Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0664 - Som II
Sound Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Conhecer a evolução da construção da trilha sonora cinematográfica no que tange a aspectos técnicos, estéticos e narrativos.
Conhecer as características físicas do som e suas implicações na constituição da trilha sonora audiovisual.
Conhecer as características físicas do som e suas implicações na captação e registro do som da sincrônico à imagem.
Conhecer o desenvolvimento histórico dos sistemas de registro do som sincrônico.   
Conhecer técnicas avançadas de captação e registro de som sincrônico à imagem. Conhecer o método de trabalho de captação de som direto.
Conhecer técnicas básicas na pós-produção da trilha audiovisual – práticas de edição de som e práticas de mixagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
62410 - Eduardo Simões dos Santos Mendes
 
Programa Resumido
A trilha sonora cinematográfica: constituição e narrativa.
 
 
 
Programa
O uso da trilha sonora no cinema silencioso. O início do cinema sonoro. O sistema de representação sonoro do cinema narrativo clássico.
Sistemas de gravação e edição em disco. Sistemas de gravação e edição em meios foto-sensíveis. Sistemas de gravação e edição em meio magnético. Sistemas de gravação e edição em meios digitais. 
A física acústica. Intensidade do som. Frequência do som. Velocidade de propagação do som. Interação de Fase. Fase elétrica e fase acústica. Reflexão da onda sonora. A reverberação e tratamentos acústicos para a captação do som sincrônico. 
A adoção do som sincrônico no cinema clássico hollywoodiano: as mudanças nos procedimentos de realização. 
Práticas de captação de som direto.  Experimentar diferentes estratégias na captação e registro do som sincrônico à imagem. 
Edição de som não linear em plataformas digitais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas participativas. Exibição de material audiovisual. Audição de material de áudio. Exercícios de realização. Atendimento individual e em grupo. Trabalho de captação em campo.
Critério
Apresentação de seminário. Avaliação escrita. Entrega de relatório de atividade prática de realização audiovisual. Entrega de exercícios de edição de som.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito e/ou finalização de projeto.
 
Bibliografia
     
ALTMAN, Rick. Silent Film Sound. New York: Columbia University Press, 2004.
BELTON, John. Awkward transitions: Hitchcock's "Blackmail" and the dynamics of early Film Sound, in The Musical Quarterly, Vol. 83, No. 2 (Summer, 1999), Oxford, Oxford University Press, pp. 227-246.
CARRASCO, Ney. Sygkhronos: a formação da poética musical no cinema. São Paulo, Via Lettera, 2003.
CARREIRO, Rodrigo (org) O som do filme: uma introdução. Curitiba: UFPR, 2018.
CHION, Michel. Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994.
COSTA, Fernando Morais. O Som no Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2008.
FLORES, Virgínia. O cinema: uma arte sonora. São Paulo: Annablume, 2013.
GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies. Bloomington: Indiana University, 1998.
IWAMIZU, Rosana. Foley no Brasil. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) - Universidade de São Paulo, 2014.
PARO, Iana Cossoy. Guias sonoros: o roteiro no som in Escrever o som: busca pelo espaço do sonoro em roteiros audiovisuais. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais), Universidade de São Paulo, 2016.
SCHAFER. R. MURRAY. O ouvido Pensante. São Paulo, UNESP, 2012.
WEIS, Elisabeth; BELTON, John (org.). Film sound: theory and practice. New York, Columbia University Press, 1985.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0664

Clique para consultar o oferecimento para CTR0664

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP