton (NY), Aperture, 1973.
Clique para consultar os requisitos para CTR0663
Clique para consultar o oferecimento para CTR0663
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP