Conhecer a evolução da construção da trilha sonora cinematográfica no que tange a aspectos técnicos, estéticos e narrativos. Conhecer as características físicas do som e suas implicações na constituição da trilha sonora audiovisual. Conhecer as características físicas do som e suas implicações na captação e registro do som da sincrônico à imagem. Conhecer o desenvolvimento histórico dos sistemas de registro do som sincrônico. Conhecer técnicas avançadas de captação e registro de som sincrônico à imagem. Conhecer o método de trabalho de captação de som direto. Conhecer técnicas básicas na pós-produção da trilha audiovisual – práticas de edição de som e práticas de mixagem.
A trilha sonora cinematográfica: constituição e narrativa.
O uso da trilha sonora no cinema silencioso. O início do cinema sonoro. O sistema de representação sonoro do cinema narrativo clássico. Sistemas de gravação e edição em disco. Sistemas de gravação e edição em meios foto-sensíveis. Sistemas de gravação e edição em meio magnético. Sistemas de gravação e edição em meios digitais. A física acústica. Intensidade do som. Frequência do som. Velocidade de propagação do som. Interação de Fase. Fase elétrica e fase acústica. Reflexão da onda sonora. A reverberação e tratamentos acústicos para a captação do som sincrônico. A adoção do som sincrônico no cinema clássico hollywoodiano: as mudanças nos procedimentos de realização. Práticas de captação de som direto. Experimentar diferentes estratégias na captação e registro do som sincrônico à imagem. Edição de som não linear em plataformas digitais.
ALTMAN, Rick. Silent Film Sound. New York: Columbia University Press, 2004. BELTON, John. Awkward transitions: Hitchcock's "Blackmail" and the dynamics of early Film Sound, in The Musical Quarterly, Vol. 83, No. 2 (Summer, 1999), Oxford, Oxford University Press, pp. 227-246. CARRASCO, Ney. Sygkhronos: a formação da poética musical no cinema. São Paulo, Via Lettera, 2003. CARREIRO, Rodrigo (org) O som do filme: uma introdução. Curitiba: UFPR, 2018. CHION, Michel. Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994. COSTA, Fernando Morais. O Som no Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2008. FLORES, Virgínia. O cinema: uma arte sonora. São Paulo: Annablume, 2013. GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies. Bloomington: Indiana University, 1998. IWAMIZU, Rosana. Foley no Brasil. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) - Universidade de São Paulo, 2014. PARO, Iana Cossoy. Guias sonoros: o roteiro no som in Escrever o som: busca pelo espaço do sonoro em roteiros audiovisuais. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais), Universidade de São Paulo, 2016. SCHAFER. R. MURRAY. O ouvido Pensante. São Paulo, UNESP, 2012. WEIS, Elisabeth; BELTON, John (org.). Film sound: theory and practice. New York, Columbia University Press, 1985.