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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0665 - Estética do Audiovisual I
Audiovisual Aesthetics I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Introdução a noções básicas de estética audiovisual a partir do estudo da organização do espaço e do tempo cinematográficos, indivisíveis na realidade concreta, mas separados aqui para fins didáticos. O audiovisual é considerado, acima de tudo, como arte e o vasto corpus de análise compõe-se de grande diversidade de textos, obras e estilos, atravessando mais de cem anos de produção, passando pela narrativa clássica e pelo experimentalismo radical, através de exemplos extraídos de filmes, vídeos, clipes musicais, obras experimentais etc. Disciplina teórico-prática na qual são produzidos exercícios de criatividade ao longo do semestre, exibidos e debatidos em aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6689285 - Cristian da Silva Borges
 
Programa Resumido
Estudo da organização do espaço e do tempo em obras audiovisuais.
 
 
 
Programa
1.	Introdução ao audiovisual como arte
2.	A arte como procedimento/ veículo
3.	O artista como espectador/ especialista
4.	Apresentação e debate do exercício 1
5.	A organização do espaço
6.	Corpo e espaço
7.	Apresentação e debate do exercício 2
8.	A plasticidade da imagem
9.	A manipulação do tempo
10.	Luz e temporalidades
11.	Apresentação e debate do exercício 3
12.	Movimento e ritmo
13.	Ponto de vista, ponto de escuta e narrativa
14.	Apresentação e debate do exercício 4
15.	Apresentação dos cadernos preparatórios

Atividades de extensão
Os trabalhos resultantes das atividades de extensão discentes são distribuídos através de plataforma audiovisual de amplo acesso.
A atividade de extensão demanda 20 horas do total de horas-trabalho do curso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina alternará aulas expositivas, acompanhadas de análise e discussão de textos e trechos de obras audiovisuais, com exibição e debate de exercícios práticos realizados ao longo do semestre e acompanhados de cadernos preparatórios.
Critério
Participação nas aulas; exercícios de criatividade; caderno preparatório.
Norma de Recuperação
Entrega de exercício(s) e/ou caderno preparatório faltante(s), no prazo estabelecido pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
AUMONT, Jacques. O olho interminável. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BABBITT, Milton. “Quem se importa se você escuta?” (ou “O compositor como especialista”) (1958), em High Fidelity, v. VIII, n. 2, fevereiro de 1958, p. 38-40, 126-127.
BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2009.
BORGES, Cristian. “Sobre a noção de três espaços no cinema”, em Ars (São Paulo), v. 17, n. 36, setembro de 2019, p. 135-143.
BURCH, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1979.
CHKLÓVSKI, Viktor. “Arte como procedimento” (1917), em RUS: Revista de Literatura e Cultura Russa (São Paulo), v. 10, n. 14, dezembro de 2019, p. 153-176.
EPSTEIN, Jean. “Dramaturgy in Time”, em KELLER, Sarah; PAUL, Jason N. (ed.). Jean Epstein. Critical Essays and New Translations. Amsterdã: Amsterdam University Press, 2012, p. 348-351.
GROTOWSKI, Jerzy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959 - 1969. São Paulo: Perspectiva/ SESC, 2007.
LE GRICE, Malcolm. “Material, materiality, materialism”, em Experimental Cinema in the Digital Age. Londres: BFI, 2001, p. 164-171.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
________________. O sujeito na tela. São Paulo: Paulus, 2007.
RICHTER, Hans. “The Film as an Original Art Form”, em SITNEY, P. Adams (ed.). Film Culture Reader. Nova York: Cooper Square Press, 2000, p. 15-20.
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à Estética. Rio de Janeiro: José Olympio, 2014.
VAL DEL OMAR, José. “Teoría de la Visión Tactil” (1955), em DE BURUAGA, Gonzalo Sáenz; VAL DEL OMAR, María José (ed.). Val del Omar sin fin. Granada: Diputación de Granada, 1992, p. 118-121.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 3a ed., 2005.
 

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