Na medida em que a disciplina Documentário II dá continuidade a disciplina Documentário I, cabe lembrar os objetivos da primeira disciplina: introduzir os alunos a história do documentário e apontar algumas das principais questões que este tipo de produção coloca; preparar, de forma planejada, os alunos com vistas a realização, no segundo semestre, dos seus próprios documentários. O objetivo da disciplina Documentário II, na sua dimensão prática, é de orientar os alunos no processo de realização. Embora seja dada maior ênfase, nesta segunda disciplina, a esta dimensão, também é dado continuidade a formação de repertório e de debate de questões éticas e estéticas centrais da história do cinema documentário.
Realização de obras audiovisuais documentais. Análise de documentários contemporâneos.
Discussão dos pré-roteiros elaborados por cada uma das seis equipes no final do semestre anterior. Discussão, acompanhamento e orientação das seguintes etapas do processo de realização: preparação do plano de filmagem; pré-produção; gravação; decupagem ; elaboração do roteiro de edição; edição.Exibição e discussão, em paralelo, de uma série de filmes e de vídeos documentários contemporâneos, particularmente de cunho ensaistico, focalizando o debate em torno de três questões: o processo de filmagem; a estruturação do roteiro de edição; procedimentos de montagem.
ARAUJO, A. C. Ziller (org.): Video nas Aldeias 25 anos: 1986-2011. Olinda: Video nas Aldeias. 2011. BERNARDET, Jean Claude. Cineastas e imagens do povo. SP: Companhia das Letras. 2003. COMOLLI, J. L.: Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. BH: Editora UFMG.2008. CORRIGAN, T. : O filme ensaio. Desde Montaigne e depois de Marker. Campinas : Papirus, 2015 atualidades, p.129-142. DA-RIN,S.: Espelho Partido, tradição e transformação do documentário . RJ: Azougue Editora, 2004. GERVAISEAU, H.A.: O abrigo do tempo. Abordagens cinematográficas da passagem do tempo. São Paulo: Alameda Editorial, 2012, LINS, C. e MESQUITA, C.: Filmar o real. RJ: Jorge Zahar. 2009. MAIA, C.; DUARTE, D. R., MOURÃO, P. (org.): O cinema de Pedro Costa. SP: CCBB, 2010. NICHOLS, B.: Introdução ao documentário. SP: Papirus, 2005. PUCCINI, S.: Roteiro de documentário. Da pré-produção à pós-produção. Campinas, SP: Papirus Editora. 2009. RABIGER, M. Direção de Documentários. RJ: Editora Elsevier, 2011. RAMOS, F.: Mas afinal, o que é mesmo o documentário? SP: Senac, 2009. RENOV, M. (ed.): Theorizing Documentary. New York and London: Rotledge, 1993 FILMOGRAFIA : As estações (1972) de Artavazd Pelechian As noves musas (2011, 1h34) de John Akomfrah Cabra marcado para morrer (1984, 2h) de Eduardo Coutinho. Espero a tua revolta (2019, 1h33) De Eliza Capai Esta não é a sua vida (1991) de Jorge Furtado Jogo de Cena (2007), de Eduardo Coutinho La television y yo (2003) de Andrés di Tella No inicio (1967) de Artavazd Pelechian Nosso século (1982) de Artavazd Pelechian O homem com a câmera (Dziga Vertov 1929, 1h20) O homem de Aran (1934, 76mn) de Robert Flaherty; Onde jaz o seu sorriso de Pedro Costa (2002, 72mn) Os catadores e a catadora, Dois anos depois (2002), de Agnés Varda Os habitantes (1970) de Artavazd Pelechian O último trem para casa (Lixin Fan, 2009, 87 mn). 48 (2009) de Susana de Sousa Dias Santiago (2007) de João Moreira Salles Serras da desordem (2006) de André Tonacci Videogramas de uma revolução (1992) de Andrei Ujica e Harun Farocki