Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0664 - Som II
Sound Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Conhecer a evolução da construção da trilha sonora cinematográfica no que tange a aspectos técnicos, estéticos e narrativos. Conhecer as características físicas do som e suas implicações na constituição da trilha sonora audiovisual. Conhecer as características físicas do som e suas implicações na captação e registro do som da sincrônico à imagem. Conhecer o desenvolvimento histórico dos sistemas de registro do som sincrônico. Conhecer técnicas avançadas de captação e registro de som sincrônico à imagem. Conhecer o método de trabalho de captação de som direto. Conhecer técnicas básicas na pós-produção da trilha audiovisual – práticas de edição de som e práticas de mixagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
62410 - Eduardo Simões dos Santos Mendes
780731 - João Baptista Godoy de Souza
 
Programa Resumido
A trilha sonora cinematográfica: constituição e narrativa.
 
 
 
Programa
O uso da trilha sonora no cinema silencioso. O início do cinema sonoro. O sistema de representação sonoro do cinema narrativo clássico. Sistemas de gravação e edição em disco. Sistemas de gravação e edição em meios foto-sensíveis. Sistemas de gravação e edição em meio magnético. Sistemas de gravação e edição em meios digitais. A física acústica. Intensidade do som. Frequência do som. Velocidade de propagação do som. Interação de Fase. Fase elétrica e fase acústica. Reflexão da onda sonora. A reverberação e tratamentos acústicos para a captação do som sincrônico. A adoção do som sincrônico no cinema clássico hollywoodiano: as mudanças nos procedimentos de realização. Práticas de captação de som direto. Experimentar diferentes estratégias na captação e registro do som sincrônico à imagem. Edição de som não linear em plataformas digitais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas participativas. Exibição de material audiovisual. Audição de material de áudio. Exercícios de realização.
Critério
Apresentação de seminário. Avaliação escrita. Entrega de relatório de atividade prática de realização audiovisual.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito e/ou finalização de projeto no prazo estipulado pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In RAMOS, Fernão (Org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2005.v. 2.

CHION, Michel. Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994.

________. A Audiovisão – Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2008.

FLORES, Virgínia. O Cinema: uma arte sonora. São Paulo: Annablume, 2013.

LABRADA, Jeronimo. Registro sonoro: técnica básica. San Antonio de Los Baños: Escola Internacional de cine y TV, 1989.

SOUZA, João Baptista Godoy de. Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros “Contra todos” e “Antônia”: a técnica e o espaço criativo. 2100. Tese (Doutorado em Cinema) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

HOLMAN, Tomlinson. Sound for film and television. Boston: Focal Press, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0664

Clique para consultar o oferecimento para CTR0664

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP