Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0665 - Estética e Teoria do Audiovisual I
Audiovisual Aesthetics and Theory I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Introdução à reflexão teórica sobre a estética audiovisual, da subjetivação do olhar herdada pela pintura século XIX, passando pela invenção do cinema e da linguagem narrativa clássica, até a utilização expressiva de procedimentos técnicos (como mise en scène, fotografia, som e montagem), a partir da análise de importantes textos e obras audiovisuais (filmes, vídeos, clipes musicais, obras experimentais etc.).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6689285 - Cristian da Silva Borges
 
Programa Resumido
Introdução à reflexão teórica sobre a estética audiovisual.
 
 
 
Programa
1. Introdução à disciplina estética e à subjetivação do olhar no século XIX
2. A ontologia da imagem e sua essência, a ficção e a não-ficção
3. A formação da linguagem narrativa clássica e sua relação com o prazer visual
4. O discurso audiovisual e a desconstrução
5. O plano, o (fora de) quadro e o (fora de) campo, a mise en scène, a montagem e o uso expressivo do som
6. A televisão como utopia
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina alternará aulas expositivas, acompanhadas de análise e discussão de textos e trechos de obras audiovisuais, com exibição e debate de exercícios práticos realizados ao longo do semestre e acompanhados de cadernos preparatórios.
Critério
Participação nas aulas; exercícios de criatividade; caderno preparatório.
Norma de Recuperação
Entrega de exercício(s) e/ou caderno preparatório faltante(s), no prazo estabelecido pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
AUMONT, Jacques. O olho interminável. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BABBITT, Milton. “Quem se importa se você escuta?” (ou “O compositor como especialista”) (1958), em High Fidelity, v. VIII, n. 2, fevereiro de 1958, p. 38-40, 126-127.
BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2009.
BORGES, Cristian. “Sobre a noção de três espaços no cinema”, em Ars (São Paulo), v. 17, n. 36, setembro de 2019, p. 135-143.
BURCH, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1979.
CHKLÓVSKI, Viktor. “Arte como procedimento” (1917), em RUS: Revista de Literatura e Cultura Russa (São Paulo), v. 10, n. 14, dezembro de 2019, p. 153-176.
EPSTEIN, Jean. “Dramaturgy in Time”, em KELLER, Sarah; PAUL, Jason N. (ed.). Jean Epstein. Critical Essays and New Translations. Amsterdã: Amsterdam University Press, 2012, p. 348-351.
GROTOWSKI, Jerzy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959 - 1969. São Paulo: Perspectiva/ SESC, 2007.
LE GRICE, Malcolm. “Material, materiality, materialism”, em Experimental Cinema in the Digital Age. Londres: BFI, 2001, p. 164-171.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
________________. O sujeito na tela. São Paulo: Paulus, 2007.
RICHTER, Hans. “The Film as an Original Art Form”, em SITNEY, P. Adams (ed.). Film Culture Reader. Nova York: Cooper Square Press, 2000, p. 15-20.
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à Estética. Rio de Janeiro: José Olympio, 2014.
VAL DEL OMAR, José. “Teoría de la Visión Tactil” (1955), em DE BURUAGA, Gonzalo Sáenz; VAL DEL OMAR, María José (ed.). Val del Omar sin fin. Granada: Diputación de Granada, 1992, p. 118-121.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 3a ed., 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0665

Clique para consultar o oferecimento para CTR0665

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP